Quartas Italianas - Leonardo da Vinci

DATA

  • 26/06/2019 à 26/06/2019

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA PALESTRA SOBRE ENGENHOSIDADE POR TRÁS DE CRIAÇÕES E INVENTOS DE LEONARDO DA VINCI
Centrado nas obras de engenharia do gênio italiano, a apresentação será realizada pelo professor Lapo Gori, em mais uma edição do Quartas Italianas

Os projetos e ideias de Leonardo da Vinci são tema de mais uma edição do Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura, que, neste semestre, celebra os 500 anos de morte do artista, pensador e inventor. Em "Leonardo da Vinci: a engenhosidade de suas criações", o italiano Lapo Gori, pesquisador da UFMG, destacará as invenções de Da Vinci que solucionaram questões que inquietavam pesquisadores da época e ainda se revelam atuais. A palestra, com tradução simultânea, será no dia 26 de junho de 2019, das 19h30 às 21h, na Casa Fiat de Cultura. A entrada é gratuita, com espaço sujeito a lotação (200 lugares). Os ingressos devem ser retirados no Sympla ou na bilheteria da Casa Fiat de Cultura até meia hora antes do início do evento.

No bate-papo, Lapo Gori falará sobre os trabalhos de engenharia civil de Leonardo Da Vinci, que, embora não sejam tão conhecidos quanto suas pinturas, são muito importantes como criações inventivas. Os projetos, desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento, ajudaram a solucionar questões das áreas civil, militar e hidráulica. Entre os muitos exemplos que serão citados durante a apresentação, vão estar as obras hidráulicas desenvolvidas em Milão, que serviram de base para resolver problemas na construção dos Canais de Navigli, como os desníveis entre os canais, e que aperfeiçoaram o sistema de comportas. Da Vinci, que também demonstrou grande fascínio por cartografia, fez muitas observações sobre o movimento das águas e do mundo como um todo, desenhando esboços de projetos que só puderam ser concretizados nos séculos seguintes, como helicóptero, traje de mergulho e submarinos, dentre outros.

 

SERVIÇO

 

Quartas Italianas

"Leonardo da Vinci: A engenhosidade de suas criações" com o professor italiano Lapo Gori

26 de junho de 2019, das 19h30 às 21h

Entrada gratuita

Retirada de ingressos em: https://bit.do/eVpjx 

 

Informações

 

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos