Festival M.AR.T.E - Música, Arte e Tecnologiaa

DATA

  • 18/07/2017 à 23/07/2017
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 23:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

M.AR.T.E. FESTIVAL UNE ARTE, CULTURA E TECNOLOGIA EM MAIS DE 20 ATRAÇÕES GRATUITAS NA CIDADE DE MARIANA

Evento inédito será realizado de 18 a 23 de julho.

Oficinas, workshops, shows e performances irão discutir as novas relações entre as artes e a tecnologia.

 

Um evento inédito, idealizado para discutir as novas relações entre as artes, a cultura e a tecnologia, especialmente a Música. Essa é a proposta da primeira edição do M.AR.T.E. Festival - Mostra de Arte e Tecnologia - que será realizado em sua primeira edição no município de Mariana/MG, entre os dias 19 e 23 de julho de 2017, quarta a domingo, com entrada gratuita. A programação inclui mais de 20 atrações entre oficinas, workshops, shows e performances, com curadoria artística de Barral Lima, Carolina Daves, Erick Krulikowski e Henrique Roscoe.  Conta com a parceria do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana / Fórum das Artes 2017. &ldquoO festival pretende apresentar ao público intervenções artísticas que mostram as novas possibilidades de interação, onde todos esses elementos se cruzam, se interagem e se transformam&rdquo, sintetiza um dos organizadores e curador do evento, Barral Lima, CEO do Grupo UN Music.

Os shows e perfomances terão como foco a música de artistas locais e nacionais, além de performances que misturam música, dança, interfaces de audiovisual e tecnologia. Comandadas pelo músico e artista digital Henrique Roscoe, as performances pretendem mostrar inovações na área da cultura a partir da integração com a tecnologia. Músicos como João Bosco, as bandas mineiras Tianastácia, Falcatrua e Tempo Plástico, o grupo de música latina La Cumbia Negra (SP), os intérpretes Tania Azze, e Felipe de Oliveira, entre outros, se revezarão de quarta a domingo, em dois palcos montados nas praças de Mariana. 

O M.AR.T.E. ainda tem agregado à sua programacao o Canta Mariana &ndash Festival da Cancao de Mariana, um concurso que teve inscrições encerradas no dia 18 de junho e irá premiar as melhores composições, entre 20 selecionadas de compositores de todo o pais, de varios estilos. O Canta Mariana será realizado com duas semifinais que irão acontecer na quinta e sexta, 20 e 21/7, com as 20 selecionadas, e uma final no sábado, 22/07, com apresentação de 10 canções classificadas. A vencedora será apresentada no encerramento do Festival. Os compositores participantes são: Alcides das Dores Ramos, com Rap pra Burguesinha (Mariana/MG) Alice Rodrigues Angelotti, com Recomeço (Mariana/MG) Camila de Sousa Menezes, com Astronauta (Belo Horizonte) Cleidson de Paula Silva, com Sementes (Belo Horizonte) Daniel Rodrigues, com Bem bolado (Itabirito) Douglas Oliveira de Souza (Douglas Gold), com Mariana City (Mariana/MG) Felipe Saldanha Odier (Mamutte), com Pro mundo girar (Belo Horizonte) Flávio Henrique Alves de Oliveira, com Era uma voz (Belo Horizonte) Gustavo Henrique Soares Campelo, com Mulher maravilha (Mariana/MG) João Bernardo Neves Rodrigues, com O amor vem de longe (Rio de Janeiro/RJ) Luiz Cláudio Fraga de Carvalho (Cláudio Fraga), com Confissões (Belo Horizonte) Luiza Mardones Gaião, com Pacífico (Ouro Preto/MG) Marcos José Catarina, com Reabolição (Belo Horizonte) Paulo Rodrigo da Silva Ferreira, com Teu sonho (Rio de Janeiro/RJ) Ramon Gonçalves Santos, com Oscilação (Coronel Fabriciano/MG) Renato Costa Villaça, com Flores (Lagoa Santa/MG) Ricardo Rodrigues da Silva (Rick e Riuler), com Perrengue de saudade (Mariana/MG) Simone Costa de Almeida, com Mais um pouco (Sete Lagoas) Wagner Luiz Rocha, com Ao amor depois do amor (Belo Horizonte) e Wlly Mey-lin Cota de Magalhães, com Thom Sorriso (Belo Horizonte).

