Festival Verbo:Gentileza confirma 5ª edição em formato digital

DATA

  • 25/09/2020 à 27/09/2020

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Desde 2016, o Festival Verbo:Gentileza reúne iniciativas, marcas, artistas e o público com o objetivo de promover uma convivência mais acolhedora e gentil em grandes centros urbanos. No ano de 2020, em sua quinta edição, ele será realizado de forma diferente, devido ao contexto de pandemia mundial, porém, ainda mais necessário. Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Festival Verbo:Gentileza 2020 acontece de forma digital e poderá ser acessado pelo site (www.verbogentilza.com.br).

Norteando toda a programação, uma ideia central: a Gentileza Cura. Serão Shows instrumentais, performances, cozinha afetiva, galeria de arte, yoga, contação de histórias e palestras sobre saúde mental, marcas, negócios, cidades, economia e futuros gentis, em uma programação inclusiva. Entre os participantes confirmados, estão: Guru Sangat, Rossana Montalverne, Banda Yamí, Tejpartap, Maurício Meirelles, Cidoca Nogueira, Gustavo Ziller, Castello Branco Nath Rodrigues.

&ldquoTraremos diversos temas, mas a gentileza está presente em todos eles. Porque a gente se cura pela arte, yoga, meditação, na cozinha afetiva. Também nos curamos pensando em uma cidade mais gentil, debatendo sobre novas ideias de mercado, abrindo espaço para o diálogo. Acreditamos que a gentileza cura e queremos fazer um festival inspirador. Um respiro para oxigenar as ideias, seguir em frente e acreditar que é possível. Transformar-se e transformar o mundo&rdquo, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Será um fim de semana para &ldquoRespirar&rdquo, com arte, cultura, cuidado e amor. E para &ldquoInspirar&rdquo, com marcas, negócios, cidades, economia e futuros. &ldquoA humanidade está no momento e na propriedade de reinventar o futuro e a nossa ideia fixa é que a vida não pode ser &lsquoreimaginada&rsquo sem a gentileza num lugar central. Mas não pensamos na gentileza como etiqueta. Pensamos como ética, como linguagem universal da humanidade. Um código de convivência, colaboração e comunicação gentil - de gente para gente&rdquo, explica Erlana Castro, cocriadora e curadora do Festival Verbo:Gentileza 2020.

 

SOBRE O MOVIMENTO VERBO:GENTILEZA

Verbo:Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações para engajar as pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.

Na prática, o projeto atua em três frentes. As redes sociais são um canal de escuta e de criação de conteúdo, buscando dar luz a iniciativas afins e incentivar posturas gentis. As ações pop-up propõem uma reflexão, conectar pessoas, elucidar projetos. E o Festival Verbo:Gentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente.

Em sua trajetória, o Verbo:Gentileza passou por diversos momentos. Em 2016 apresentou-se à cidade. No Festival, o público foi convidado a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de conhecimento.

Em 2017, as ideias ganharam mais movimento com formatos, roteiros e interações diferentes. Em 2018, já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede. Foi escolhido o verbo &ldquoconvidar&rdquo para nortear o conceito do ano. Foi abrindo e aceitando convites que o Verbo:Gentileza se fez mais presente.

Em 2019, após muita escuta e troca, ele surgiu com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Deu mais um passo para se tornar uma rede que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor. Em 2020, em meio a uma pandemia mundial, o Verbo:Gentileza utiliza toda sua bagagem para contribuir para uma necessidade de todos, com uma certeza: a gentileza cura.

REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DO TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal. Conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural.

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

https://verbogentileza.com.br/

+EVENTOS

Eventos