Grupo Galpão apresenta sarau especial de Os Gigantes da Montanha na Casa Fiat de Cultura

DATA

  • 12/12/2017 à 12/12/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Grupo Galpão apresenta sarau especial de Os Gigantes da Montanha na Casa Fiat de Cultura,

em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte

 

Apresentação gratuita traz recorte com as canções italianas do repertório do espetáculo, dirigido por Gabriel Villela

 

 

Em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro, o Grupo Galpão apresenta um sarau especial do espetáculo Os Gigantes da Montanha, clássico de Luigi Pirandello, na Casa Fiat de Cultura. O grande sucesso de público e crítica no repertório de 35 anos do grupo teatral, que estreou em 2013 com direção de Gabriel Villela, será apresentado em formato de sarau, com início às 19h e uma seleção musical de aproximadamente 30 minutos. O público conhecerá tradicionais canções italianas presentes no repertório da peça. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Não haverá distribuição de ingresso ou senha, com espaço sujeito à lotação, por isso, é importante chegar cedo.

 

O evento também marca a parceria entre Grupo Galpão, Casa Fiat de Cultura, Fundação Torino e Consulado da Itália, que celebra três grandes momentos: 120 anos de Belo Horizonte, 35 anos do Grupo Galpão e 150 anos de nascimento do consagrado poeta e dramaturgo Pirandello. &ldquoSer um portal de acesso à cultura italiana é uma das principais vocações desta Casa, desde sua inauguração. Nesta ocasião tão importante, em que comemoramos os 120 anos de BH, temos o prazer de trazer a nosso público a italianidade de Luigi Pirandello, junto à mineiridade do Grupo Galpão&rdquo, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

 

A iniciativa resultará na publicação de uma HQ do espetáculo, a ser lançada em 2018. &ldquoDepois de uma apresentação de "Os Gigantes da Montanha" na Praça Roosevelt, em São Paulo, fomos surpreendidos com os belos desenhos do ilustrador Carlos Avelino. A força teatral do seu traço levou Inês Peixoto a idealizar e propor a criação de uma HQ da nossa adaptação da peça para o teatro de rua&rdquo, afirma o ator e diretor artístico do Galpão, Eduardo Moreira que conta ainda o objetivo principal do projeto, levar a força e a beleza da obra de Pirandello para um público novo e jovem.

 

O Grupo Galpão tem o patrocínio da Petrobras, e a iniciativa é uma realização da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), CNH Industrial Capital, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, New Holland Construction, Banco Safra e Verde Urbanismo, e apoio institucional de Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Sarau Os Gigantes da Montanha

A fábula Os Gigantes da Montanha narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Gabriel Villela e o Galpão experimentam a música, ao vivo, tocada e cantada pelos atores, como um elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua. Atemporal, o espetáculo convida o público a um mergulho teatral e musical, que funde e sintetiza o brasileiro com o universal, o erudito com o popular, a tradição com a vanguarda. Na versão sarau, trechos do texto do autor, o dramaturgo italiano Pirandello, misturam-se ao repertório musical que reúne árias e canções italianas, misturando o popular e o moderno. &ldquoCiao Amore&rdquo, &ldquoBella Ciao&rdquo e outras músicas ganham novos arranjos e coloridos para ambientar a atmosfera onírica de Os Gigantes da Montanha.  

 

Galpão e Petrobras

Há 15 anos, o Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. Em 2017, a Petrobras continua apostando no compromisso do Galpão: reinventar a vida através da arte, possibilitando ao maior número de pessoas a vivência do teatro como alegria e transformação.

 

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro ao apresentar uma programação diversificada, que oferece ao público um novo olhar sobre a arte e a oportunidade de aprender o fazer artístico.  Além de exposições, que apresentam acervos de grandes coleções do Brasil e do mundo, a instituição também realiza ateliês, concertos de música, cursos e palestras. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram de suas atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, a experiência de cada visitante.

 

Ficha Técnica &ldquoOs Gigantes da Montanha&rdquo

 

ELENCO

Antonio Edson - Cromo

Arildo de Barros - Conde

Beto Franco - Duccio Doccia / Anjo 101

Eduardo Moreira - Cotrone

Inês Peixoto - Condessa Ilse

Júlio Maciel &ndash Spizzi / Soldado

Luiz Rocha (ator convidado) - Quaquèo

Lydia Del Picchia - Mara-Mara

Paulo André - Batalha

Regina Souza (atriz convidada) &ndash Diamante / Madalena

Simone Ordones - A Sgriccia

Fernanda Vianna / Teuda Bara - Sonâmbula

 

EQUIPE DE CRIAÇÃO

Direção: Gabriel Villela

Texto: Luigi Pirandello

Tradução: Beti Rabetti

Dramaturgia: Eduardo Moreira e Gabriel Villela

Assistência de direção: Ivan Andrade e Marcelo Cordeiro

Assistência e Planejamento de ensaios: Lydia Del Picchia

Antropologia da Voz, direção e análise do texto: Francesca Della Monica

Direção e preparação musical e arranjos e composição: Ernani Maletta

Preparação vocal e texto: Babaya

Iluminação: Chico Pelúcio e Wladimir Medeiros

Figurino: Gabriel Villela, Shicó do Mamulengo e José Rosa

Coordenação Artística do Ateliê Arte e Magia: José Rosa

Cenografia: Gabriel Villela, Helvécio Izabel e Amanda Gomes

Assistência de Cenário: Amanda Gomes

Pintura do cenário: Daniel Ducato e Shicó do Mamulengo

Adereços: Shicó do Mamulengo

Bordados: Giovanna Vilela

Costureiras: Taires Scatolin e Idaléia Dias

Luthier: Carlos Del Picchia

Fotos: Guto Muniz

Registro e cobertura audiovisual: Alicate

Design sonoro: Vinícius Alves

Programação Visual: Dib Carneiro Neto, Jussara Guedes, Suely Andreazzi

Tratamento de Imagens do Programa: Alexandre Godinho e Maurício Braga

Logo do espetáculo: Carlinhos Müller

Direção de Produção: Gilma Oliveira


A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão.

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos