MUSEU INIMÁ DE PAULA RECEBE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE AUTORES MODERNISTAS COM SESSÃO DE AUTÓGRAFO, SARAU E BATE-PAPO

DATA

  • 17/08/2017 à 17/08/2017
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

O Museu Inimá de Paula recebe no dia 17 de agosto (quinta-feira), o lançamento do livro &ldquoDescendo a rua da Bahia&rdquo, organizado por Eliane Vasconcellos e Matildes Demetrio dos Santos. O evento, que contará com bate-papo, sessão de autógrafos e sarau de leituras, acontece a partir das 19h, com entrada gratuita.

 

O livro &ldquoDescendo a rua da Bahia&rdquo  retrata a história de dois importantes escritores modernistas brasileiros: Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade. Para isso, a obra reúne correspondências trocadas entre os amigos contextualizadas com notas históricas e enriquecidas com fotos inéditas e manuscritos dos autores. Os documentos reunidos revelam uma amizade alimentada por admiração mútua, afinidades literárias e pela solidez de um afeto nascido na juventude.

 

Um debate sobre a obra abrirá os trabalhos da noite com a participação do Secretário do Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, as organizadoras do livro, o jornalista e escritor Humberto Werneck, que assina o seu pósfacio, e Joaquim Nava, sobrinho de Pedro Nava. A mediação da conversa será feita por Maria de Andrade, editora do Bazar do Tempo, e terá duração de cerca de 30 minutos.

 

Em seguida será realizado um sarau com leitura de cartas, poemas e crônicas, às 19h30. Entre os nomes previstos para as interpretações dos textos estão os dos atores Leonardo Fernandes, eleito o melhor ator de teatro em 2016 pela Associação Paulista de Críticos de Artes, a poeta Mônica de Aquino, e o Grupo Palavra Viva. Em seguida, às 20h, estará aberta a sessão de autógrafos com Eliane Vasconcellos, Matildes Demetrio dos Santos e Humberto Werneck.

 

Sobre os escritores convidados:

 

Humberto Werneck nasceu em Belo Horizonte em 1945, é jornalista e escritor. Começou no jornalismo no Suplemento Literário do Minas Gerais. Mora em São Paulo desde 1970, onde já trabalhou no Jornal da Tarde, Veja, Jornal da República, Isto É, Jornal do Brasil e Elle. É cronista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de O pai dos burros e O santo sujo: a vida de Jayme Ovalle, entre outros livros.

 

Eliane Vasconcellos é escritora, pesquisadora e professora. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez pós- doutorado no Institut de textes et manuscrutis modernes (ITEM), e chegou a lecionar na França. Dirigiu o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa, por quase 20 anos. É especialista em acervos literários, tendo organizado e publicado os inventários dos arquivos de Clarice Lispector, Pedro Nava, Vinícius de Morais, entre outros. Dedica-se também ao estudo da relação mulher-literatura.

 

Matildes Demetrio dos Santos é escritora, pesquisadora e leciona desde 2002 a disciplina de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa &ldquoCaminhos da Literatura Brasileira&rdquo. Possui Pós-Doutorado na Université Sorbonne Nouvelle &ndash Paris III / França (2014) e Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1992).

 

SERVIÇO

Lançamento do livro &ldquoDescendo a Rua da Bahia&rdquo

Data: 17 de agosto

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 &ndash Centro).
Horários: quinta-feira, de 19h às 22h
Mais Informações: (31) 3213-4320

https://www.museuinimadepaula.org.br/

+EVENTOS

Eventos