Festival Cultive Experiências Culturais" vai movimentar a web com muitas atrações

DATA

  • 19/06/2021 à 20/06/2021
  • Hora início: 16:00
  • Hora fim: 00:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

 

Vem aí o &ldquoFestival Cultive Experiências Culturais&rdquo, movimento dos novos tempos que busca valorizar e potencializar o setor cultural. Em formato online, o evento vai movimentar a web com super programação nos dias 19 e 20 de junho, a partir das 16h. Será um final de semana dinâmico, divertido e de aprendizado. Ao todo serão 20 atrações gratuitas, como dança, artes visuais, literatura, intervenção urbana, oficinas, workshops, cultura popular, música, concurso de fotografia e até teatro em formato de podcast. A transmissão será feita no site www.festivalcultive.com.br. E quem se inscrever nesta plataforma digital concorrerá a prêmios. Ela ficará disponível para acesso após a finalização do evento. O projeto é uma realização do produtor cultural, Helton Xuxa, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

&ldquoO festival, em sua primeira edição, tem como desafio potencializar a cultura. A ideia é realizar um evento de forma ousada e diferenciada com uma programação 100% gratuita e inclusiva. O público terá acesso a um ambiente virtual projetado para interação com as atrações&rdquo, diz Helton Xuxa.

 

O primeiro dia do &ldquoFestival Cultive Experiências Culturais&rdquo, que acontece no sábado, 19, terá &ldquoOficina de arte abstrata&rdquo.  O público vai vivenciar uma introdução histórica sobre o abstracionismo (cores, linhas, tonalidades e volumes), além de aprender algumas técnicas experimentais de pintura e desenhos abstratos.

 

Para quem gosta de escrever, haverá o &ldquoWorkshop literário &ndash Publicando meu primeiro livro&rdquo, com orientações sobre o mercado editorial, processos de escrita, meios de lançamento de uma obra literária, além de dicas sobre desenvolvimento do enredo, construção de personagens, ritmo da história e cuidados com a narrativa. Ele será ministrado pelo escritor, ator e diretor teatral, José Roberto Pereira.

 

A dança, expressão da vida em movimento, também será um dos destaques do festival por meio da exibição do vídeo &ldquoMova-se com a dança&rdquo. Nele o artista Sormano Oliveira investiga o seu próprio ofício, refletindo sobre seus processos criativos, seus princípios estéticos e suas bases conceituais para construir coreografias.

 

Já a &ldquoArte urbana - Cultivando com grafite&rdquo é um movimento organizado em que o artista cria sua linguagem intencional para interferir junto ao espaço público. O objetivo é incentivar e valorizar a produção artística e a diversidade de linguagens urbanas em Pará de Minas.

 

Uma novidade é a &ldquoMostra de teatro em formato de podcast&rdquo com a participação do grupo de teatro Iluminartt e dos atores Michele Bernardino e Rony Morais. Será uma forma de trabalhar a imaginação das cenas por meio do som que substitui a imagem.

 

E o momento &ldquoCultive Música&rdquo traz uma série de shows com artistas de Pará de Minas (MG) e região. O músico Gustavo Figueiredo apresentará grandes sucessos do rock nacional, internacional e MPB. Já a banda Sinc preparou um repertório vibrante com o melhor do rock clássico e pop rock. O grupo LuAcende, formado pelas vocalistas e instrumentistas Lu Antunes (violão), Gabriela Alves (baixo), Ana Maria (flauta), Ana Júlia (sax), Valéria Amaral (percussão) e o baterista Michelangelo Ribeiro, tocará canções autorais e releituras da MPB. E a cantora Anna Maz traz a energia do rock e do blues, apresentando clássicos de artistas como Nazareth e Janis Joplin.

 

E o entretenimento continua no domingo, dia 20. Uma das atividades será a exibição do documentário &ldquoGinga - Tradições da capoeira&rdquo, que ressalta a importância das tradições da capoeira em Pará de Minas, manifestação fundamental para a compreensão da diversidade dos saberes históricos.

 

Outra atividade será a &ldquoRoda de conversa - do presencial para o online&rdquo, que trata sobre o desafio da produção de eventos online, haja vista que o setor cultural é um dos mais prejudicados em função da pandemia. Participam do bate-papo os produtores:  Helton Simão, Wilson Caldas e Elke Rezende. A intermediação será feita por Guilherme Diniz, um dos curadores do festival.

 

Para a criançada haverá &ldquoOficina de circo&rdquo, cujo objetivo é proporcionar através das atividades circenses mais equilíbrio, resistência e consciência corporal, estimulando ao mesmo tempo a criatividade, a concentração, o trabalho em grupo e o autodomínio na exploração livre do espaço para a criação e expressão artística.

 

Outra iniciativa é o &ldquoJongo - Histórias e reflexões&rdquo, um convite ao público para saber curiosidades sobre essa dança brasileira, de origem africana, que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. Essa manifestação cultural afro-brasileira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do país.

 

Será dia também para conferir a &ldquoExposição de arte ceramista&rdquo. Desde 2010 a cerâmica paraminense é um bem imaterial registrado, assegurando não apenas a sua valorização como patrimônio simbólico, mas também a sua preservação para as próximas gerações.

 

E os amantes da fotografia não podem ficar de fora do concurso "Meu olhar sobre o patrimônio". Serão premiadas as melhores fotografias de bens tombados e registrados no município de Pará de Minas. O resultado da seleção será divulgado no dia 20/06/2021. Os cliques dos vencedores vão compor uma exposição fotográfica virtual no site oficial do evento. O edital com as regras, prazos e demais informações sobre o concurso se encontram nesse endereço www.festivalcultive.com.br/concurso-fotografia.

 

A música também será destaque no segundo dia do festival com &ldquoshows&rdquo de All Jazzeira, que traz o encanto da música instrumental nacional e internacional, com jazz, MPB, rock e blues. O quinteto é formado por Gustavo Ferreira (saxofone/flauta), João Rachid (Piano), Gláucio Seabra (Baixo/Violão), Rafael Martins (Guitarra) e Helinho Rachid (Bateria).  Já o músico multi-instrumentista Thulio Viegas, &ldquoOne man band&rdquo, apresentará um repertório recheado de clássicos do rock internacional e nacional, além de releituras com roupagem mais folk, blues e Jazz. E o cantor e compositor Jubah apresenta seu show &ldquoSambossa and Roll&rdquo com um repertório versátil e eclético com muito reggae, MPB, samba e bossa nova.

 

Informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone (37) 98402-5550, pelo site www.festivalcultive.com.br ou Instagram (www.instagram.com/organic_experiencias).

www.festivalcultive.com.br

+EVENTOS

Eventos