Senac leva conhecimento da cozinha mineira ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

DATA

  • 18/08/2017 à 27/08/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Entender os processos produtivos e como é possível levar a experiência dos preparos feitos em Minas para outras regiões do país. Essa é a proposta do Senac para o 20º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece entre os dias 18 e 27 de agosto. O evento contará com aulas show, espaço interativo e cozinha ao vivo, além de almoços e jantares temáticos promovidos dentro do 6º Fórum Senac &ndash Gastronomia e Cultura.

Nesta edição serão apresentadas ao público as novas etapas do projeto &ldquoPrimórdios da Cozinha Mineira&rdquo, realizado pelo Senac. O projeto visa mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares que existiam desde os primeiros habitantes do estado, e é realizado como atividade de extensão juntamente com os alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia da instituição. Além disso, o &ldquoPrimórdios da Cozinha Mineira&rdquo está também em sintonia com o tema do festival, valoriza a gastronomia mineira e a receptividade da população.

Vale ressaltar que o festival também mostra as potencialidades econômicas de Minas Gerais. O estado é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo, o segundo estado com mais produtos com certificado de origem e procedência, além de mais de 400 mil agricultores familiares cadastrados

 

Relevância da culinária mineira

Todo esse retrospecto positivo, tanto em potencial econômico quanto em histórico e social, faz com que a culinária mineira seja valorizada e reverenciada no país. Para a coordenadora geral do projeto Primórdios e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa, a participação da instituição no Festival de Tiradentes irá além da gastronomia mineira, englobando também os processos produtivos, desde a origem da matéria-prima até a conclusão do prato. &ldquoMinas Gerais conseguiu fazer a preservação de sua cozinha, com o saber que passa de pai para filho. Entretanto, precisamos desenvolver uma forma de levar esse conhecimento aos centros de estudo&rdquo, afirma.

A ideia, com isso, é promover um resgate da história da gastronomia mineira e aperfeiçoar os saberes para que seja possível aplicar os processos com novos produtos. Vani Pedrosa destaca que esse é um passo importante para que a cozinha mineira seja cada vez mais reconhecida. &ldquoCozinhas que trabalham com ingredientes e combinações diferenciadas estão tomando lugar no mundo. Queremos trazer também essa ideia para a cozinha mineira&rdquo, salienta. Ela explica que o público do evento poderá conferir, nos espaços do Senac, a gastronomia mineira em sua completude. &ldquoVamos apresentar combinações e harmonizações em todas as refeições do dia, do café da manhã à ceia e desde a entrada, bebidas, pratos principais e sobremesas&rdquo.

O gerente de produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção do Senac, Hans Eberhard Aichinger, avalia que a parceria da instituição com o festival é fundamental para fortalecer a imagem gastronômica do estado com o público e mostrar sua potencialidade. &ldquoNossa ideia é fazer com o que o visitante, os moradores e a comunidade acadêmica envolvida entendam que é possível converter itens simples do dia a dia em produtos da alta gastronomia, sem perder suas características&rdquo, afirma.

 

Tuk-tuk gastronômico é o destaque da edição

Um dos atrativos da programação do Senac, conforme Hans Aichinger, será o tuk-tuk gastronômico. O veículo, muito popular em países da Ásia, percorrerá as principais ruas de Tiradentes e levará a experiência de uma refeição completa aos participantes do festival. &ldquoEm cada volta do veículo, serão selecionadas duas pessoas que participarão de uma refeição preparada, tendo por base alguns ingredientes dos primórdios da cozinha mineira&rdquo, explica o gerente. Entre eles, estão queijo do Frei Rosário, hidromel do Caraça, horta dos primórdios com taioba e ora-pronóbis e a farinha de inhame.

A proposta é que o público possa vivenciar um serviço de alta gastronomia, desde a chegada ao restaurante até a saída. Para isso, será montada uma mesa com diversos pratos, copos e talheres, para que os participantes tenham a experiência completa.

 

Plantas Alimentícias não Convencionais

            A participação do Senac no festival também contempla a apresentação das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) e o seu uso na gastronomia mineira. Taioba, ora-pronóbis, bertalha, beldroega e picão preto compõem o pilar Horta Histórica do projeto &ldquoPrimórdios da Cozinha Mineira&rdquo e serão utilizados em pratos da Cozinha ao Vivo e no Espaço Aulas do Senac. &ldquoEsses ingredientes eram utilizados na alimentação há 250 anos e deixaram de ser consumidos em algum momento da nossa história, principalmente em função da globalização e industrialização. Hoje, quase um terço do nosso bioma pode ser consumido, mas dificilmente encontramos todas as opções em mercados. São vistas facilmente no interior. Com o projeto, estamos devolvendo à cultura mineira essa forma tradicional de se alimentar&rdquo, ressalta Hans.

