Mostra Alfaiarte

DATA

  • 02/10/2019 à 27/10/2019

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

Exposição do alfaiate artista Blade, traz as etapas de confecção de um terno e sugere a participação do público. Mostra faz parte da programação do FEED DOG BRASIL


O FEED DOG traz para o público uma exposição sobre a arte da alfaiataria: &ldquoAlfaiarte&rdquo, em cartaz no Museu da Moda (MUMO) até o dia 27 de outubro. A mostra, do alfaiate artista Blade, apresenta as várias etapas de criação de um terno com a exposição de sete peças em diferentes estágios do feitio, mostrando artisticamente estes afazeres até se chegar à peça final.

 

Na exposição, Blade quer mostrar parte de sua rotina como alfaiate e como é seu o dia em cinco momentos buscando provocar uma reflexão sobre o tempo, o ofício e sua vocação. &ldquoCriar uma peça exige que se esteja alheio à correria que o mundo se encontra. Fazer roupa é um trabalho exímio, tem um tempo certo. Quero passar o meu dia com satisfação porque hoje é tudo muito instantâneo. O que importa é ter paz, sossego e viver sem medo. Fazer o que alegra o coração. E só&rdquo, diz.

 

Tirar as medidas, escolher e cortar do tecido, modelar e outros detalhes tão significativos para alcançar uma peça elegante estão representados na mostra. A exposição também conta com cinco produções audiovisuais que mostram as etapas de produção e como elas dependem do trabalho, da sensibilidade e da paixão de quem exerce essa função. O público ainda poderá experimentar as peças e simular a participação em um desfile que será filmado e projetado em tempo real.

 

Blade, criado numa família com tradição na alfaiataria e responsável pelos ternos que vestem a elite mineira, incluindo todos os governadores do Estado desde a década de 70, conhece o ofício desde menino. Ele é filho do renomado alfaiate mineiro Hermano Augusto do Carmo (1933-2013), que criou o ateliê por onde circulam, até hoje, clientes que vão de políticos famosos aos maiores empresários do Estado.

 

FEED DOG BRASIL

A mostra &ldquoAlfaiarte&rdquo faz parte da programação do Festival Internacional de Documentários de Moda (FEED DOG) que, pela segunda vez, desembarcou em Belo Horizonte. Durante os dias 01 a 06 de outubro, o Festival proporcionou uma intensa programação gratuita no Sesc Palladiumm, no Museu da Moda (MUMO) e na Una &ndash Campus João Pinheiro II com oficinas, debates e a exibição de 11 filmes nacionais e internacionais.


O FEED DOG nasceu em Barcelona em 2015. Em 2017 foi feita a primeira edição no Brasil, na cidade de São Paulo. O festival tem como objetivo principal revelar ao público os diversos elementos que compõem o universo da moda, fazendo uma marcação de como a moda é um importante valor cultural e forma de posicionamento universal.

 


SERVIÇO

Mostra Alfaiarte

Quando: até 27 de outubro

Local: Museu da Moda &ndash MUMO, Rua da Bahia, 1149 &ndash Centro

Horário: 3ª a 6ª das 9h às 21h, sáb e dom. das 10h às 14h

Entrada Franca 

 

+EVENTOS

Eventos