Entre as oficinas e workshops, o público terá acesso a atividades de formação em Instagram, Youtube, Grafite, Musica Eletronica, e em Audiovisual a partir da proposta de Coberturas Colaborativas, utilizando as redes sociais. A oficina de Direção Artística para Carreiras Musicais, trara ao palco do Teatro SESI de Mariana, 4 artistas selecionados dentre os inscritos, que submeterao sua trajetoria musical ao crivo de Barral Lima, Carlos Eduardo Miranda e Erick Krulikowski com a plateia do teatro aberto para publico ouvinte. &ldquoAs oficinas e workshops têm como foco principal a juventude de Mariana e região, possibilitando experiências formativas que mesclem os três pilares do evento que é arte, cultura e tecnologia. Entendemos que a interação entre a tecnologia e as artes é uma realidade sem volta. A partir desta percepção, pensamos em criar um festival que pudesse agregar soluções musicais no âmbito cultural, artístico e da comunicação&rdquo, explica Barral Lima. As atividades acontecerão de quarta a sábado, no período da manhã e da tarde, no espaço SESI Mariana, com inscrições gratuitas e prévias pelo site do evento www.festivalmarte.com.br/inscricoes.

O M.AR.T.E. Festival é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Oi. Tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Mariana conta com a parceria do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana/Fórum das Artes e do SESI/FIEMG de Mariana. A realização é da UN Music e co-produção da Holofote Cultural. 

 

1. Shows e performances

Foco principal na música e performances de artistas locais e nacionais, que irão se revezar nos palcos Praça Gomes Freire e Praça Minas Gerais, todos os dias, à noite.

19 DE JULHO &ndash QUARTA-FEIRA

19h | Dança: Desenhador Tracker

Thembi Rosa (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: Desenhador_Tracker é um dos softwares desenvolvidos pelo projeto Parâmetros em Movimento (2011), plataforma que busca instigar uma rede de interações entre dança, software, som, imagem. A performance é centrada na exploração dos desenhos produzidos a partir dos movimentos captados pelo sensor do Kinect, uma improvisação entre dança, música e interfaces digitais.

Local: Teatro SESI

 

20h | Show de Abertura (Mariana/MG)

Local: Praça Minas Gerais

 

21h | Show: Tempo Plástico

Tempo Plástico (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: A banda de rock brasileiro traz em seu som elementos do stoner e do grunge que, ao longo de sua trajetória, reforça sua identidade a partir da atuação teatral do vocalista Fábio Gruppi, que interage com o som resultante do power trio: guitarra, baixo e bateria.

Local: Praça Minas Gerais

 

22h | Show: O Riso do Tempo

Maurinho e os Mauditos (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: O Riso do Tempo traz canções que falam do dia-a-dia, do amor, da falta dele, da saudade, das drogas, da tristeza. Se acha que o resultado final é algo do tipo dramático, está completamente enganado. Maurinho e os Mauditos trazem em seu show aquele alto astral e muita energia. Traz o tempo e sua ironia, o seu riso. A banda é um projeto paralelo de Marinho Berro Dágua, integrante da banda Tianastácia.

Local: Praça Minas Gerais

 

20 DE JULHO &ndash QUINTA-FEIRA

19h | Dança: Estudo Coreográfico Sobre Sonoridades Vestíveis

Luiz Naveda (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: A proposta envolve uma performance de dança utilizando dispositivos móveis, que a partir da instalação de aplicativos respondem à interação por movimento com texturas sonoras. A performance envolve improvisação sobre a textura sonora que é propagada pelos alto-falantes dos celulares em resposta ao movimento.

Local: Teatro SESI

 

20h | Música: Canta Mariana - Festival da Canção de Mariana

Semifinal I &ndash Apresentação de 10 Bandas Selecionadas

Sinopse: Promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, o evento, que ocorre entre os dias entre 20 e 23 de julho, pela primeira vez, homenageará a canção &ldquoCarinhoso&rdquo, de Pixinguinha, no centenário de sua composição que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira. Nesta data, 10 selecionados apresentarão suas canções que concorrem no Festival.

Local: Praça Minas Gerais 

 

22h |Show: Pequenas Porções de Espaços

Falcatrua (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: Mais afiados e maduros sonoramente, o grupo vai desde o rock pesado de &ldquoConsciência&rdquo tomada por riffs nervosos e mini-moogs instigantes, até uma marchinha tradicional de Carnaval, &ldquoNamorá Casá&rdquo, que traz questionamentos sobre os padrões atuais do casamento.

