Oficina Cozinha de Jeje - Oyá e Ibeji

DATA

  • 26/09/2026 à 26/09/2026
  • Hora início: 14:00
  • Hora fim: 17:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

No próximo sábado, 29, a partir das 14h, a Casa São Lázaro, centro religioso de matriz africana localizado em Venda Nova, realiza mais uma oficina gratuita de culinária ancestral. Os participantes vão aprender a produzir comidas dedicadas aos Ibeji, entidades gêmeas que representam a infância, e à Oyá, também conhecida como Yansã, força que comanda as tempestades e os ventos. Ao final, todas as pessoas presentes serão convidadas a compartilhar o alimento preparado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

&ldquoNós vamos preparar o caruru, que é ligado aos Ibeji, essas entidades que trazem a pureza da infância. E também vamos ensinar a fazer o acarajé, a comida de Oyá, a mãe guerreira que carrega a força das mulheres&rdquo, explica Doté Márcio de Azansú, sacerdote da casa, responsável pela condução da oficina. A atividade integra o projeto Casa Aberta, iniciativa voltada à preservação, transmissão e valorização da cultura afro-brasileira, com ênfase na tradição Jeje Mahi. Ao todo, serão 30 encontros culturais, com atividades que abordam culinária ancestral, música, dança, artesanato, ervas, e outros saberes tradicionais. O projeto é realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A programação acontece na própria Casa São Lázaro e inclui encontros presenciais abertos ao público, além de ações itinerantes em centros culturais de Belo Horizonte. A proposta é aproximar a comunidade dos conhecimentos e práticas culturais preservados pela Casa, criando espaços de aprendizagem, convivência e transmissão de saberes. O projeto também prevê ações formativas para integrantes de outros terreiros de matriz africana da Grande BH.

Serviço &mdash Casa Aberta | Cozinha de Jeje Oyá e Ibeji Quando: 29 de setembro, das 14h às 17h Onde: Casa São Lázaro &mdash Rua Providência, 89, Lagoinha/Leblon, Venda Nova Inscrições em: https://www.sympla.com.br/evento/casa-aberta-culinaria-ancestral-oya-e-ibeji/3592686 Vagas limitadas
 

instagram.com/saolazarocultura

+EVENTOS

Eventos