Â
Durante um evento de moda realizado no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Marina Ruy Barbosa comentou sobre sua preparação para viver Suzane von Richthofen na série "Tremembé". A produção retrata o cotidiano do chamado "presÃdio dos famosos", onde cumprem pena criminosos de grande repercussão nacional.Â
A atriz disse se chegou a ter contato com Suzane, condenada pelo assassinato dos pais. Ao falar sobre o processo de construção da personagem, Marina, de 30 anos, explicou que nunca teve interesse em conhecer a verdadeira Suzane.Â
Â
Â
"Nunca tive nenhum contato com ela e essa vontade também nunca nem fez parte do meu processo criativo. Eu acho que são coisas que caminham separadamente, apesar de serem tão juntas", declarou a artista ao portal Leo Dias.
Segundo a atriz, o principal objetivo da série não é "romantizar ou glamourizar" os presos que cumprem pena na penitenciária do interior de São Paulo. Ela destacou ainda que a produção não pretende questionar as decisões da Justiça. "Esses crimes, na verdade, continuam acontecendo direto", observou.
Para Marina, o público de hoje reage de forma diferente a crimes chocantes, o que também é um dos temas abordados em "Tremembé". "Nós vemos outras notÃcias que chocam, mas ela passa um pouco mais rápido para a gente e não nos atravessa do jeito que esses casos atravessaram na época que aconteceram, acho que pelo excesso de informação. Isso também vale para um dos diversos debates que a série traz. Quem assistir direito vai entender, compreender, refletir, pensar, conversar com o colega do lado e repensar em várias coisas", afirmou.
A artista reconheceu ainda que o Complexo Penitenciário de Tremembé II não representa a realidade do sistema carcerário brasileiro. "Aquilo não representa exatamente o sistema carcerário do Brasil, porque Tremembé é uma prisão diferenciada. Quem está nessa prisão tem um certo tipo de privilégio", pontuou.
Em outro momento, Marina reforçou que não teve curiosidade em conhecer Suzane pessoalmente. "Mas enfim, nunca foi de maneira nenhuma a minha intenção conhecê-la. Nem me bateu curiosidade ou vontade enquanto artista. O mais legal é que eu tinha conteúdo suficiente nas minhas mãos, tanto os livros quanto tudo também que tem disponÃvel no online, para criar com a minha tinta e com a tinta da produção essa nossa personagem de Tremembé", completou.
Além de Suzane von Richthofen, o elenco da série também retrata outros criminosos que marcaram o noticiário policial brasileiro, como os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, Elize Matsunaga, Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá e Roger Abdelmassih. Atualmente, nomes como Robinho e Lindemberg Alves estão entre os detentos do presÃdio.