Local: Praça Minas Gerais

 

21 DE JULHO &ndash SEXTA-FEIRA

18h |Show: Henrique Roscoe

Henrique Roscoe (Belo Horizonte/MG)

SinopseO artista apresenta seu set autoral de música eletrônica, com sons mecânicos e beats quebrados criados ao vivo por máquinas de som. Melodias de luz estroboscópicas geradas através de uma interface construída pelo artista são tocadas em tempo real em um set intenso e imersivo. O show traz um forte caráter de improvisação fazendo com que cada apresentação seja única.

LocalPraça Gomes Freire

 

19h | Show: La Cumbia Negra

La Cumbia Negra (São Paulo/SP)

Sinopse: La Cumbia Negra traz uma junção de amigos que se reuniram para tocar temas de cumbia unidos ao rock, resultando em um ar dançante e tropical. O grupo traz em seus temas autorais o que melhor se faz no estilo cumbia.

Local: Praça Minas Gerais

 

19h | Mapping Intervenção

Ed Zimerer (Belo Horizonte/MG)

Local: Praça Minas Gerais (simultaneo ao show)

 

20h | Música: | Canta Mariana - Festival da Canção de Mariana

Semifinal II &ndash Apresentação de 10 Bandas Selecionadas

Sinopse: Promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, o evento, que ocorre entre os dias entre 20 e 23 de julho, pela primeira vez, homenageará a canção &ldquoCarinhoso&rdquo, de Pixinguinha, no centenário de sua composição que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira. Nesta data, 10 selecionados apresentarão suas canções que concorrem no Festival.

Local: Praça Minas Gerais

 

22h | Show: Tianastácia

Tianastácia (Belo Horizonte/MG)

SinopseDestaque no cenário musical do país, a banda é reconhecida pela diversidade de estilo musical e irreverência. Com a base no bom e velho rock&rsquon roll, a família Nastácia transita por diversos estilos. A irreverência, o bom humor e a criatividade nas músicas fazem do Tianastácia um dos maiores ícones do pop rock mineiro.

LocalPraça Minas Gerais

 

22 DE JULHO &ndash SABADO

16h | Dança: Oscilações - Composição Improvisacional

Marcelo Kraiser / Ludmilla Ramalho (Belo Horizonte/MG)

SinopseOscilações tem um caráter fortemente improvisacional, onde a cada instante os equilíbrios precários são alterados de maneira imprevista gerando paisagens sonoras e composições visuais.

LocalTeatro SESI

 

18h | Performance: Sonata nº 10 de Scriabin

Joana Boechat e Henrique Roscoe (Belo Horizonte/MG)

SinopseJoana Boechat traz uma elaborada performance em cima das composições de Scriabin, executada com piano e live images que conta com participação sonora e visual de Henrique Roscoe.

LocalTeatro SESI

 

18h | Show: Áureo Lopes

Áureo Lopes (Itabirito/MG)

Sinopse: Áureo Lopes possui um estilo bastante eclético, que vai desde samba, bossa nova passando pelo Jazz, pop, funk, rock entre outros.

Local: Praça Gomes Freire

 

19h | Show: Tania Azze

Tania Azze (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: nia Azze destaca-se no cenário musical com sua voz marcante, expressando sua paixão pelo Jazz, R&B, Rock e Rockabilly, com interpretações viscerais em versões de alguns dos maiores sucessos e também com composições próprias. A cantora e compositora define-se como intérprete de um estilo que ela mesma denomina "Cool Poppy Jazz /Jazzy Pop & Rock".

Local: Praça Minas Gerais

 

19h | Teatro Mapping

Ed Zimerer (Belo Horizonte/MG)

Local: Praça Minas Gerais (simultaneo ao show)

 

20h | Música: Canta Mariana - Festival da Canção de Mariana

Final - Apresentação de 10 Bandas Classificadas

Sinopse: Promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, o evento, que ocorre entre os dias entre 20 e 23 de julho, pela primeira vez, homenageará a canção &ldquoCarinhoso&rdquo, de Pixinguinha, no centenário de sua composição que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira. Nesta data, 10 selecionados apresentarão suas canções que concorrem no Festival.

Local: Palco Praça Minas Gerais

 

22h | Show: Adrianna

Adrianna (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: A cantora interpreta grandes obras da Black Music brasileira dos anos 1970, movimento esse inicialmente marginalizado e que nos últimos 30 anos foi influência para grandes artistas brasileiros como banda Black Rio, Sandra de Sá, Maurício Manieri, Jota Quest.

