Monólogo O Imortal

DATA

  • 03/05/2019 à 27/05/2019
  • Hora início: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :0,00

Gisele Fróes chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte com o monólogo "O Imortal", baseado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges. O espetáculo realiza temporada na cidade de 26 de abril a 27 de maio.

Após temporadas de sucesso no CCBB do Rio de Janeiro e de Brasilia, chega à capital mineira o espetáculo "O Imortal", com texto baseado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges, estrelado pela atriz ganhadora do prêmio Shell de Teatro, Gisele Fróes, com direção dos Irmãos Guimarães e dramaturgia de Adriano Guimarães e Patrick Pessoa. A montagem investiga os múltiplos sentidos da (i)mortalidade, colocando em cena uma mulher que recebe de um antiquário os seis volumes da tradução inglesa da Ilíada, de Homero. Dentro do sexto volume, descobre um manuscrito escondido. É o relato autobiográfico de um soldado do Império Romano que partiu em busca da imortalidade. A temporada na capital mineira, que tem o patrocínio do Banco do Brasil, acontecerá no CCBB BH, do dia 26 de abril a 27 de maio, sexta a segunda, sempre às 19h, com ingressos a 30 reais a inteira.

SOBRE A PEÇA

Uma mulher recebe de um antiquário os seis volumes da tradução inglesa da Ilíada, de Homero. Dentro do sexto volume, ela descobre um manuscrito escondido. É o relato autobiográfico de Marco Flamínio Rufo, tribuno militar do Império Romano, que, no século III d.C., partiu em busca da Cidade dos Imortais e do rio que purificaria da morte todo aquele que bebesse de suas águas. No decorrer da narrativa, acompanhamos os acontecimentos da desafiadora trajetória do tribuno: desde o seu encontro com um estrangeiro que lhe revela a existência do rio e da cidade, até as inúmeras tentativas de encontrá-los nas paisagens desérticas mais terríveis.

Borges publicou o "O Imortal" em 1949 dentro da coletânea de contos "O Aleph". O espetáculo que estreou em Brasília em março investiga os múltiplos sentidos da (i)mortalidade na obra do escritor argentino. No processo de pesquisa para a montagem teatral, que começou em meados de 2015, Adriano Guimarães, Gisele Fróes e Patrick Pessoa, se debruçaram sobre o que se poderia chamar de uma "filosofia da imortalidade" de Borges. Além de estudarem outros contos do autor, se aproximaram de muitos de seus ensaios, em especial o intitulado A imortalidade, escrito quase trinta anos depois de "O Imortal".

Com direção dos Irmãos Guimarães e dramaturgia de Adriano Guimarães e Patrick Pessoa, "O Imortal" é o primeiro monólogo realizado por Gisele Fróes, que se apaixonou pelo conto e sentiu-se motivada a levar a história aos palcos. Como os antigos rapsodos gregos, que diziam de cor os poemas de Homero, fazendo todos os personagens e chamando a atenção dos ouvintes para suas muitas camadas de significação, a atriz, através do personagem da mulher que recebe o manuscrito, compartilha com o público o relato fantástico.

Ingressos online: Eventim 

+EVENTOS

Eventos