Casa Fiat de Cultura realiza atividades que envolvem toda a família durante as férias

DATA

  • 24/01/2017 à 19/02/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Casa Fiat de Cultura realiza atividades que envolvem toda a família durante as férias

Visitantes poderão aprender e se divertir ao mesmo tempo.

 

O período de férias chegou e, junto dele, um desejo em comum: desfrutar, ao máximo, do tempo livre. Sabendo disso, a Casa Fiat de Cultura preparou uma programação especial e gratuita para esta época do ano. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Casa Fiat permanece de portas abertas para que crianças e suas famílias possam visitar a obra de arte Civilização Mineira (1959), de Cândido Portinari, e participar das atividades do Ateliê Aberto, aliando lazer, criatividade e aprendizado.

 

Entre os dias 25 a 29 de janeiro será realizado o Ateliê de Escultura, no qual os participantes terão a oportunidade de criar pequenas esculturas e compreender um pouco melhor os processos de criação de objetos tridimensionais. As crianças de até 12 anos poderão esculpir sachês a partir de sabonetes, experimentando, também, afetos e memórias do tempo das vovós. Já os maiores de 12 anos, aprenderão a construir peças em blocos de cimento celular autoclavado. Todos os interessados deverão usar roupas confortáveis e adequadas ao manuseio de tintas, adesivos e outros materiais. E as crianças menores de 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, &ldquono período de férias o Ateliê permanece aberto como uma oportunidade para que toda a família participe junta das atividades. O objetivo é contribuir para que os visitantes tenham múltiplas experiências por meio da arte, em um espaço colaborativo onde é possível ensinar e aprender de maneira livre e lúdica&rdquo, explica.

 

Em fevereiro, as atividades do Ateliê Aberto continuam e os participantes poderão se preparar para o Carnaval no Bloco das Conjuradas. O ateliê será dedicado à criação de adereços inspirados em três personagens femininas da Inconfidência Mineira. Do dia 1º a 05 de fevereiro, o ateliê terá como homenageada Bárbara Heliodora. Do dia 08 a 12, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo. E do dia 15 a 19, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a Marília de Dirceu. Uma nova face da Inconfidência será apresentada ao público e as histórias dessas mulheres serão revividas em acessórios e adereços que levarão os visitantes da Casa Fiat de Cultura a um outro tempo, outro lugar, outra História.

 

A ideia de preparar o ateliê Bloco das Conjuradas e falar sobre a Inconfidência Mineira surgiu a partir do quadro Civilização Mineira, de Cândido Portinari - que está instalado no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura e também pode ser visitado durante as férias. Isto porque esta é a maior tela de Portinari em Minas Gerais e representa não só a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897, como faz referência aos inconfidentes mineiros, que são referência da identidade dos brasileiros. Da mesma forma, Bárbara Heliodora, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo e Marília de Dirceu, homenageadas no Ateliê Aberto, são uma inspiração para as mulheres. 

 

A Casa Fiat de Cultura fica aberta de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Neste período, o público pode visitar a obra de Portinari e ainda aproveitar as delícias do Café da Casa Fiat de Cultura. Já as atividades do Ateliê Aberto acontecem de quarta a domingo. No período da manhã, das 10h às 12h, aberto à participação de crianças até 12 anos e, no período da tarde, das 14h às 18h, aos maiores de 12 anos. Todas as atividades contarão com a orientação de um mediador qualificado, que auxiliará os participantes durante toda permanência no ateliê.

 

Serviço:

 

Ateliê Aberto Escultura

De 25 a 29 de janeiro

 

Ateliê Aberto Bloco das Conjuradas

De 01º a 05 de fevereiro &ndash homenagem a Bárbara Heliodora

De 08 a 12 de fevereiro &ndash homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo

De 15 a 19 de fevereiro &ndash homenagem a Marília de Dirceu

 

Horário dos ateliês:

Das 10h às 12h para crianças até 12 anos

Das 14h às 18h para maiores de 12 anos

 

Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição.

 

Entrada Gratuita

 

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 &ndash Funcionários &ndash BH/MG

 

Horário de funcionamento:

De terça a sexta, das 10h às 21h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos