Exposição Sara Ávila

DATA

  • 22/02/2018 à 23/03/2018
  • Hora início: 20:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Obras da artista plástica Sara Ávila estão em exposição até o dia 23 de março em Nova Lima

 

Mostra está instalada na Casa de Cultura Professor Wilson Chaves obras fazem parte da série Noturnos, última fase da artista plástica nova-limense

 

 

Ao longo de todo o mês de fevereiro, Nova Lima foi palco de uma vasta programação, em comemoração ao aniversário da cidade, que incluiu manifestações culturais variadas, como apresentações musicais, de teatro e artes visuais. Uma delas é a exposição da artista plástica nova-limense Sara Ávila, instalada, até o dia 23 de março, na galeria de arte da Casa de Cultura Professor Wilson Chaves (Avenida Rio Branco, nº 308, Centro). A mostra traz a coleção da série Noturnos, última fase da pintora e também desenhista, professora e ilustradora, falecida em 2013. O público poderá conferir os painéis em óleo sobre tela que retratam paisagens urbanas noturnas. As obras estarão abertas à visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e a entrada é gratuita.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Abílio Abdo, a exposição é, ao mesmo tempo, uma homenagem à cidade e à artista plástica. &ldquoSara Ávila é uma grande profissional, reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu trabalho. Colocar suas obras à exposição durante as comemorações do aniversário da cidade é uma celebração tanto dos 317 anos de Nova Lima quanto da valorização de sua carreira&rdquo, disse.

 

A curadora da mostra, Cláudia Renault, enxerga Nova Lima impressa em obras de Sara Ávila e destaca a importância da pintora no universo das artes plásticas. &ldquoAs telas de Sara são hipnotizantes, impressionantes. Suas obras são referência e de importante valor cultural. Na série Noturnos, são apresentadas perspectivas com traços relacionados às paisagens de Nova Lima e região, é um acervo que, sem dúvida, merece ser admirado&rdquo, destacou. Ainda segundo Renault, uma das grandes atrações da exposição é o painel de 3m x 14m, formado por oito telas.

 

Além de admirar as pinturas da artista nova-limense, os visitantes podem acompanhar trechos de entrevistas e depoimentos de Sara Ávila, exibidos ao longo de toda a exposição.

 

 

A artista

Sara Ávila foi uma importante artista brasileira, nascida em 1932 em Nova Lima (MG), que compôs seu trabalho em pinturas, ilustrações e desenhos, além de atuar como professora e diretora na Escola Guignard/UEMG. Entre os anos 1953 e 1955, estudou com Alberto da Veiga Guignard e Franz Weissmann. Na década de 1960, foi integrante do Movimento Internacional Phases, com sede em Paris. O trabalho da artista influenciou outros profissionais de renome na área cultural, entre eles, Marco Tulio Resende.



Serviço

 

Exposição Sara Ávila &ndash Série Noturnos

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 23 de março.

Local: Casa de Cultura Professor Wilson Chaves

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 308, Centro, Nova Lima/MG

Entrada gratuita

Mais informações
www.novalima.mg.gov.br
Telefone: (31) 3541-9635

 

www.novalima.mg.gov.br

+EVENTOS

Eventos