Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória apresenta filmes gratuitos

DATA

  • 09/03/2017 à 18/03/2017
  • Hora início: 19:30
  • Hora fim: 21:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Festival, realizado pelo Instituto Cervantes de BH em parceria com o Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE) leva ao público gratuitamente filmes sobre a Guerra Civil Espanhola que deixou marcas no povo ibérico

A capital mineira recebe, de 09 a 18 de março, a Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória, que acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) - Cine Santa Tereza, rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza. Realizado pelo Instituto Cervantes BH e pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE), a mostra exibirá filmes com novas leituras sobre a Guerra Civil Espanhola. As sessões terão filmes legendados em português e com entrada gratuita. A Mostra tem apoio cultural do MIS Cine Santa Tereza, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de BH.

Serão sete filmes sobre a Guerra Civil Espanhola e o pós-guerra (Las 13 Rosas, Pan Negro, El Viaje de Carol, El Laberinto del Fauno, La Maleta Mexicana, Bienvenido Mr. Marshall e La Lengua de Las Mariposas e um filme infantil para agradar esse público, com o desenho animado do clássico Dom Quixote de La Mancha parte I (dublado em português sem legenda).

Os filmes selecionados para a Mostra retratam a guerra devastadora e tratam de recuperar a memória coletiva dos perdedores do lado republicano. &ldquoTrata-se de filmes de índole muito diversa que formam um recorte representativo da produção cinematográfica espanhola sobre este tema: um documentário e seis longas metragens. O tema da memória está presente em todos eles, seja através de uma maleta de negativos de fotografias encontradas ou pelo olhar de uma criança sobre a guerrilha do pós-guerra ou através das lembranças de 13 jovens mulheres&rdquo, conta o curador da mostra prof. Dr. Volker Jaeckel, coordenador do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE).

As sinopses dos filmes e os horários das sessões estão disponíveis no site do Instituto Cervantes em Belo Horizonte (www.belohorizonte.cervantes.es). A entrada é gratuita e a retirada do ingresso pode ser feita trinta minutos antes de cada sessão.

Após a exibição do filme Las trece rosas da Mostra, no dia 09 de março, às 19 h, haverá uma sessão comentada sobre o filme e debate com o público. Participam do debate: o curador da Mostra, prof. Dr. (UFMG) Volker Jaeckel, o diretor do Instituto Cervantes BH, Luiz Javier Ruiz Sierra, a gestora do MIS, Siomara Faria e a coordenadora técnica da Mostra e profa do Instituto Cervantes BH, Isabel Jimenez. 

Sobre a Guerra (texto do prof. Dr. Volker Jaeckel)

A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é uma ruptura importante na história da Espanha e como nenhum outro acontecimento marcou o país e seus habitantes até hoje. Foi uma guerra que deixou a nação dividida em duas partes durante mais de 40 anos. Ainda depois do fim da ditadura do general Francisco Franco em 1975 permaneceu no país ibérico um silêncio sobre este assunto polêmico, inspirado por um pacto de esquecimento.

Esta guerra não foi apenas um prelúdio da Segunda Guerra Mundial 1939-1945, era também a primeira guerra moderna que afetou gravemente a população civil de um estado com bombardeios massivos e causou um êxodo enorme de exilados para outros países europeus, africanos e latino-americanos. Também foi a única vez na história que uma guerra mobilizou dezenas de milhares de voluntários de 53 países diferentes para lutar a favor de um governo legitimamente eleito. Ao mesmo tempo foi a primeira guerra mediatizada com uma repercussão quase imediata na imprensa mundial que levava os horrores da guerra aos lugares mais distantes do mundo em forma de reportagens de jornais, revistas e documentários.

 

Serviço:

Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória

Dias: 09 a 18 de março

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza

Realização: Instituto Cervantes BH e Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE)

Apoio cultural: MIS Cine Santa Tereza, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de BH

Entrada: Gratuita

Informações: 3789 1600 Instituto Cervantes BH

Confira programação:

&bull 09/03, às 19h: Las 13 Rosas (132 min., 2007, Emilio Martínez- Lázaro) com sessão comentada após exibição do filme e debate com o público

 

&bull 10/03, às 19h30: Pan Negro (108 min., 2010, Agustí Villaronga)

&bull 11/03, às 19h30: El Viaje de Carol (104 min., 2002, Imanol Uribe)

&bull 15/03, às 19h30: El Laberinto del Fauno (112 min., 2006, Guillermo del Toro)

&bull 16/03, às 19h30: La Maleta Mexicana (90 min., 2011, Trisha Ziff)

&bull 17/03, às 19h30: Bienvenido Mr. Marshall (75min., 1953, Luis García Berlanga)

&bull 18/03, às17h00: Dom Quixote de La Mancha, parte I (92 minutos, Cruz Delgado)

&bull 18/03, às 19h30: La Lengua de las Mariposas (95 min, 1999, José Luis Cuerda)

 

Sinopses dos filmes: www.belohorizonte.cervantes.es

 




www.belohorizonte.cervantes.es

+EVENTOS

Eventos