Local: Palco Praça Minas Gerais

 

23 DE JULHO &ndash DOMINGO

12h | Show: Marajaizz

Marajaizz (Ouro Preto/MG)

Local: Praça Gomes Freire

 

16h | Performance: N.U. &ndash Naked Universe

Ligiana Costa e Edson Secco / Caio Fazolim (São Paulo/SP)

Sinopse: N.U. traz a união da canção do eletrônico e do experimental, dando origem a um trabalho criado com minuciosos arranjos e texturas. O N.U. é uma experiência de dança, sentidos e afetos, humanos ou não.

Local: Teatro SESI

 

18h | Teatro: F.A.LA

Samantha Rennó (Rio de Janeiro/RJ)

Sinopse: Em F.A.LA, Samantha Rennó performa como Dj e mestre de cerimônia e dispara samples de áudio simultaneamente a imagem de músicos projetadas, compondo a banda resultando em um projeto audiovisual onde imagem e som se coagulam em sets inestésicos.

Local: Teatro SESI

 

19h | Música: Canta Mariana - Festival da Canção de Mariana

Apresentação da Cançao Vencedora do Canta Mariana

Sinopse: Promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, o evento homenageará a canção &ldquoCarinhoso&rdquo, de Pixinguinha, no centenário de sua composição que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira. Nesta data serea revelado o grande vencedor do Festival da Canção de Mariana e ocorrerá a premiação.

Local: Palco Praça Minas Gerais

 

20h | Show: Felipe de Oliveira

Felipe de Oliveira (Belo Horizonte/MG)

Sinopse: Felipe é um cantor a serviço do afeto, da excelência artística, vocal, musical e busca, no palco, um único objetivo: emocionar quem assistir. Em seu show, explora canções que fizeram parte de sua trajetória musical e experimenta arranjos modernos para músicas de Assis Valente, Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros.

Local: Palco Praça Minas Gerais

 

21h | Show: João Bosco

João Bosco (Ponte Nova/MG)

Sinopse: João Bosco está completando 40 anos de carreira e, como no poema de Drummond, pode-se dizer que ele atinge essa marca na seguinte situação: "Quarenta anos e nenhum problema/ resolvido". Mas muitos problemas colocados, com originalidade e mestria. São esses problemas musicais que ele reúne e aprofunda no show em comemoração à efeméride.

Local: Palco Praça Minas Gerais

 

 

 

2. Oficinas e workshops

Experiências formativas que mesclem arte, cultura e tecnologia. Serão realizadas no espaço do SESI de Mariana, de 19 a 22/7 (quarta a sábado), nos períodos manhã e tarde. As Inscrições sao gratuitas e realizadas pelo site www.martefestival.com.br/inscricao

ARTE EM GRAFITE

Data: 19 de julho (quarta)

Horário: 9h às 13h

Local: SESI Mariana

Instrutor: Binho Barreto

Curriculo: Binho Barreto é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da UFMG. Atua em diversas áreas que têm o desenho como interseção. É ilustrador, professor e, desde 1995, atua cotidianamente com o graffite.

Ementa: Serão ministradas aulas práticas sobre o graffite, sua história, técnicas e todo o conceito, do básico ao avançado.

Carga Horária: 4h

Quantidade de Vagas: 20

blico alvo: Interessados em artes plásticas, hip hop e graffite.

 

COBERTURA AUDIOVISUAL COLABORATIVA

Data: 19 a 23 de julho

Horário: 14h às 18h

Local: SESI Mariana

Instrutores: Gabriela Gois e Igor Zaidan

Curriculo: Gabriela Gois é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Fundação Mineira de Educação e Cultura. Responsável por Oficinas de produção, criação e edição audiovisual. Além de sua atuação na produtora Caturra Digital, exerceu alguns trabalhos de caráter independentes na área de web, mídias digitais e redes sociais.

Igor Zaidan é graduado em Artes Visuais Licenciatura pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atua principalmente como produtor audiovisual e oficineiro. Participou como fotógrafo colaborador nos projeto Librário do CEDTec (UEMG).

Ementa: Propõe uma formação audiovisual relacionada ao uso das novas tecnologias de comunicação, estimulando a aprendizagem prática dos recursos disponíveis e potentes nas chamadas mídias de bolso. Os participantes irão aprender estratégias para concepção, produção e difusão de conteúdos instantâneos em novas mídias, utilizando dispositivos de fácil acesso.

