37ª Feira Nacional de Orquídeas

DATA

  • 14/10/2016 à 16/10/2016
  • Hora início: 09:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

37ª Feira Nacional de Orquídeas será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro em Belo Horizonte

 

Com a chegada da primavera pode-se ver pelas ruas das cidades brasileiras flores por toda a parte. Em Belo Horizonte não é diferente, a beleza das árvores e praças floridas encanta quem percorre as ruas da capital mineira. E para abrilhantar ainda mais esta estação do ano tão bonita, a Associação Mineira de Orquidófilos (AMO) realiza a Feira Nacional de Orquídeas. Entre os dias 14 e 16 de outubro, o Minascentro será palco do evento, que é formado por exposição e feira de orquídeas, e que este ano apresenta muitas novidades como espaço gourmet, oficina para crianças e concurso de fotografia.

 

A feira conta com milhares de orquídeas das mais variadas espécies que estarão expostas para apreciação e para compra. A exposição possui cerca de 900 plantas, muitas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o Brasil. Tais plantas serão avaliadas por um corpo de jurados especialistas no assunto e serão premiadas por categoria e espécie. Além disso, haverá um pódio, onde as vencedoras ficarão expostas, para que todos os visitantes possam apreciá-las e fotografá-las. Já a feira, dispõe de 25 estandes de produtores repletos de orquídeas, mudas e materiais de cultivo que o público poderá adquirir. Este ano a expectativa é que a feira receba cerca de 10 mil visitantes.

 

Geralmente nas exposições de orquídeas são apresentadas espécies raras, e eventualmente até espécies novas, recém descobertas e descritas, principalmente brasileiras. Nos tempos atuais ainda é possível encontrar orquídeas até então desconhecidas da ciência. Na Feira Nacional de Orquídeas,  haverá espécies raras, ainda não vistas pelo público.

 

&ldquoO evento é um intercâmbio, uma troca de experiência, pois conseguimos reunir orquidófilos de associações do Brasil inteiro, além disso é uma ótima opção de lazer para a semana do feriado de 12 de outubro&rdquo, comenta Gleusa Dayrell, presidente da AMO.

 

Cursos e Palestras:

Já tradicional no evento, cursos para iniciantes e palestras serão ministrados por orquidófilos que ensinarão, durante a feira, cuidados e curiosidades sobre o plantio e manutenção destas belas flores.

Os temas das palestras são: Prepare seu próprio substrato: Cultivo ecológico de orquídeas, por Robson Miranda e Euler Menezes Desmistificando o Catacetum: da Floresta ao Orquidário, por Ulisses Ferreira O doce mundo das perfumadas Catleyas: simplificando o seu cultivo, por Orlando Parreira e Pragas e Doenças: como proteger suas orquídeas de forma natural, por Marcos Locatelli. Além das palestras haverá oficinas sobre cultivo de orquídeas para iniciantes.

 

Os cursos e palestras são gratuitos e abertos ao público em geral.

 

Curso para crianças

No curso gratuito as crianças, acima de 6 anos de idade, poderão aprender a plantar e receber noções sobre cuidados com o meio ambiente em alguns horários ao longo do dia. Monitores e voluntários da AMO auxiliarão as crianças e ensinarão sobre ecologia e meio ambiente, através da oficina &ldquoMinha primeira orquídea&rdquo. As crianças poderão aprender como plantar e cultivar orquídeas e elas ainda poderão levar para casa a orquídea que plantaram. O curso tem duração de cerca de 40 minutos e estará disponível em horários específicos no sábado (15/10) e no domingo (16/10).

 

Premiação das orquídeas

Durante a feira, um grupo de juízes selecionados fará a avaliação das orquídeas em exposição (aproximadamente 900 exemplares serão julgados). Serão escolhidas as quinze melhores orquídeas de acordo com os critérios da AMO.  Após a escolha, haverá um pódio, onde as vencedoras ficarão expostas, para que todos os visitantes possam apreciá-las e fotografá-las, para participação no concurso &ldquoAmo fotografar orquídeas&rdquo, que é uma das grandes novidades do evento. O pódio será especialmente iluminado pela Templuz, que apoia o evento, para que as vencedoras possam ser fotografadas sem flash, com qualidade de luz do dia.

 

Concurso &ldquoAmo Fotografar Orquídeas&rdquo

O concurso será realizado nos três dias da feira, em parceria com o Pedro Cine Foto. O participante retirará, no quiosque Pedro Cine Foto, um cartão com as instruções de participação e uma ID &ndash uma para cada participante, para realização de login e cadastro por CPF e e-mail. Cada participante poderá fazer o upload de até três fotos através do site www.amofotografarorquideas.com.br. São duas categorias de participação: máquina fotográfica e fotografia com celular. Os fotógrafos vencedores terão uma premiação surpresa, além de uma ampliação especial da foto e uma bela orquídea como presente. As fotos poderão ser feitas na Exposição de Orquídeas e/ou na Feira de Orquídeas, durante os três dias de evento.

 

Haverá votação pela internet, aberta ao público, e depois uma escolha mais minuciosa das fotos mais votadas será feita por júri selecionado entre conhecedores de orquídeas da AMO e de fotografia indicados pelo Pedro Cine Foto.

