Festival da Canção 2020

DATA

  • 21/06/2020 à 31/08/2020
  • Hora início: 00:00
  • Hora fim: 00:00

PREÇOS

  • Entrada Franca

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA 2020 ESTÃO ABERTAS 

CANTORES AMADORES E PROFISSIONAIS PODEM SE INSCREVER GRATUITAMENTE ATÉ 21 DE AGOSTO E CONCORRER A UMA VIAGEM A PARIS

 

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil, sempre valorizando a língua francesa e as múltiplas culturas envolvidas com o idioma. Uma das atividades mais aclamadas de seu calendário é o Festival da Canção Aliança Francesa, onde o público tem a oportunidade de compor e interpretar músicas francófonas. As inscrições para a 13ª edição são gratuitas e estão abertas até o dia 21 de agosto.

O grande vencedor do Festival será premiado com duas passagens para Paris, oferecidas pela Air France e seis dias de hospedagem na cidade. O 2º colocado ganhará um final de semana em um clube de férias parceiro do festival no país e o 3º lugar um jantar especial.

Para participar, os candidatos deverão enviar um áudio ou vídeo através do site oficial do concurso  www.festivaldacancaoaf.com.br contendo a interpretação de uma música no idioma francês de até quatro minutos. Serão julgados itens como afinação, ritmo, interpretação e pronúncia. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia das palavras. 

Até 12 candidatos por estado, onde a Aliança Francesa está presente (Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), serão selecionados para as etapas regionais. A Aliança Francesa Belo Horizonte organiza a semifinal em Minas Gerais, no dia 22 de outubro, na qual os candidatos se apresentam presencialmente, de acordo com as medidas e autorizações que estiverem vigentes na época.

O vencedor da etapa regional participará da grande final nacional, com outros seis finalistas. Nesta edição, a final ocorrerá de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais, garantido a segurança dos candidatos e do público.

As apresentações serão avaliadas por um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, integrantes da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil. 

O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês.

 O Festival da Canção Aliança Francesa

Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final nacional.

Em 2019, uma das novidades é a adoção de um novo nome para o evento, que passa a se chamar Festival da Canção Aliança Francesa. A ideia por trás dessa mudança é valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

SERVIÇO:

Inscrições para o Festival da Canção Francesa 2020

Data: até 21 de agosto

Como: gravação em áudio ou vídeo da interpretação de uma música em francês o envio deve ser feito pela internet através do site: www.festivaldacancaoaf.com.br 

Contato: cultura@aliancafrancesabh.com.br

 

Premiação

1º lugar: duas passagens para Paris saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo e seis noites de hospedagem para duas pessoas em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival.

2º lugar: um fim de semana em um clube de férias parceiro do Festival, para duas pessoas.

3º lugar: um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais).

https://aliancafrancesabh.com.br/

+EVENTOS

Eventos