Música Instrumental toma conta de Betim

DATA

  • 29/07/2018 à 05/08/2018
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 12:00

PREÇOS

  • Entrada Franca

Música Instrumental toma conta de Betim
Apresentações gratuitas ampliam acesso à música erudita

Betim recebe neste domingo, 29/07, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que se apresenta na Praça Milton Campos, na série Clássicos na Praça, às 11h. Com uma programação alegre e vigorosa, os concertos ao ar livre proporcionam momentos de descontração e encantamento, em um ambiente que aproxima a orquestra e a plateia. No início do mês, os betinenses acompanharam ainda uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim, gratuitamente no bairro São Caetano, concerto que está previsto também para o dia 05/08, às 10h, na Praça do bairro Paulo Camilo. Esse movimento de democratização do acesso à música erudita na cidade é promovido pelo Instituto Unimed-BH, que há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH.

 

A Orquestra Sinfônica de Betim, conduzida pelo maestro Márcio Miranda Pontes, é patrocinada pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4700 médicos cooperados e empregados. A iniciativa visa oferecer uma continuidade nos estudos musicais aos jovens de Betim e da região e estimula, ainda, a profissionalização na música por meio de uma bolsa de estudos. &ldquoAs apresentações em escolas públicas da cidade e em bairros mais distantes do centro contribui de forma relevante para a formação de público e promove o acesso a um bem cultural que estava fora do alcance de grande parte da população. Em agosto, daremos início aos ensaios da Orquestra de Cordas Infantil de Betim, como resultado desse trabalho de formação na música. Além de viabilizar essas iniciativas, o Instituto Unimed-BH também leva à população uma orquestra de nível internacional, como a Filarmônica, e fomenta a manutenção da música erudita em Betim&rdquo, afirma o Maestro Márcio Pontes.

 

Democratização

 

O concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é viabilizado por meio do patrocínio do Instituto Unimed-BH, e o repertório faz uma breve introdução à história da música orquestral, do barroco, de Haendel, passando pelo clássico, com Mozart, e chegando a era moderna, com o encantador Bolero de Ravel. &ldquoPara nós, é um prazer contribuir para a formação de público e a disseminação da música orquestral de excelência. É muito importante estimular os jovens e colaborar para manter em Betim um ambiente propício à apreciação musical. Sabemos quanto o público anseia por boa música&rdquo, conclui o maestro Marcos Arakaki, Regente Associado da Filarmônica.

 

&ldquoO apoio às iniciativas que democratizam o acesso de todos aos bens culturais é um orgulho e está alinhado aos nossos valores. A atuação da Unimed-BH na região vai além do atendimento em saúde. Por meio do Instituto Unimed-BH incentivamos projetos socioculturais locais e levamos mais arte para toda a população, buscando transformar vidas por meio da cidadania&rdquo, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.

 

Instituto Unimed-BH &ndash 15 Anos

O Instituto Unimed-BH, agente de responsabilidade social da Cooperativa, comemora 15 anos de presença na cidade, realizando projetos sociais locais e levando mais cultura para toda a população. Os projetos desenvolvidos têm foco em cinco diretrizes: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

 

Serviço - Programações gratuitas

 

Clássicos na Praça &ndash Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Betim

Data: 29 de julho, domingo

Horário: 11h

Local: Praça Milton Campos &ndash Betim

 

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim no projeto Música para Todos

Data: 05/08, domingo

Horário: 10h

Local: Av. Raimundo Marçal de Melo - Praça do bairro Paulo Camilo &ndash Betim

+EVENTOS

Eventos