Queima do Alho revive tradição das comitivas
Evento traz tempero e solidariedade à DivinaExpo 2016
No dia 04 de junho, sábado, penúltimo dia da 46ª DivinaExpo, a tradicional Queima do Alho promete trazer para o maior rodeio de Minas um pouco do tempero e do aroma de pratos que eram tradicionalmente preparados pelos cozinheiros das comitivas que rodavam o país transportando gado. Além de reviver um pouco da história desses importantes personagens, muitos deles mineiros, esse será o momento de mostrar o lado social do evento. Isso porque o valor arrecadado com a venda de ingressos será doado a instituições filantrópicas da cidade.
Durante a Queima do Alho, que acontece das 12h às 17h30, as comitivas participantes vão preparar pratos tradicionais como arroz carreteiro, carne na chapa e feijão tropeiro. Cada uma apresenta seu cardápio que é servido durante toda tarde para degustação do público. A comida é feita como pede o figurino, em fogão improvisado, bem próximo ao chão quando os participantes se servem à vontade. Os ingressos custam R$ 40 e a bebida é vendida à parte.
Neste ano 15 comitivas estão confirmadas para o evento, grande parte delas de Divinópolis e região, mas há também grupos das cidades de Martinho Campos, na região Central do Estado, e Lavras, no Sul de Minas.
História &ndash A Queima do Alho lembra um costume da época das comitivas. Os grupos viajavam pelo país levando a boiada. Para alimentar os peões, os cozinheiros e seus ajudantes, geralmente dois, seguiam na frente do restante dos homens até um local escolhido para ser o próximo ponto de pouso. Ali eles preparavam os alimentos e, quando o grupo chegava, tudo estava pronto.
O cardápio era composto por paçoca de carne, torresmo, carne de sol, feijão tropeiro, arroz carreteiro, tudo sempre temperado com muita pimenta e alho. O momento do almoço era acompanhado ainda de rodas de viola e regado a cachaça mineira.
Em Divinópolis, foi em 1997 que a tradição começou a ser revivida. &ldquoNaquele ano, nós trouxemos uma comitiva de Barretos para fazer a queima do alho aqui. Aí o povo viu, gostou e um tempo depois começou a fazer as comitivas, que foram aumentando. Esta é a 12ª edição da queima do alho aqui&rdquo, lembra o presidente do Sindicato Rural de Divinópolis, Irajá Nogueira.
Queima do Alho &ndash Serviço
Data: 04 de junho
Local: Parque de Exposições de Divinópolis &ndash avenida Paraná, 3560, bairro São José
Atrações: Mirante & Mirael / Tião Reis & Zé Mineiro / Hélio Savassi & Miltinho / Caipira Natu
Informações: (37) 3212-2100
www.brasileracomunicacao.com.br