Jean Pontara fala sobre o futuro do Food Service em evento do Apoio Mineiro

DATA

  • 26/06/2023 à 26/06/2023
  • Hora início: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Fortalecimento do mercado de Food Service é tema de evento do Apoio Mineiro e Abrasel

Recuperação do setor pós pandemia é um dos temas abordados por Jean Pontara, convidado especialista no setor


Com os olhos voltados para o promissor mercado de Food Service, o Apoio Mineiro realizará, no dia 26 de junho, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL, evento para debater o futuro do setor. Jean Pontara, consultor do Apoio e um dos maiores especialistas brasileiros em vendas para o setor, será o palestrante do encontro.  


Para Epifânio Parreiras, diretor do cash & carry, o evento é uma excelente oportunidade de obter conhecimento sobre o Food Service e abrir as portas do atacarejo para possíveis investimentos no setor. &ldquoMuitos estabelecimentos gastronômicos são atendidos pelo Apoio em todo o estado de Minas Gerais. Obtendo mais detalhes de como funciona esse mercado, poderemos criar novas projeções de como atender melhor aos clientes da categoria e atrair mais investimentos&rdquo, destaca. 


Hoje, o setor de food service é responsável por 2,9% do PIB brasileiro, alcançando cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o país e respondendo por quase 80% do faturamento de pequenos e médios negócios. Segundo Jean Pontara, o setor engloba diversos tipos de negócios, tais como restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, serviços de buffet, food trucks, serviços de entrega de alimentos (delivery), catering, refeitórios corporativos, hospitais, escolas, entre outros. Essas operações podem variar desde estabelecimentos de pequeno porte até grandes redes de restaurantes e franquias.



Já o mercado de alimentação (restaurantes e afins) no Brasil, tem por volta de um milhão e trezentos mil estabelecimentos, servindo refeições em diversos momentos da jornada de consumo. Desses, quase 91 mil estão em Minas Gerais, com 22.158 estabelecimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH. Aqui, não estão sendo consideradas padarias, que também servem refeições, porém são um mundo à parte dentro do mercado de Food Service. 


O consultor do Apoio Mineiro ressalta que a pandemia foi um tempo complicado para o setor, com 300 mil estabelecimentos alimentícios fechados em todo o Brasil. &ldquoO setor viveu um declínio entre 2020 e 2022. Após a pandemia, 95% dos estabelecimentos voltaram ao mercado, atuando de forma idêntica ao que faziam antes. Foi exatamente aí que encontraram grandes problemas e, dessa forma, a carreira desses vendedores travou&rdquo, diz. Porém, de acordo com o Instituto Food Service Brasil, o primeiro trimestre de 2023 obteve tráfego análogo de clientes consumindo em restaurantes, com relação ao mesmo período de 2019, sinal de que o Food Service está em fase de recuperação.


Outro dado interessante apontado por Pontara é que a pandemia despertou um interesse renovado por saúde e bem-estar. &ldquoMuitos consumidores estão mais conscientes em relação à alimentação, priorizando opções mais saudáveis, alimentos frescos, ingredientes de origem local e sustentabilidade&rdquo, conta. O período também acelerou a adoção de tecnologia nos restaurantes, com facilitação para pedidos online, utilização de aplicativos de entrega, pagamentos sem contato e cardápios digitais por meio de QR code.


SERVIÇO - O FUTURO DO FOOD SERVICE

Data: 26 de junho

Horário: 18h

Local: Dayrell Hotel - Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte

Entrada: gratuita, com vagas limitadas e inscrições até o dia 24 de junho 


Sobre o Grupo Supernosso

Com 82 anos de atuação, faturamento de R$3,40 bilhões e 10 mil colaboradores, o Grupo Supernosso está entre os 25 maiores no Brasil, de acordo com ranking da ABRAS. Para este ano, a expectativa de faturamento é de R$4 bilhões. E, até 2030, o grupo planeja triplicar o tamanho da empresa, com expansão de lojas para o interior de MG e outros estados.

Em consonância com a proposta de proporcionar mais comodidade aos clientes, o grupo aposta fortemente em omnicanalidade. Hoje, conta com 72 lojas físicas em Belo Horizonte e na região metropolitana, sendo 40 unidades Supernosso, a rede de supermercados premium 12 lojas de proximidade, lojas menores com foco em conveniência, com a bandeira Momento Supernosso e 20 atacarejos com a marca Apoio Mineiro. Além do Super Nosso.com, canal de vendas online do Supernosso e o Apoio Entrega, canal de vendas online do Apoio Mineiro, que conta com os aplicativos Clube Supernosso e Clube Apoio. Ainda fazem parte do grupo 250 mini lojas de conveniências em condomínios de Belo Horizonte, região metropolitana de Brasília/DF e o Orgânicos do Chico, canal de vendas on-line de produtos orgânicos.

Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos, que manipula carnes e frios com SIF para atender às lojas do Grupo uma infraestrutura completa de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas. E a distribuidora especializada Decminas &ndash eleita pela ABAD por cinco vezes consecutivas como a melhor distribuidora de produtos industrializados de Minas Gerais &ndash que atende mais de 800 municípios mineiros.

https://www.facebook.com/photo?fbid=119352997857646&set=a.103770289415917

+EVENTOS

Eventos