Equipe de Xilindró grava segunda temporada de programa humorístico

Atração estreia em outubro no Multishow. A introdução de uma cabine de visitas na prisão é o artifício para escalar participações especiais

por Helvécio Carlos 07/05/2017 09:30

Edu Viana/Divulgação Multishow
No intervalo da gravação, Caike Luna não desgruda de Dr. Douglas, seu pet, que está na segunda temporada (foto: Edu Viana/Divulgação Multishow)
 

São Paulo – Programa de humor de sucesso na TV a cabo, Xilindró volta ainda mais animado em sua segunda temporada, prevista para outubro, no Multishow. As gravações dos novos episódios estão em ritmo acelerado. As cenas externas, rodadas em um galpão no Brás, zona leste de São Paulo, seriam concluídas ontem. Nas próximas semanas, a trupe se instala nos Estúdios Quanta, na Vila Leolpodina, zona Oeste da capital paulista, para concluir as cenas dos próximos 20 episódios. O Estado de Minas visitou as gravações na quarta-feira passada.


Os fãs do humorístico serão surpreendidos com novidades que incluem o Pavilhão Rosa, tão falado na primeira temporada, e novos personagens, como a enfermeira Brioco (Caike Luna, que acumula mais um papel fixo, já que também interpreta Timi Tiurri) e, em participações especiais, Lady Pepeca (Nany People) e Tala Larga (Roberto Rowntree), para citar alguns. Até Dr. Douglas, que na vida real é um dos animais de estimação de Caike entra na história. As novidades não param por aí. A cada fim de episódio, o elenco se reúne fazendo um resumo do capítulo em paródias de canções como Tango para Tereza, Fascinação, My way e O xote das meninas.

Caike, que também assina a redação final do programa, conta que uma das preocupações para a segunda temporada era que a trama não ficasse apenas dentro do presídio. Como boa parte das cadeias, Xilindró vai ter também uma cabine de visita, recurso para incluir pequenas participações no programa. “Como não poderíamos levar os personagens para as ruas, trouxemos quem estava fora para dentro”, diz o ator e roteirista.

“Nessa nova temporada, o programa está mais amadurecido. Gastamos menos energia para criar. Nós nos concentramos melhor no que está escrito. Conseguimos ir mais longe do que está no papel. Podemos retorcer, cutucar para sair mais graça”, afirma Claudia Alves, responsável pela direção do programa ao lado de Pedro Antônio Paes.

XUXETA O ator mineiro Lindsay Paulino, a Xuxeta, também elogia a nova temporada, aumentando a curiosidade dos fãs. “O texto está melhor, com mais piadas, mas, sobretudo, os personagens estão bem construídos e cada um de nós sabe o que fazer”. Sobre sua personagem, Lindsay garante que ela está “ainda mais engraçada com um texto que ajuda muito”.     

O ator ainda se surpreende com o sucesso de sua travesti. “Apesar de ser um tipo marginal, Xuxeta tem um lado lúdico que conquista adultos e crianças.”

No dia de gravações que a reportagem acompanhou, foram feitas cenas dos episódios Mulher de bandido e Bebida de cadeia, em que Timi Tiurri (Caike Luna), Pudorico (Leo Castro) e César (Oscar Filho) estão às voltas com uma estranha mistura de pó de café e casca de limão. “La bebida”, como a mistura foi batizada por Timi Tiurri, faz o maior sucesso entre os detentos.

As cenas foram gravadas de primeira, sem a necessidade de repetição por erros. A atuação dos atores provocou risadas em toda equipe: além de Claudia, a diretora, também o diretor de fotografia, Maurício Tibiriçá, a assistente de direção, Ana Lúcia da Graça, a produtora de arte, Laís Rissin, que acompanhavam tudo pelos três monitores montados bem próximo ao pátio de Xilindró, caíram na risada.

O elenco precisou voltar às suas posições apenas para gravar alguns cortes, já que trabalham apenas com três câmeras. A opção por essa “simplicidade” é marca do projeto. “Não queríamos fazer milhões de marcas. A nossa opção foi pelo que é mais importante no programa: a atuação dos atores”, diz Claudia. Pouco depois do meio-dia, enquanto o elenco e parte dos técnicos estavam reunidos para o almoço, a diretora aproveitou para gravar a cena de abertura na fachada do galpão.

O elenco de Xilindró reúne também Gustavo Mendes (Amadeus), Lu Fregolente (Sandra), Simone Gutierrez (Regininha), Robson Nunes (Tonhão), Ataíde Arcoverde (Matuzalém), Paulinho Serra (Lourival), Juliana Guimarães (Marcos). A primeira temporada está em reprise no Multishow.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV