DiVera
Segunda edição da Festa da Palavra e da Cultura em Conceição do Mato Dentro
presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós
Atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Tudo isso está na programação da segunda edição da DiVera &ndash Festa da Palavra e da Cultura, que será realizada de 27 a 29 de outubro em Conceição do Mato Dentro (MG).
O evento, que nesta edição presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, tem como objetivo promover a literatura e as artes da palavra em diálogo com as demais formas de expressão cultural, oferecendo uma programação ampla e diversificada aos moradores e visitantes de Conceição do Mato Dentro.
Com acesso gratuito e dirigida a todas as idades, a DiVera será promovida pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico.
De acordo com a presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, a DiVera &ldquotrabalha vários aspectos, entre eles a formação dos artistas e profissionais da cultura, especialmente os ligados à leitura, literatura e ao livro, com ações de criação e reflexão sobre os fazeres artísticos na cidade. Também visa promover a participação da população, desde a primeira infância até a terceira idade, na vida cultural conceicionense e valorizar os encontros em torno das artes, como uma festa da coletividade", explica.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, Conceição do Mato Dentro é uma cidade com fortes tradições culturais e a DiVera vem reforçar as ações na área da leitura e da literatura em conexão com as outras artes. &ldquoEventos como este são importantes para a formação dos cidadãos, para favorecer o acesso à cultura e reforçar a posição de Conceição do Mato Dentro como destino cultural e turístico&rdquo, afirma.
A Festa será realizada na cidade e em distritos, movimentando a cena cultural do município e região. De 27 a 29 de outubro, a programação acontece no Largo da Capela de Santana, na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa e no Casarão Lages. Na semana anterior à DiVera, de 16 a 20 de outubro, foi realizado um circuito de narração de histórias em creches e escolas públicas da cidade, incluindo os distritos de Tabuleiro, Sapo e Três Barras, para convidar as crianças e adolescentes a participar do evento.
Doação
A Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa, reinaugurada em abril deste ano, contará com ações e atividades específicas para fortalecer a sua atuação no que se refere à democratização do acesso à leitura e à formação de leitores na cidade. Serão doados pela DiVera à Biblioteca 200 livros de literatura infantojuvenil, incluindo obras do autor homenageado.
Homenagem
Bartolomeu Campos de Queirós é o homenageado da segunda edição da DiVera &ndash Festa da Palavra e da Cultura. O escritor vai ganhar uma exposição literária, com trechos de suas obras.
Bartolomeu Campos de Queirós: de tempos vividos, de tempos sonhados é uma mostra bibliográfica e afetiva sobre o autor, que tem como temas recorrentes em sua obra a leitura, a escrita e a literatura. Os textos da exposição, acompanhados de ilustrações da artista Anna Cunha, convidam os participantes a mergulhar na prosa poética do autor. &ldquoNosso desejo é que as histórias de Bartolomeu alcancem muitos leitores. E que a aproximação com os textos seja um convite à leitura de seus livros&rdquo , afirma Fabíola Farias, curadora da DiVera.
Com uma extensa obra, que inclui mais de 66 livros publicados no Brasil e no exterior, o escritor é um dos principais autores brasileiros de ficção para o público infantojuvenil, além de ser uma importante referência nos movimentos para a promoção da leitura literária no país.
A escolha, segundo Gabriela Santoro, presidente do Instituto Periférico, se deu em função da relevante produção literária do autor, que oferece aos leitores poéticas narrativas sobre a infância e a vida em uma pequena cidade, sobre a descoberta da leitura e, principalmente, por sua longeva atuação pelo direito à leitura e à literatura. &ldquoA proposta da DiVera é celebrar a palavra, sua potência em expressar ideias e sentimentos, em partilhar a beleza. E isso tem muito a ver com a trajetória de Bartolomeu Campos de Queirós, que nos deixou há pouco mais de dez anos&rdquo, explica.
Idealizador do Movimento por um Brasil Literário, o escritor defendia a literatura como instrumento de indagação da vida. Para Bartolomeu, a educação tem que abrir uma porta para que o sujeito possa fantasiar o futuro e dar corpo a essa fantasia, que seria, na sua opinião, o mais importante na construção do mundo.
Natural de Pará de Minas, o autor passou sua infância em Papagaios, também em Minas Gerais, uma referência importante em alguns de seus livros, como Indez, Por parte de pai e Ler, escrever e fazer conta de cabeça, nos quais revisita as memórias da infância, com a forte presença do avô.
Ao longo de sua vida, o escritor, que faleceu em 2012, aos 67 anos, recebeu várias condecorações e prêmios importantes como Chevalier de l&rsquoOrdre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira, Medalha Santos Dumont, Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Prêmio Jabuti, Prêmio Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, este pelo conjunto de sua obra.
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro abriga uma grande diversidade de manifestações culturais - desde as tradições folclóricas, como a Marujada, passando pelos eventos que valorizam a culinária local, com o famoso pastel de angu, a cachaça e o queijo, até os festivais de música com atrações nacionais e internacionais. A cidade possui um calendário cultural robusto e variado, do qual faz parte a DiVera, que festeja a palavra em suas mais diversas possibilidades, em diálogo com as outras linguagens artísticas.
Conceição também conta com um rico patrimônio histórico e arquitetônico, formado por casarões, igrejas e outras construções do século XVIII. A forte religiosidade local trouxe para a cidade diversas celebrações tradicionais, como o Jubileu de Bom Jesus do Matozinhos e a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Referência no ecoturismo, o município conserva, entre suas belezas naturais, uma das sete maravilhas da Estrada Real - a cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.
Tudo isso reforça a vocação turística da cidade, que atrai cada vez mais visitantes, em busca de descanso, belas paisagens e de uma programação cultural diversificada.