Carga Horária: 20h

Quantidade de Vagas: 20

blico alvo: Jovens de 18 a 26 anos

 

NA BATIDA DO RAP &ndash Turma I

Data: 20 de julho

Horário: 9h às 12h

Local: SESI Mariana

Instrutor: Guilherme Felipe da Silva Filho

Curriculo : Guilherme Xac é engenheiro de áudio e produtor musical, formado pelo NMIT e pelo SAE Institute, ambos na Austrália. Atua há 19 anos como DJ de hip-hop. Lançou o Erotic Dream &ndash um dos primeiros projetos de Progressive Trance no Brasil &ndash e é um dos criadores do Joy Corporation.

Ementa:  Introdução à produção de batidas de RapHipHop usando o software Ableton live.

Carga Horária: 3h

Quantidade de Vagas: 12

Público alvo: 14 a 16 anos

 

 

NA BATIDA DO RAP &ndash Turma II

Data: 20 de julho

Horário: 14h às 17h

Local: SESI Mariana

Instrutor: Guilherme Felipe da Silva Filho

Curriculo : Guilherme Xac é engenheiro de áudio e produtor musical, formado pelo NMIT e pelo SAE Institute, ambos na Austrália. Atua há 19 anos como DJ de hip-hop. Lançou o Erotic Dream &ndash um dos primeiros projetos de Progressive Trance no Brasil &ndash e é um dos criadores do Joy Corporation.

Ementa:  Introdução à produção de batidas de RapHipHop usando o software Ableton live.

Carga Horária: 3h

Quantidade de Vagas: 12

Público alvo: 14 a 16 anos

 

INSTAGRAM: TÉCNICAS, LINGUAGEM E CASES DE INFLUENCERS

Data: 21 de julho

Horário: 9h às 18h

Local: SESI Mariana

Instrutor: Victor Lambertucci

Currículo: Victor Lambertucci é jornalista, publicitário e designer gráfico formado pela UFMG e com atuação no mercado como Consultor de Comunicação e Analista de Marketing.

Ementa: A oficina propõe a discussão sobre técnicas para fotos, vídeos e textos para a rede social Instagram. A oficina apresentará também um estudo de caso de influencers da rede social, que já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente.

Carga Horária: 8h

Quantidade de Vagas: 30 pessoas

blico alvo: Maiores de 16 anos

Pré-requisitos: Os participantes devem portar smartphones. 

 

YOUTUBE

Data: 22 de julho

Horário: 9h às 18h

Local: SESI Mariana

Instrutor: Ricardo Almeida

Curriculo: Ricardo Almeida, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR, é participante do Núcleo de Produção Digital na Cinemateca de Curitiba e um dos fundadores da Coletive, aceleradora de canais do YouTube. Editor e gestor do canal 5inco Minutos, da Kéfera Buchamann.

Ementa: Neste curso de YouTube você aprende como montar seu canal, gerenciá-lo com qualidade, monetizá-lo e transformá-lo num negócio rentável.

Carga Horária: 8h

Quantidade de Vagas: 20

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos sobre internet e interesse em se profissionalizar em Youtube e conteúdos digitais.

 

 

DIREÇÃO PARA CARREIRAS ARTÍSTICAS

Data: 21 de julho

Horário: 14h às 18h

Local: Teatro SESI Mariana

Instrutor: Barral Lima, Carlos Miranda e Erick Krulikowski

Currículos: Barral Lima é formado em música. Foi membro da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e atuou em diversos shows como baixista ao lado de grandes artistas. Atua como produtor musical e engenheiro de som, tendo atualmente como resultado mais de 100 projetos fonográficos.

Carlos Miranda é produtor, percussionista, cantor, baterista, guitarrista e tecladista em diversos grupos. Responsável pela elaboração e realização de planos estratégicos para consolidação de imagem e colocação no mercado de grupos nacionais.

Erick Krulikowski é graduado em Música pela USP e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia Y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Atua como professor convidado da FGV e da Fundação Dom Cabral e diversas ações de capacitação e gestão do mercado Audiovisual.

Carga Horária: 4h

Para essa oficina serão selecionados 4 grupos e/ou artistas da região com carreira comprovada mediante release e links de redes sociais. 

 

SERVIÇO | FESTIVAL M.AR.T.E.

Data: 18 a 23 de julho 2017

Local: Mariana/MG &ndash Em praças e no SESI da cidade histórica

Inscrições para oficinas: www.martefestival.com.br/inscricao

Informações: 31 3223.2916 - www.martefestival.com.br

ENTRADA GRATUITA

https://martefestival.com.br/

+EVENTOS

Eventos