 

Cada participante poderá escolher uma foto no site e solicitar uma ampliação 20 x 30 ou 20 x 25, na loja Pedro Cine Foto, gratuita. Poderá também imprimir as outras duas fotos de orquídeas no mesmo tamanho e ter desconto especial.

 

A AMO e o Pedro Cine Foto, promoverão também o I Concurso AMO Fotografar Orquídeas na Natureza, evento que se estenderá por seis meses e terá como tema: não arranque flores na natureza, colha com sua lente e leve para casa a fotografia. Em 2017 haverá, dentro da 38ª EXPO AMO, uma exposição dos vencedores com fotos ampliadas, com curadoria do artista plástico convidado, Sérgio Machado.

 

Espaço Gourmet

Outra grande novidade do evento é o espaço gourmet, cuidadosamente preparado para agradar o público. Uma avenida do sabor estará à disposição para aqueles que desejam apreciar o que há de melhor em produtos mineiros como queijos, doces, cafés especiais, cervejas artesanais e o azeite de oliva produzido em Minas Gerais. Os expositores são: Queijo do Gir, Doces da Serra Mineira, Armazém da Vovó Ninite, Azeite Borriello, Cafés Cambraia e Barbosa e Freire, Cerveja Artesanal Jambreiro, Tradicional Limonada, Cerveja Artesanal Wals, Speciali (Pizzas) e Mercado Grano com pães e comidinhas.

 

&ldquoEsperamos que o público possa conhecer diversos produtos deliciosos e diferenciados que Minas Gerais pode oferecer. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que existe um azeite fabricado no estado, ou queijos finos produzidos com todo requinte e cuidado, além do tradicional Queijo Minas. Além disso, doces, cervejas, comidas especiais e a surpreendente limonada, que existe há décadas no Mercado Central, mantendo o mesmo sabor, fazem parte do mix de produtos que escolhemos com muito carinho para que o público da feira possa passar momentos agradáveis e prazerosos. A  presença da Speciali e do Mercado Grano como operadores do consumo local, com cardápio assinado pelo conceituado Chef Léo Mendes, assegura um ambiente mineiro de qualidade e bom gosto&rdquo, destaca Agostinho Cardoso, um dos organizadores da feira.

 

Curiosidades sobre as orquídeas

Segundo, Kleber Lacerda, especialista em orquídeas, há muitas espécies raríssimas, algumas nem encontradas em coleções, apenas conhecidas por fotos ou figuras de livros, e há variedades extintas. Há também algumas variedades raríssimas na natureza, das quais só foram encontradas uma ou duas plantas. Porém, hoje não são tão raras porque foram reproduzidas artificialmente por produtores comerciais, às centenas ou milhares, e podem ser adquiridas com facilidade, como, por exemplo a Cattleya violacea caerulea e a Cattleya maxima caerulea, que são de cor azulada (a cor comum é lilás). Outras não foram reproduzidas, como a Cattleya lawrenceana caerulea, ainda extremamente rara, isso citando apenas as do gênero Cattleya, que são da América do Sul e Central.

 

Calcula-se que exista mais de 35 mil espécies no mundo. Lembrando que cada espécies pode possuir dezenas de variedades de coloração, o que aumenta a variedade de orquídeas. No Brasil há cerca de 3 mil espécies. Os estados onde há mais espécies de orquídeas nativas são Minas Gerais e o Espírito Santo. O estado onde há mais produtores em larga escala é São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Espírito Santo e os estados da região Sul.

 

Ainda segundo Kleber, as orquídeas podem ser cultivadas em diversos ambientes. &ldquoSeja em sítios, em árvores, em casas ou apartamentos. É bom saber qual é a espécie mais adequada para o ambiente onde se vai colocar a planta, para cultivar com facilidade. As orquídeas são pouco exigentes e há espécies que florescem mais de uma vez ao ano, com flores duráveis&rdquo, destaca o especialista.

 

Sobre a AMO

A Associação Mineira de Orquidófilos foi fundada em 12 de abril de 1978, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que congrega orquidófilos, orquidólogos e pessoas interessadas em orquídeas visando o seu cultivo e a sua preservação no meio ambiente. A finalidade da AMO é o desenvolvimento da orquidofilia, visando principalmente a preservação das espécies da família orquidáceas, em orquidários e em seu habitat natural.

 

Serviço:  37ª  Feira Nacional de Orquídeas

 

Local: Minascentro (Endereço: Rua Guajajaras, 1.022 - Centro, Belo Horizonte - MG)

 

Data: 14, 15 e 16 de outubro (sexta, sábado e domingo)

Horários: 9h às 19h (sexta), 9h às 20h (sábado) e 9h às 18h (domingo)

Entrada Gratuita



Assessoria de imprensa

Interface Comunicação Empresarial

Liziane Soares &ndash liziane@interfacecomunicacao.com.br &ndash 3211-7505
Rachel Wardi &ndash
rachel@interfacecomunicacao.com.br &ndash 3211-7534

 


 

www.orquideasamo.com.br

+EVENTOS

Eventos