Festival Liberté

DATA

  • 01/07/2020 à 31/07/2020

PREÇOS

  • Entrada Franca

ALIANÇA FRANCESA REALIZA &ldquoFESTIVAL LIBERTÉ&rdquo COM EXPOSIÇÕES, CINEMA, MÚSICA E PALESTRAS ON-LINE 

FESTIVAL CELEBRA A FESTA NACIONAL FRANCESA. NESTA EDIÇÃO, TODAS AS ATIVIDADES SERÃO VIRTUAIS

 

Durante o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposições (científica e artística), palestra, encontros de cinema. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito. O evento é promovido pela Aliança Francesa Belo Horizonte, Consulado Honorário da França em Belo Horizonte e Embaixada da França.

festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França &ldquoLiberté, Égalité, Fraternité&rdquo, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

A programação ainda está sendo fechada. Entre as atrações já confirmadas, até o dia 31 de julho, o público pode conferir a exposição virtual &ldquoO que meus olhos veem&rdquo (Ce que mês yeux voient). A exposição é resultado do Concurso Fotográfico realizado durante o mês de maio, com o objetivo de estimular a criatividade e a interação (virtual) das pessoas em isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Foram selecionadas as cinco fotografias em cada uma das três categorias do concurso: &lsquo&rsquoObjetos do cotidiano&rsquo&rsquo, &lsquo&rsquoPaisagem da Janela&rsquo&rsquo e &lsquo&rsquoRetratos Íntimos&rsquo&rsquo. A exposição mostra os registros do cotidiano dos participantes, expressando sentimentos e visões das situações a partir da vivência dentro de casa.

Uma exposição científica também compõe a programação. A partir do dia 10 de julho, o site da Aliança Francesa conta com a mostra &lsquo&rsquoLínguas em perigo: como podemos salvá-las?&rsquo&rsquo. Concebida pela Cidade das Ciências e da Indústria, um espaço Universcience, desenvolvida através da pesquisa de Bárbara Vignaux, a exposição revela como a ciência tem sido uma aliada no combate as constantes ameaças de extinção de milhares de línguas indígenas &ndash parte do patrimônio da humanidade.

 

Nada melhor que uma boa música francesa para &lsquotocar&rsquo as emoções em tempos de isolamento social. Por isso, no dia 17 de julho, às 18h30, será retransmitido um concerto intimista, seguido de um bate-papo ao vivo com o cantor francês Benjamin Piat, no Instagram da Aliança Francesa. Benjamin Piat apresenta seu álbum "Frenchy", otimista e refrescante, inspirado em fugas coloridas e descobertas mistas.

Já no dia 21 de julho, em parceria com a Academia Mineira de Letras, será realizada a palestra on-line ''Os conceitos sociais fundamentais de hospitalidade: as práticas de acolhimento institucional aos imigrantes em Paris'', com o professor Doutor Leandro Brusadin. A transmissão acontece no Instagram das Instituições, às 19h, e aborda os processos de hospitalidade pública em relação aos imigrantes e refugiados em Paris e em São Paulo.

Em função do Festival Liberté, o &ldquoBande à Part&rdquo, cine clube virtual com filmes de países francófonos, traz filmes com o tema &lsquo&rsquoHistória e Cultura da França&rsquo&rsquo. Os participantes podem assistir produções como &ldquoA Revolução em Paris&rsquo&rsquo, &lsquo&rsquoCyrano Mon Amour&rsquo&rsquo e &lsquo&rsquoA Busca do Chef Ducasse&rsquo&rsquo. O bate-papo cinematográfico acontece no dia 29 de julho, às 18 horas. Os encontros são em português e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br.

 

SERVIÇO:

Festival Liberdade

Até 31 de julho &ndash Exposição virtual &ldquoO que meus olhos veem&rdquo  

Acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/concurso-de-fotografias-o-que-meus-olhos-veem-ce-que-mes-yeux-voient-retratos-intimos/

De 10 de julho a 31 de agosto &ndash Exposição virtual &lsquo&rsquoLínguas em perigo: como podemos salvá-las?&rsquo&rsquo

17 de julho, às 18h30 - Concerto intimista e bate-papo virtual com o cantor francês Benjamin Piat

Acesso: instagram.com/aliancafrancesabh/

21 de julho, às 19h - Palestra ''Os conceitos sociais fundamentais de hospitalidade: as práticas de acolhimento institucional aos imigrantes em Paris''

Acesso: instagram.com/aliancafrancesabh/

29 de julho, às 18h &ndash Encontro Virtual do Cine Clube &ldquoBande à Part&rdquo

Inscrições: cultura@aliancafrancesabh.com.br

 

Mais informações: www./aliancafrancesabh.com.br/

https://aliancafrancesabh.com.br

+EVENTOS

Eventos