Com a Palavra - CCBB Educativo

DATA

  • 11/01/2020 à 11/01/2020
  • Hora início: 18:00
  • Hora fim: 20:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

PROJETO &ldquoCOM A PALAVRA&rdquo, DO CCBB EDUCATIVO, RECEBE ANGÉLICA ADVERSE PARA TRAÇAR UM PARONAMA ENTRE ARTE E MODA

VISITA MEDIADA ACONTECE NO DIA 11/01 NAS GALERIAS DA EXPOSIÇÃO &ldquoMAN RAY EM PARIS&rdquo

 

Man Ray desejava ligar arte e moda, mas o que poderia significar a aproximação entre os dois campos no início do século XX? Esse é o tema do projeto Com a Palavra, realizado pelo CCBB Educativo no dia 11 de janeiro, às 18h. Quem aborda o assunto na visita mediada Man Ray: Imagem & Experiência entre a moda e a arte é a pesquisadora Angélica Adverse. A entrada é gratuita.

Na ocasião, será possível compreender a moda à maneira de Man Ray, como uma experiência trans-histórica a partir da qual poderiam ser encadeadas inúmeras correspondências entre passado e presente, por intermédio do movimento dos gestos e das imagens. &ldquoAs colagens, montagens e assemblages dadaístas conferem a dimensão experimental do tempo nas próprias coisas. O ready made desloca o sentido do artefato, e é nesse sentido que a inventividade técnica de Man Ray se exprime, porque o objeto banal torna-se um objeto de culto&rdquo, explica a pesquisadora.

A partir de quase 250 obras expostas no CCBB, é possível ver como a criação de imagens e objetos integram o aspecto da artesania ao pensamento conceitual e reflexivo na arte. Entre o Dadaísmo e o Surrealismo, as obras de Man Ray apresentam uma estética de deslocamento, a partir do qual o sentido da obra de arte é transfigurado, colocando em xeque o próprio conceito de arte.

 

Sobre Angélica Adverse

Angélica Adverse é residente pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019) bacharel em Desenho (1995), mestre em Artes Visuais (2011) e doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne (2016) é ainda especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2000). Professora adjunta da EBA/UFMG, também atua como professora colaboradora nos programas de Pós-Graduação em Arte e em Design da UFMG.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo &ndash Com a Palavra

Man Ray: Imagem & Experiência entre a moda e a arte, com Angélica Adverse

Data/Horário: 11 de janeiro, às 18h

Local: CCBB &ndash BH (Praça da Liberdade, 450 &ndash Funcionários)

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Entrada gratuita

www.ccbbeducativo.com

+EVENTOS

Eventos