 

Programação educacional e gastronômica

            O Senac preparou para a 20º edição do Festival de Tiradentes uma vasta programação educativa e gastronômica com o intuito de promover os sabores e as tradições da cozinha mineira. Ao todo, quatro espaços receberão oficinas, aulas demonstrativas e momentos de degustação preparados pela instituição.

            Na Praça da Rodoviária, a Cozinha ao Vivo receberá os chefs que prepararão releituras contemporâneas de vários pratos famosos da culinária mineira. O evento também acontece na Praça das Vertentes, proporcionando ao público a experiência de acompanhar famosos preparos da cozinha de Minas.

            Quem estiver em Tiradentes também poderá acompanhar, no Largo das Forras, denominado Praça do Conhecimento, o Espaço Aulas e o Espaço Interativo. Enquanto o primeiro é destinado a aulas teóricas e demonstrações de preparos e degustações, no segundo o público poderá colocar a mão na massa, sob a supervisão de renomados chefs brasileiros.

            Já na Pousada Senac Tiradentes, os visitantes contam com uma programação formada por aulas demonstrativas e palestras ministradas pelos chefs convidados. Para participar de todas as oficinas e workshops, é preciso fazer a inscrição no local de cada evento, obedecendo a ordem de chegada dos interessados. A participação é gratuita e todos os eventos são supervisionados por chefs e pelos alunos do Senac.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS OFICINAS E PALESTRAS COM OS CHEFS DO SENAC

 

*COZINHA AO VIVO &ndash PRAÇA DA RODOVIÁRIA

19 de agosto, sábado, às 12h &ndash Chef Laurent Prous: Tranditrem

20 de agosto, domingo, às 15h &ndash Chef Igor Serraviti: Bolinho de torresmo recheado com queijo curado

27 de agosto, domingo, às 15h &ndash Chef Mauro de Paula: Couscous de quirera com nacos de porco e sabores do cerrado

 

*COZINHA AO VIVO &ndash PRAÇA DAS VERTENTES

20 de agosto, domingo, às 11h &ndash Chef Igor Serraviti: Costelinha de porco com mamão verde

20 de agosto, domingo, às 14h &ndash Chef Laurent Prous: Frango com quiabo moderninho

25 de agosto, sexta-feira, às 22h &ndash Chef Ronie Peterson: Barriga de porco crocante com cromesquis de PANCs

 

*ESPAÇO AULAS &ndash LARGO DAS FORRAS: 40 PESSOAS

19 de agosto, sábado, das 15h30 às 16h15 &ndash Chef Michel Abras: Boteco PANC: Tira-gostos com plantas não convencionais

26 de agosto, sábado, das 13h às 14h15 &ndash Chef Marcus Vinícius Carvalho: Acarajé das Gerais

27 de agosto, domingo, das 10h às 11h15 &ndash Chef Josiane Andrade: Dos Primórdios à Itália

 

*ESPAÇO INTERATIVO &ndash LARGO DAS FORRAS: 16 PESSOAS

19 de agosto, sábado, das 10h às 12h &ndash Chef Igor Serraviti: Itália Mineira: Massa com carne de lata e queijo curado

26 de agosto, sábado, das 10h às 12h &ndash Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Cozinha Mineira: Dos primórdios até a atualidade

 

*AULA &ndash POUSADA ESCOLA DO SENAC: 60 PESSOAS

20 de agosto, domingo, de 11h às 11h45 &ndash Chef João Victor Bertolloti: Caldo de milho verde com PANCs

20 de agosto, domingo, de 12h às 12h45 &ndash Chef João Victor Bertolloti: Barriga de porco recheada com polenta e queijo curado

27 de agosto, domingo, de 11h às 11h45 &ndash Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Sushi dos primórdios

27 de agosto, domingo, de 12h às 12h45 &ndash Chef Fernando César: Ambrosia e sua origem nos conventos

 

 

Serviço:

6º Fórum Senac &ndash Gastronomia e Cultura no 20º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Atividades: aulas, cursos, palestras e degustações. Inscrições gratuitas, no próprio espaço, por ordem de chegada.

Data: 18/8 a 27/8

Horários: variados

Local: Tiradentes / MG

Informações: www.mg.senac.br ou 0800 724 44 40

 

+EVENTOS

Eventos