Mostra MUMIA completa 15 anos de existência e faz de Belo Horizonte a capital mundial do cinema de animação

DATA

  • 01/12/2017 à 22/12/2017
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 20:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Comemorando 15 anos de vida, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação, a boa e nem tão velha MUMIA, se consolida como a maior mostra de cinema de Belo Horizonte.

Neste ano, cerca de 180 filmes de 35 países e mais de 100 eventos &ndash entre sessões, oficinas e encontros com os realizadores &ndash estão na imensa programação que a Mostra realiza na cidade e nas imediações.

A abertura, dia 1o de dezembro (19h30), fica por conta do longa metragem Torrey Pines de Clyde Petersen. Um filme de estrada queer-punk feito inteiramente com recortes que já é considerado um filme cult e tem ganhado diversos prêmios pelo mundo.

Com uma programação extensa, tornam alguns dos eventos imperdíveis, como a Mostra Especial do roteirista, autor de quadrinhos, cartunista e diretor de animação Allan Sieber. Será realizada no dia 05 dezembro (21h) no SESC Palladium, e dia 06 dezembro no Cine Humberto Mauro. A conversa com o autor será na Casa do Jornalista no dia 06 (18h) para conversar sobre sua provocativa produção artística.

No dia 03 dezembro ás 19h, a lenda da animação brasileira Otto Guerra, conversa com o público sobre o processo de realização do seu novo filme, ainda inédito, A cidade dos Piratas, baseado nos quadrinhos de Laerte.

As oficinas deste ano convidam amadores e profissionais a aprofundarem os conhecimentos das diversas técnicas do cinema de animação.

Além da fantástica oficina de Animação de Sombras com Wilson Lazaretti (SP), teremos oficina de formatação de projetos para animação &ldquoDa cabeça ao papel&rdquo com Fernando Timba (SP), oficina de Animação stop motion com Giuliana Danza (MG) e para finalizar oficina de Bonecos Animados com Quiá Rodrigues (RJ), o responsável pelos &lsquocavalinhos do fantástico&rsquo. As vagas estão esgotadas!

A mostra será composta por duas mostras mineiras, seis nacionais e doze internacionais, quatro  longa metragens totalizando 97 sessões, além de sessões com áudio descrição para deficiente visuais na Biblioteca Estadual de Minas Gerais contemplando todos os públicos de todas as idades.

 

Comemorações

Comemorando os 120 anos de Belo Horizonte, dia 12 dezembro o Espaço do Conhecimento da UFMG recebe às 19h, em sua fachada digital, uma seleção de filmes que retratam Belo Horizonte como a capital do cinema de animação underground. Comemorando os 100 anos da animação brasileira, Ana Flávia Marcheti lança seu livro que retrata esse período na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, às 15h também no dia 12.

A mostra ocupa vários espaços da cidade como SESC Palladium, Cine Humberto Mauro, mis Cine Santa Tereza, Instituto Undió, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Cineclube Joaquim Pedro de Andrade, PUC São Gabriel, C.A.S.A., Casa do Jornalista, Viaduto das Artes e Espaço do Conhecimento UFMG.

 

Mostra Udigrudi Mundial de Animação &ndash MUMIA

 

Realizado desde 2003, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação  é um evento consolidado entre os festivais de cinema do Brasil e integra o calendário turístico da cidade de BH. Sendo o segundo maior evento dedicado ao cinema de animação do Brasil, a mostra já levou a animação brasileira para diversos países como Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e Armênia. A MUMIA é responsável pela publicação dos livros Subvesivos &ndash o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais (2013), Maldita animação Brasileira (2015) e lançou esse ano o DVD de animações intitulado Coletânea MUMIA de animações mineiras # 1 com intuito de incentivar a produção do cinema de animação em Minas e no Brasil

www.mostramumia.blogspot.com

+EVENTOS

Eventos