LER NA CIDADE: LEITURAS E LEITORES ILUSTRADOS
Exposição reúne 14 ilustradores de Belo Horizonte e região metropolitana,
que apresentam criações inspiradas no direito à leitura nos espaços urbanos
O direito à leitura nos espaços urbanos é tema da exposição &ldquoLer na cidade: leituras e leitores ilustrados&rdquo, com a participação de 14 ilustradores convidados, de Belo Horizonte e região metropolitana.
A mostra, que começa no dia 2 de maio, será realizada em três espaços da cidade - Centro Cultural São Geraldo (02/05 a 01/06), Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (01/06 a 06/07) e Centro Cultural Usina de Cultura (18/06 a 18/07).
Ilustradores premiados no mercado editorial brasileiro e internacional e artistas com carreiras mais recentes, não menos brilhantes, são autores dos trabalhos exibidos. Participam da exposição Amma, Angelo Abu, Anna Cunha, Anna Göbel, Bruna Lubambo, Carol Fernandes, Carol Rossetti, Estevam Gomes, Mariângela Haddad, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Rebeca Prado, Rubem Filho e Santiago Régis.
De acordo com a coordenadora do projeto, Fabíola Farias, o objetivo é valorizar a leitura como bem cultural, presente no cotidiano das pessoas, nos distintos espaços da cidade, como salas de aula, bibliotecas, centros culturais, livrarias, praças e ruas. &ldquoE também refletir sobre os convites e as interdições para ler em Belo Horizonte, celebrando a cidade que acolhe nossas histórias e reivindicando o direito à leitura para todas as pessoas&rdquo, afirma.
O evento contará com monitoria para o atendimento a grupos escolares, mediante agendamento prévio pelo e-mail lernacidade2183@gmail.com. Haverá audiodescrição das imagens, o que permitirá a visitação acessível para pessoas cegas.
O projeto inclui ainda oficinas e apresentação de narração de histórias.
Oficinas
Discutir a leitura na cidade, incluindo seus espaços de realização e a construção simbólica do direito de ler para todas as pessoas, por meio de um dos principais elementos narrativos nos livros para crianças, as ilustrações. Esse é o objetivo da oficina &ldquoLer, ver, ouvir e contar histórias da cidade&rdquo, ministrada por Fabíola Farias. &ldquoSerão apresentadas reflexões sobre leitura, livros e ilustrações, destacando a potência narrativa e estética das imagens na valorização da leitura como bem cultural, especialmente na infância&rdquo, explica.
A oficina é dirigida a professoras, bibliotecárias e pessoas que trabalham com a formação de leitores e será realizada no dia 27 de maio, às 19 horas, no Centro Cultural São Geraldo no dia 12 de junho, às 14 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil e no dia 20 de junho, às 14 horas, no Centro Cultural Usina de Cultura.
Estão programadas também &ldquoPoesia em quadrinhos &ndash Oficina de Zine Ilustrado&rdquo, com Karine Bassi, no dia 19 de junho, quarta-feira, às 14h e &ldquoCriando em três tempos: Ilustração em movimento&rdquo, com Cecília Cruz Castanha, 1º de junho, sábado, às 10h30, ambas na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil.
Inscrições e informações pelo e-mail lernacidade2183@gmail.com.
Narração de histórias
Com o tema &ldquoAcordar histórias&rdquo, as apresentações de narração de histórias serão realizadas pela escritora, educadora e mediadora de leitura, Beatriz Myrrha, no Centro Cultural São Geraldo e no Centro Cultural Usina de Cultura. Na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, a narração &ldquoHistórias do Fundo do Baú&rdquo estará a cargo do escritor e mediador de leitura, Paulo Fernandes e do músico Gelson Luiz.
O Projeto LER NA CIDADE: LEITURAS E LEITORES ILUSTRADOS foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Diefra. Todas as atividades do projeto são gratuitas.
A coordenação geral é de Fabíola Farias, com curadoria de Fabíola Farias e Santiago Régis, expografia de Yuri Simon, coordenação de produção de Sirlene Magalhães e coordenação de inclusão e acessibilidade de Cleide Fernandes.
SERVIÇO:
LER NA CIDADE: LEITURAS E LEITORES ILUSTRADOS
CENTRO CULTURAL SÃO GERALDO
(R. Silva Alvarenga, 548 &ndash bairro São Geraldo)
- Exposição: 2 de maio (abertura às 15 horas) a 1º de junho.
Visitação de terça a sexta-feira, de 9 às 19h sábado, de 9 às 17h.
- Narração de histórias - &ldquoAcordar histórias&rdquo, com Beatriz Myrrha - 2 de maio, às 15h.
- Oficina &ldquoLer, ver, ouvir e contar histórias na cidade&rdquo, com Fabíola Farias - 27 de maio, às 19h.
BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL
(Rua Guaicurus, 50 &ndash Centro)
- Exposição - 1º de junho (abertura às 10 horas) a 6 de julho.
Visitação: de terça a sexta-feira, de 10 às 18h sábado, de 9 às 13h.
- Oficina &ldquoCriando em três tempos: Ilustração em movimento&rdquo, com Cecília Cruz Castanha, 1º de junho, às 10h30.
- Oficina &ldquoLer, ver, ouvir e contar histórias na cidade&rdquo, com Fabíola Farias - 12 junho, às 14h.
- Narração de histórias - &ldquoHistórias do Fundo do Baú&rdquo , com Paulo Fernandes e Gelson Luiz - 15 de junho, às 10h30.
- &ldquoPoesia em quadrinhos &ndash Oficina de Zine Ilustrado&rdquo, com Karine Bassi - 19 de junho, às 14h.
CENTRO CULTURAL USINA DE CULTURA
(R. Dom Cabral, 765 &ndash bairro Ipiranga)
- Exposição - 18 de junho a 18 de julho.
Visitação de terça a sexta-feira, de 10 às 18h sábado, de 9 às 13h.
- Narração de histórias - &ldquoAcordar histórias&rdquo, com Beatriz Myrrha - 20 de junho, às 10h.
- Oficina &ldquoLer, ver, ouvir e contar histórias na cidade&rdquo, com Fabíola Farias - 20 de junho, às 14h.
Agendamento de visitas escolares: lernacidade2183@gmail.com