PROGRAMAÇÃO
27 de outubro, sexta-feira:
13h30 às 15h30: Oficina TOMO O TEMPO DAS MINHAS MEMÓRIAS, com Beatriz Mom
Público: adolescentes, jovens e adultos
Local: Casarão Lages
14 às 15h &ndash Roda de Conversa BIBLIOTECAS E AÇÃO CULTURAL: UM CONVITE, com Daniela Figueiredo e Ericka Fantauzzi da Natividade mediação Daysianne Rodrigues Caetano da Silva
Público: livre
Local: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOAQUIM RIBEIRO COSTA
15h30: Abertura da exposição literária Bartolomeu Campos de Queirós: de tempos vividos, de tempos sonhados.
Apresentação do autor: Fabíola Farias
Local: Casarão Lages
Visitação: 9 às 17 horas.
16h: Seresta, com o Glaucilene Dias, Paula Lages e convidados
Local: Casarão Lages
17h: Espetáculo teatral ABENA, com a Cia. Bando
Público: livre
Local: Largo de Santana
18h30: Stand up THIAGO CARMONA
Público: livre
Local: Largo de Santana
19h30: Show LINHAS IMAGINÁRIAS &ndash VIOLA CAIPIRA, com Camila Menezes
20h30: Roda de samba BATUQUE BEAUVOIR
Público: livre
Local: Largo de Santana
28 de outubro, sábado:
9h: Pintura de painel, com Cecília Castanha
Público: livre
9 às 11h: Oficina MEU PERSONAGEM DE PANO &ndash CRIAÇÃO DE BONECOS, com Cássia Macieira
Público: acima de 8 anos de idade
Local: Largo de Santana
9 às 11h: Oficina IMAGEM E CULTURA &ndash ILUSTRAÇÃO EM PAPEL KRAFT, com Carol Fernandes
Local: Largo de Santana
9 às 11h: Oficina TOMO O TEMPO DAS MINHAS MEMÓRIAS, com Beatriz Mom
Público: adolescentes, jovens e adultos
Local: Casarão Lages
9 às 11h: Oficina JOGO E CENA, com o Grupo Serelepe
Local: Éden Clube
Público: artistas da cena e pessoas interessadas pelo tema
11h: Espetáculo musical MELODIAS DA INFÂNCIA, com Adrielle Assis, Alexandre Godoi e Daniel Othecar Ferreira
Local: Largo de Santana
Público: livre
14h às 16h: Oficina MEU PERSONAGEM DE PANO &ndash CRIAÇÃO DE BONECOS, com Cássia Macieira
Público: acima de 8 anos de idade
Local: Largo de Santana
14h às 15h: Oficina MEU PRIMEIRO LIVRO, com Samuel Medina
Local: Largo de Santana
Público: livre
14h às 16h: Oficina HAICAIS VISUAIS, com Nelson Cruz
Local: Largo de Santana
Público: livre
14 às 16h: Oficina ZINE LAB, com karine bassi
Local: Casarão Lages
Público: adolescentes e jovens
14 às 16h: Oficina PERFORMANCE POÉTICA, com Thamara Selva
Local: Casarão Lages
Público: adolescentes e jovens
17h: Espetáculo LOCOTOCO, com o Grupo Serelepe
Local: Largo de Santana
Público: livre
18h: Lançamento de livro
Uma visita inesperada, Aurora e O viajante cinzento, de Samuel Medina
Local: Largo de Santana
18h30: SARAU, com Célio Garcia, Wesley Charles Reis, Karine Bassi, Rogério Coelho, Thamara Selva, Dona Socorro.
Solos de dança UM OUTRO AMOR e LIBERT, com Filipe Paulino
Local: Largo de Santana
Público: livre
20h: Oficina PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FORRÓ, com Vito Julião
Público: livre
Local: Largo de Santana
21h30: Show de FORRÓ PÉ DE SERRA, com Everton Coroné Trio
Público: livre
Local: Largo de Santana
29 de outubro, domingo
9h: Intervenção A MESA DE THEREZA, com Thereza Portes
A mesa de Thereza, contempla em espaços diversos, a montagem de uma mesa de café, propondo uma ação coletiva destinada à aproximação entre as pessoas através da ocupação da cidade.
Local: Largo de Santana
Público: livre
10h: Espetáculo de narração artística de histórias O MENINO SABINO, com a Cia. Canta Contos
Público: livre
Local: Largo de Santana
10h30: Oficina QUAL HISTÓRIA SEU CORPO CONTA?, com Adrielle Assis e Alexandre Godoi.
Local: Largo de Santana
Público: livre
10h30 às 12h30: Oficina LIVROS POP-UP / DOBRADURAS TRIDIMENSIONAIS COLORIDAS, com Cássia Macieira
Público: livre
Local: Largo de Santana
10h30 às 12h30: Oficina MINHA MALINHA DE HISTÓRIAS, com Eco das Artes
Público: crianças a partir de 8 anos
Local: Largo de Santana
13h às 15h: Oficina HAICAIS VISUAIS, com Nelson Cruz
Público: livre
Local: Largo de Santana
13 às 15h: Oficina IMAGEM E CULTURA &ndash ILUSTRAÇÃO EM PAPEL KRAFT, com Carol Fernandes
Público: livre
Local: Largo de Santana
16h: DANÇANDO HISTÓRIAS DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, com Gabi Thomaz e Petite Ballerine
Público: livre
Local: Largo de Santana
17h: Espetáculo musical HISTÓRIAS DA ARCA, com Ana Cristina
Público: livre
Local: Largo de Santana
18h30: Show TRIO OUVIRÁ (Igor Ribeiro, Léo Dirias e Vinicius Moselli)
Local: Largo de Santana
Público: livre
www.institutoperiferico.org/divera