Meus bichos do sertão

DATA

  • 25/09/2021 à 23/10/2021
  • Hora início: 12:00
  • Hora fim: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca


&ldquoMeus bichos do sertão&rdquo, da artista mineira Maria Lira, em exposição na AM Galeria 


A mostra gratuita e com peças inéditas está em exposição, em Belo Horizonte, até 23 de outubro 


A partir do dia 25 de setembro, estará aberta a exposição gratuita &lsquo Meus Bichos do sertão&rsquo, da artista mineira Maria Lira Marques, na AM Galeria, em Belo Horizonte. A mostra, que conta com texto de Rodrigo Moura, apresenta uma pequena parcela do imenso acervo que, há décadas, Maria Lira vem realizando em barro sobre papel. 


Herdeira e vizinha dos maxacalis, povo originário daquelas paragens do nordeste de Minas Gerais, Maria Lira &ldquocresceu, assim como eles, desconhecendo fronteiras muito estritas entre o que se chama vida ou aquilo que identificamos como arte &ndash seja na religião, na festa, na organização comunitária ou na vida doméstica&rdquo, destaca Rodrigo.


Já o professor e crítico de arte, Agnaldo Farias, ressalta que Maria Lira escava a terra ao mesmo tempo em que escava nosso imaginário, &ldquoconectando-o ao sentimento irrefreável que, num impulso ancestral, levou o ser humano a fixar em pedras, em paredes de caverna, as suas imagens do mundo, misterioso e fugidio, e que ele pretendia magicamente capturar&rdquo.



Técnica


Maria Lira utiliza uma técnica original de pintura, na qual emprega diversos pigmentos minerais, os mesmos utilizados na cerâmica, misturados numa têmpera-cola aplicada com firmeza sobre o papel. A matéria prima utilizada por ela é recolhida da natureza, dos cupinzeiros brutos e do pedregulho duro. As cores em tons terrosos, como laranja e bege, criam um jogo de contraste nas peças.


A artista foi trazida à AM Galeria de Arte pela mão da poetisa Lélia Coelho Frota, uma das pioneiras no reconhecimento, defesa e luta em favor da inteligência do povo brasileiro. &ldquoE que luz emite Maria Lira!, autodidata sequiosa por leituras em História e Filosofia, dedicada a ensinar ao povo do vale do Jequitinhonha, onde vive, as infinitas possibilidades da linguagem plasmada no diálogo entre barro e fogo&rdquo, diz Agnaldo.


Cultura popular 

Além de ser uma artista, Maria Lira Marques é também pesquisadora, ativista e divulgadora da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, onde desenvolveu um longo trabalho em colaboração com Frei Chico, frade holandês radicado no Brasil. Com ele, esteve à frente do Coral Trovadores do Vale, cujo repertório era formado pelo cancioneiro da região. Em 2010, fundaram o Museu de Araçuaí, criado com o objetivo de abrigar um acervo de objetos e documentos que registram a religiosidade, os usos, costumes e os ofícios que constituem a história da região, um dos principais pólos de cultura popular do país.


 Serviço:

  • Exposição: Meus Bichos do Sertão &ndash Maria Lira Marques

  • Data: 25 de setembro a 23 de outubro

  • Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra &ndash Belo Horizonte/MG

  • Horário de abertura: Sábado  das 11h às 16h

  • Horário: Segunda à sexta, de 12h às 19h. Aos sábados de 12h às 14h

  • Entrada: Gratuita

  • Agendamento: O agendamento pode ser feito pelos números: 31 3223-4209 e 11 99233-1138.

Sobre AM Galeria de Arte

Fundada por Angela Martins, a AM Galeria iniciou suas atividades em 1989, em Belo Horizonte, representando grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos, Marcos Coelho Benjamin, entre outros.

A galeria tem o compromisso de realizar regularmente exposições de artistas consolidados na cena artística nacional. Assim como apresentar novos nomes da produção emergente de arte contemporânea brasileira, combinando diversos meios de expressão artística, como escultura, pintura, desenho, fotografia, vídeo e instalação.

Em 2018, sob a direção de Henrique Martins Modenesi, a galeria reabriu seu espaço em São Paulo, consolidando sua presença na cena artística brasileira, além do compromisso com o fomento da arte e cultura.




+EVENTOS

Eventos