5º Encontro de Colecionadores de Minerais

DATA

  • 20/10/2018 à 20/10/2018
  • Hora início: 13:00
  • Hora fim: 17:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Os apaixonados pela beleza e riqueza dos minerais tem encontro marcado no MM Gerdau &ndash Museu das Minas e do Metal, no dia 20 de outubro, das 13h às 17h, para conferir de perto os acervos de colecionadores que estarão em exposição no 5º Encontro de Colecionadores de Minerais.

 O evento também será uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre o universo mineral, trocarem dicas e curiosidades. Rodadas de conversa também fazem parte da programação e serão conduzidas pelo Dr. Marcelo Barbosa de Andrade, pesquisador da USP, e pelo geólogo e espeleólogo Fernando Frigo.

Dentro da programação, o Educativo do Museu também promove a Oficina de Cristais, na qual os visitantes poderão conhecer modelos atômicos que correspondem às estruturas químicas de diversos minerais, além de produzir um cristal artificial para levar pra casa. A oficina será aberta ao público, a partir dos 8 anos, e terá vagas limitadas. Às 15h a equipe de Geociências do Museu irá conduzir uma visita guiada à exposição permanente &ldquoMinerais do Brasil&rdquo, localizada no 3º andar. 

 Cerca de dez colecionadores, sendo dois deles mirins, já confirmaram a exposição de seus acervos e o Museu segue aberto para novos interessados que queiram se juntar a eles para expor suas coleções, pequenas ou grandes.

Cerca de dez colecionadores, sendo dois deles mirins, já confirmaram a exposição de seus acervos e o Museu segue aberto para novos interessados que queiram se juntar a eles para expor suas coleções, pequenas ou grandes. Entre eles está o funcionário público Lourenço Bernardes, de 57 anos, que possui uma extensa coleção de minerais junto com a esposa. &ldquoSou apaixonado pela beleza dos minerais e desde criança os coleciono. Minha esposa divide comigo esta paixão e quando nos conhecemos ela me presenteou com um cristal. Hoje nossa coleção é enorme, criamos móveis especialmente para deixar uma parte dela exposta em casa, e temos muitos outros minerais guardados, assim como acontece nos acervos dos museus. No Encontro de Colecionadores é interessante ver a curiosidade do público com as peças, com sua história, permitimos que toquem aquelas menos frágeis e eles ficam surpresos e encantados em poder ver de perto seus detalhes e cores&rdquo, explica.

Outro colecionador que leva mais uma vez parte do seu acervo pessoal para o Encontro no MM Gerdau é o engenheiro agrônomo Antônio Pinto de Góes, de 39 anos. Ele iniciou sua coleção em 2009, quando se mudou para Ouro Preto e hoje acredita ter mais de dois mil minerais em sua coleção. &ldquoQuando garoto coletava cristais na fazenda da minha família, sempre tive uma ligação especial com o solo, e ao me mudar para Ouro Preto retomei este hábito. Rapidamente consegui criar uma coleção relevante e hoje tenho um quarto em minha casa dedicado aos minerais. Para entender mais e classificar o que encontrava, fiz matérias de mineralogia na UFOP&rdquo revela Antônio. Ele conta ainda que na última exposição privilegiou levar minerais de Ouro Preto, sendo que 90% deles haviam sido fruto de coleta.

Para se inscrever como expositor, deve-se entrar em contato com a geóloga e curadora de Geociências do Museu, Andrea Ferreira, pelo e-mail geociencias@mmgerdau.org.br.

www.mmgerdau.org.br

+EVENTOS

Eventos