GERALDO CARNEIRO É O CONVIDADO DO PRÓXIMO DIVINAS CONVERSAS

DATA

  • 06/10/2016 à 06/10/2016
  • Hora início: 19:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

undação Torino Escola Internacional e Casa Fiat de Cultura abrem para o grande público a Biblioteca Dante Alighieri no bairro Belvedere. Inauguração será marcada por palestra do poeta Geraldo Carneiro sobre Shakespeare no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 19h30. Entrada gratuita

 

A comunidade de Belo Horizonte e região conta agora com mais uma biblioteca: a Dante Alighieri. Pertencente à Fundação Torino Escola Internacional, a biblioteca passa a oferecer seus serviços para o grande público, de forma gratuita, a partir do próximo dia 6 de outubro. O acervo &ndash composto por obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol &ndash estará disponível à comunidade para empréstimos e consultas no próprio espaço, instalado na Escola, no bairro Belvedere. A abertura oficial da biblioteca ao público externo será realizada durante o projeto Divinas Conversas, que traz o poeta, letrista e roteirista, Geraldo Carneiro, para falar sobre os &ldquo400 anos da morte de Shakespeare&rdquo, no auditório da Fundação Torino, dia 6 de outubro, na quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

 

Essa iniciativa é uma parceria da Fundação Torino Escola - Internacional com a Casa Fiat de Cultura, que doou várias obras para o acervo e ainda manterá em suas dependências, na Praça da Liberdade, um totem para consulta e reservas dos títulos disponíveis.  Ambas as instituições acreditam que a biblioteca não pode ser um grande armazém de livros, e, sim, um polo de conhecimento compartilhado. Partindo dessa premissa é que a parceria entre a Fundação Torino Escola Internacional e a Casa Fiat de Cultura busca aproximar o grande público dos serviços da biblioteca.

 

A Dante Alighieri foi pensada para não ser apenas capaz de abrigar os livros, mas de propiciar rituais agradáveis de leitura, além de promover o gosto pelas histórias e ampliar o repertório de seus usuários. Através de seu acervo - composto por obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, além de uma obra rara, de 1927, de Os Sertões de Euclydes da Cunha, a biblioteca busca estabelecer o necessário diálogo entre tradição e modernidade. No espaço são oferecidas salas de estudos individual e coletivo e as obras são organizadas utilizando código de cores proporcionando melhor visualização e fácil localização.

 

&ldquoEssa nova parceria entre as instituições cumpre um importante papel social porque, afinal, vemos a biblioteca pública como porta de entrada para o conhecimento. Sua função de fomentar a leitura e a cultura irá contribuir para a geração de conhecimento e favorecer a cidadania. Além disso, nesse intercâmbio de expertises entre as duas instituições, serão desenvolvidas posteriormente atividades literárias abertas ao público&rdquo, conta a diretora-geral da Fundação Torino, Márcia Naves.

 

Clássicos de escritores de fama mundial, como Dostoiévski, William Shakespeare e Jorge Amado estão disponíveis em mais de um idioma na Biblioteca. O acervo conta ainda com exemplares de catálogos de 18 exposições realizadas na Casa Fiat de Cultura. Rodin, Chagall, Guignard, Caravaggio são alguns dos artistas que têm seus trabalhos registrados nestes catálogos. &ldquoBuscamos, por meio dessa parceria, tornar mais acessível o conhecimento e contribuir para a cultura geral da comunidade onde estamos inseridos. Queremos que os moradores se apropriem dessa oportunidade e vejam a biblioteca como um espaço de escolha de leituras, um lugar para desvendar um mundo&rdquo, ressalta o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira. Este é mais um dos projetos associados realizados pelas duas instituições. A Fundação Torino Escola Internacional e a Casa Fiat de Cultura também apresentam o Quartas Italianas e o Ciclo de Conferências Divinas Conversas.

 

Palestra de abertura  da biblioteca à comunidade

O lançamento oficial das atividades públicas da Biblioteca será feito durante o projeto Divinas Conversas, ciclo de conferências que traz nesta edição o poeta, letrista e roteirista Geraldo Carneiro falando sobre &ldquoOs 400 anos da morte de Shakespeare&rdquo. A palestra acontecerá no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Fundação Torino Escola Internacional, com entrada gratuita.

 

Convidado para esta edição do Divinas Conversas, Geraldo Carneiro é considerado um dos maiores tradutores de Shakespeare para o Português, junto com seu mestre, Millôr Fernandes. Mineiro de Belo Horizonte, Carneiro ficou conhecido como também como compositor no final dos anos 60 por inúmeras parcerias gravadas por Vinícius de Moraes, Toquinho e Tom Jobim. Como poeta, publicou diversos livros, inclusive premiados. 

 

Como fazer o empréstimo de livros

 

Os interessados em fazer empréstimos precisam apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. A partir do cadastro, a pessoa tem direito a três publicações emprestadas por um período de sete dias. As normas para empréstimos e outros serviços estão no Regulamento da Biblioteca e podem ser acessadas pelo site: www.fundacaotorino.com.br

 

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h45. Entre em contato por meio do e-mail: biblioteca@fundacaotorino.com.br ou pelo telefone: 3289-4237.

 

Fundação Torino

 

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

 

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 26 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

 

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

 

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

Serviço

Abertura ao público da Biblioteca Dante Alighieri da Fundação Torino

Palestra &ldquoOs 400 anos da morte de Shakespeare&rdquo, com o poeta e letrista Geraldo Carneiro

Data/horário: 6 de outubro, às 19h30

Auditório da Fundação Torino &ndash Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300 &ndash Belvedere &ndash BH/MG

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (174 lugares).

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos