FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS CELEBRA A CHEGADA DA NOVA ESTAÇÃO EM CONCERTO DE PRIMAVERA

DATA

  • 16/09/2018 à 16/09/2018

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS CELEBRA A CHEGADA DA NOVA ESTAÇÃO EM CONCERTO DE PRIMAVERA

 

Apresentação gratuita e aberta ao público será realizada no dia 16 de setembro, às 11h,
no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em frente à Sala Minas Gerais

 

 

A Filarmônica de Minas Gerais convida o público belo-horizontino a reunir a família e os amigos para apreciar a música orquestral no Concerto de Primavera. No dia 16 de setembro, às 11h, a Orquestra dá boas-vindas à estação das flores por meio de uma apresentação gratuita e ao ar livre, em frente à Sala Minas Gerais, na Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto. Nesta manhã de domingo, o grande público irá ouvir um repertório diversificado e descontraído, com obras de compositores exponenciais da música orquestral. São elas a Música Aquática: Suíte nº 2 em Ré maior, HWV 349 &ndash II. Alla Hornpipe, de Haendel O rapto do serralho, K. 384: Abertura, de Mozart a Quinta Sinfonia de Beethoven (primeiro movimento) a Abertura Carnaval Romano, de Berlioz Dança Eslava, op. 46, nº 8, de Dvorák Dança Húngara nº 1, de Brahms Trovão e Relâmpago, op. 324, de J. Strauss Jr. e o Bolero de Ravel. Completam o repertório obras de dois importantes compositores brasileiros: O Guarani: Protofonia, de Carlos Gomes e Série Brasileira: IV. Batuque, de Nepomuceno.

 

Com esse repertório, o público passará por uma breve história da música orquestral. Haendel é um dos mais importantes compositores do Barroco com Mozart, será ouvida a música do período clássico em Beethoven, a transição do Classicismo para o Romantismo Berlioz, Brahms e J. Strauss Jr. representam a música do período romântico Dvorák traz os encantos do nacionalismo na música brasileira, Carlos Gomes e Alberto Nepomuceno também se filiam à estética romântica por fim, a era moderna chega com o sempre encantador Bolero de Ravel.

 

Quem contará essa história junto aos músicos será o maestro Marcos Arakaki, com uma longa trajetória artística tanto na Filarmônica como em outras orquestras de destaque no Brasil e no exterior. O maestro ressalta que levar a música clássica a um número cada vez maior de pessoas é um dos objetivos da Orquestra. &ldquoPara nós, é um prazer contribuir para a formação de público e a disseminação da música orquestral de excelência&rdquo, conclui o maestro.

 

Formada por 90 músicos, a Filarmônica de Minas Gerais, em 10 anos de existência, conta com amplo reconhecimento de público e da crítica especializada e já foi aplaudida por 1 milhão de pessoas.

 

Este concerto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Mercantil do Brasil e conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Maestro Marcos Arakaki

 

Regente Associado da Filarmônica, Marcos Arakaki colabora com a Orquestra desde 2011. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o primeiro lugar no Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e no Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Foi semifinalista no Concurso Internacional Eduardo Mata (2007).

 

O maestro foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), bem como titular da OSB Jovem e da Sinfônica da Paraíba. Dirigiu as sinfônicas do Estado de São Paulo (Osesp), do Teatro Nacional Claudio Santoro, do Paraná, de Campinas, do Espírito Santo, da Paraíba, da Universidade de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Petrobras Sinfônica e Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, regeu as filarmônicas de Buenos Aires e da Universidade Autônoma do México, Sinfônica de Xalapa, Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e Boshlav Martinu Philharmonic da República Tcheca.

 

Arakaki tem acompanhado importantes artistas do cenário erudito, como Pinchas Zukerman, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, Ricardo Castro, Rachel Barton Pine, Chloë Hanslip, Luíz Filíp, Günter Klauss, Eddie Daniels, David Gerrier e Yamandu Costa.

 

Natural de São Paulo, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, na classe de Violino de Ayrton Pinto, e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts. Participou do Aspen Music Festival and School, recebendo orientações de David Zinman na American Academy of Conducting at Aspen. Esteve em masterclasses com Kurt Masur, Charles Dutoit e Neville Marriner.

 

Seu trabalho contribui para a formação de novas plateias, em apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concerto em turnês a mais de setenta cidades brasileiras. Atua como coordenador pedagógico, professor e palestrante em projetos culturais, instituições musicais e universidades.

 

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fez seu primeiro concerto em 2008, há dez anos. Diante de seu compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal, a Filarmônica chega a 2018 como um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita, tanto em Minas Gerais como no Brasil. Reconhecida com prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, a nossa Orquestra, como é carinhosamente chamada pelo público, inicia sua segunda década com a mesma capacidade inaugural de sonhar, de projetar e executar programas valiosos para a comunidade e sua conexão com o mundo.

 

Números da Filarmônica de Minas Gerais em 10 anos (até último concerto de junho de 2018)

1 milhão espectadores 

769 concertos realizados

1.000 obras interpretadas

104 concertos em turnês estaduais

38 concertos em turnês nacionais

5 concertos em turnê internacional

90 músicos

550 notas de programa publicadas no site

179 webfilmes publicados (19 com audiodescrição)

coleção com 3 livros e 1 DVD sobre o universo orquestral

4 exposições itinerantes e multimeios sobre música clássica

3 CDs pelo selo internacional Naxos (Villa-Lobos)

1 CD pelo selo nacional Sesc (Guarnieri e Nepomuceno) 

3 CDs independentes (Brahms&Liszt, Villa-lobos e Schubert)

1 trilha para balé com o Grupo Corpo

1 adaptação de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, para orquestra e bonecos com o Grupo Giramundo

 

 

SERVIÇO

 

Concerto de Primavera

16 de setembro, domingo &ndash 11h

Em frente à Sala Minas Gerais, na Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto

 

Marcos Arakaki, regente

 

HAENDEL                 Música Aquática: Suíte nº 2 em Ré maior, HWV 349: II. Alla Hornpipe

MOZART                  O rapto do serralho, K. 384: Abertura

BEETHOVEN            Sinfonia nº 5 em dó menor, op. 67: Allegro con brio

BERLIOZ                   Abertura Carnaval Romano

DVORÁK                   Dança Eslava, op. 46, nº 8

BRAHMS                  Dança Húngara nº 1

J. STRAUSS JR.        Trovão e Relâmpago, op. 324

GOMES                    O Guarani: Protofonia

NEPOMUCENO      Série Brasileira: IV. Batuque

RAVEL                      Bolero

 

Concerto gratuito

Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

https://www.filarmonica.art.br/

+EVENTOS

Eventos