Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inhotim

DATA

  • 18/10/2016 à 23/10/2016
  • Hora início: 09:30
  • Hora fim: 16:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira - 3a e 5a feira:25,00
    Gratuita - 4a feira:0,00
    Inteira - 6a, sábado e domingo:40,00

Inhotim oferece atividades gratuitas para os visitantes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

Com seminário, conversas e ações lúdicas, programação pretende sensibilizar o público sobre os impactos da produção de alimentos e alternativas para uma agricultura mais sustentável

 

 

Da próxima terça-feira (18) até domingo (23), o Instituto Inhotim participa da 13a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que neste ano traz o tema &ldquoCiência Alimentando o Brasil&rdquo. Fazem parte da programação o VII Seminário de Iniciação Científica, conversas com integrantes do Assentamento Pastorinhas, de Brumadinho, e várias atividades gratuitas em que o público pode conhecer plantas, sementes e o manejo dos solos.

 

Lidiane Arantes, supervisora de educação do Inhotim, afirma que a programação está em sintonia com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como os números 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos) e 15 (proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres). &ldquoO consumo de alimentos está diretamente ligado às técnicas usadas na agricultura e que, também, se relacionam com as mudanças climáticas. Devemos estimular a pensar novos modelos de produção de alimentos para que o manejo do solo seja feito corretamente, a fim de conservar a biodiversidade.&rdquo Em maio deste ano, o Inhotim assinou uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco no combate à mudança do clima e seus impactos.

 

Além de sensibilizar o público sobre o assunto por meio das atividades da Semana, Lidiane Arantes também destaca o Inhotim como uma instituição que auxilia na transformação de seu entorno por meio da educação, como acontece no VII Seminário de Iniciação Científica &ndash A Formação do Jovem Pesquisador. &ldquoO Instituto age como indutor da formação inicial de jovens para a pesquisa e se aproxima do cotidiano desses participantes e de suas comunidades&rdquo. Atualmente, são realizados 12 estudos por jovens pesquisadores de Belo Horizonte e de Brumadinho, viabilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inhotim tem patrocínio da IBM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Confira abaixo a programação completa:

Bate-papo com o Assentamento Pastorinhas

Representantes do Assentamento Pastorinhas conversam com visitantes sobre agricultura familiar. Localizado em Brumadinho, é formado por famílias que usam a horticultura e a agroecologia na produção de alimentos.

Quando: terça-feira, 18 de outubro

Horário: 14h

Onde: Espaço Igrejinha (próximo ao G20 no mapa)

Observação: público livre

Gratuito

 

Espaço Ciência

Com o uso de lupas eletrônicas e uma apresentação em tela touch screen, o público conversa com educadores sobre manejo de solos e sistemas agroecológicos, que privilegiam conservação ambiental e biodiversidade.

Quando: 18 a 23 de outubro (terça a domingo)

Horário: 10h às 16h (terça a sexta-feira) e 10h às 17h (sábado e domingo)

Onde: Estação Educativa, no Centro de Educação e Cultura Burle Marx (próximo ao A17 no mapa)

Observação: público livre

Gratuito

 

Hoje é dia de feira!

Nos jardins do Inhotim, o público é convidado a conhecer curiosidades sobre sementes crioulas (selecionadas durante anos por agricultores e comunidades tradicionais) e as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), dispostas em uma banca de feira.

Quando: 20 e 21 de outubro (quinta e sexta-feira)

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Onde: próximo do Magic Square (A12 no mapa)

Observação: público livre

Gratuito

 

Oficina de Papel Semente

Nesta atividade, os participantes aprendem a confeccionar um papel reciclado, adicionando ingredientes especiais: sementes de hortaliças ou ervas.

Quando: 22 de outubro (sábado)

Horário: 10h30 às 13h

Onde: Viveiro Inhotim

Observação: Saída da Recepção, 25 pessoas. Inscrição a partir das 10h na Recepção.

Gratuito

 

VII Seminário de Iniciação Científica &ndash A Formação do Jovem Pesquisador

Jovens pesquisadores expõem seus estudos realizados no Inhotim. O evento conta, também, com duas palestras: &ldquoCiência Alimentando o Brasil&rdquo, com Carlos Mourthe, mestre em Ecologia pela UFMG e &ldquoHistória das Mudanças Climáticas&rdquo, com Ricardo Figueiredo, doutorando em História das Ciências pela UFMG. O evento é gratuito. O Seminário é uma realização conjunta com a Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

 

Veja a programação completa:

 

21 de outubro, sexta-feira:

10h às 12h &ndash palestra &ldquoCiência Alimentando o Brasil&rdquo, com Carlos Mourthe

13h às 14h &ndash almoço

14h às 16h30 &ndash apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas da Fapemig

 

22 de outubro, sábado:

10h às 12h &ndash palestra &ldquo História das Mudanças Climáticas&rdquo, com Ricardo Figueiredo

13h às 14h &ndash almoço

14h às 16h30 &ndash apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas da Fapemig

 

 

 

SERVIÇO

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inhotim

 

Quando: de 18 a 23 de outubro (terça a domingo).
Programação gratuita para o visitante do Parque.

 

Horários de funcionamento do Inhotim:
de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30
sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

 

Entrada: quarta-feira gratuita terça e quinta-feira, R$ 25 sexta, sábado, domingo e feriado, R$ 40. Têm direito a meia-entrada crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes identificados, professores das redes formais pública e privada de ensino identificados e funcionários de empresas parceiras.

 

Informações para a imprensa:

Marcelo Martins &ndash marcelo.martins@inhotim.org.br

31 3194-7328 | 31 9-9765-5494

Malu Gonçalves &ndash malu.goncalves@inhotim.org.br

31 3194-7319 | 31 9-9765-2470

www.inhotim.org.br

+EVENTOS

Eventos