Festival I Love Jazz promove shows em homenagem a Frank Sinatra e Billie Holiday

Evento realiza pela primeira vez concurso de lindy hop, que terá aulas grátis

por Ana Clara Brant 23/08/2015 10:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fernando Torquato/Divulgação
Taryn Szpilman, que se apresentou na edição passada, volta ao festival com tributo a Billie Holiday (foto: Fernando Torquato/Divulgação )
A 7ª edição do Festival I Love Jazz presta homenagem ao centenário de nascimento de dois ícones da música mundial, Billie Holiday e Frank Sinatra. E não só. Com atrações gratuitas e de alto nível na Praça do Papa, o evento, que já faz parte do calendário de Belo Horizonte, também vai lembrar outros grandes nomes, como Nat King Cole, Benny Goodman e Kid Ory.

“Quando vi que tinha a coincidência dos 100 anos dos dois (Billie Holiday nasceu em 7 de abril de 1915 e Frank Sinatra em 12 de dezembro de 1915), achei que era mais do que apropriado levar isso para o Festival. Nós, da Happy Feet, vamos fazer uma homenagem ao Sinatra, o que será um tremendo desafio, enquanto a Taryn Szpilman volta ao evento reverenciando a Billie. Sem contar nas demais homenagens”, diz o trompetista Marcelo Costa, organizador do I Love Jazz e um dos integrantes do grupo Happy Feet Big Band.

Em 2003, a carioca Taryn Szpilman criou o espetáculo Tributo a Billie Holiday, em homenagem àquela que é considerada a maior cantora de jazz de todos os tempos. O musical, que tinha a participação de Miele contando as histórias da diva, foi um sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Eu cantava e interpretava a Billie, inclusive, com uma caracterização perfeita do Fernando Torquatto. Ao lado da Rio Jazz Orchestra, tocamos os arranjos originais que ela cantava com as Big Bands nos anos 1940 e 1950. Respeitamos toda a estética e o clima musical dessa época”, afirma Taryn.

Uma pequena amostra desse tributo, agora com a denominação Lady Day, 100 anos de Billie Holiday, é o que a carioca apresenta no I Love Jazz no próximo sábado. Acompanhada do trio formado por seu marido, Claudio Infante (bateria e direção musical), Bernardo Bosísio (guitarra e piano) e Michel Barcellos (contrabaixo), Taryn vai interpretar os maiores sucessos de Billie Holiday entre os anos de 1934 e 1959, entrelaçados com histórias e fatos marcantes de sua conturbada biografia.

PRIVILÉGIO “No ano passado, já tive o privilégio de estrear no I Love Jazz e foi maravilhoso”, lembra a cantora, que ficou conhecida também por dublar a rainha Elsa na versão brasileira da animação da Disney, Frozen.

Além de Taryn e do Happy Feet Jazz Band, que vai se apresentar com uma formação de big band, com 14 músicos, reverenciando aquele que era conhecido como ‘A voz’, o festival traz o Benny Goodman Sextet Tribute, fazendo homenagem ao clarinetista e Rei do swing Benny Goodman (1909-1986); a banda de Montes Claros Dixielloyds, estreante no evento; os paulistas da Paulistanea Swing Band e dois grupos franceses: o 3 For Swing, numa homenagem ao lendário Nat King Cole (1919-1965) e o sexteto Mem’Ory, num tributo ao trombonista Edward “Kid” Ory (1886-1973).

Entre as novidades deste ano, acontece a 1ª Competição de lindy hop I Love Jazz. Dançarinos de todo o país, novatos e veteranos, subirão ao palco para uma disputa que promete ser divertida e cativante para o público. “Já faz três edições que a gente promove as aulas de lindy hop (dança que surgiu entre 1920 e 1930, nos Estados Unidos como uma mistura de outras danças; o breakaway, o charleston e o sapateado e que é dançada ao som principalmente de swing das Big Bands). É impressionante o sucesso que faz entre todas as gerações. E não é só em BH. É uma febre mundial. Por isso a ideia de realizar essa competição”, conta Marcelo Costa.

Durante os dois dias de festival, o grupo BeHoppers ensinará aos frequentadores os passos básicos do lindy hop. Qualquer pessoa pode participar. Basta chegar à Praça do Papa, de preferência usando calçados e roupas confortáveis.

PARA AMANTES DO JAZZ
Confira a programação do festival

Sábado (29/8)

15h – Aula de Lindy Hop
16h – Benny Goodman Sextet Tribute (Tributo a Benny Goodman)
17h30 – 1ª Competição de Lindy Hop I Love Jazz
19h – Taryn (Lady Day, 100 anos de Billie Holiday)
20h30 – Happy Feet Big Band (Tributo a Frank Sinatra)
23h30 – Rock Step Swing Party – Studio Bar

Domingo (30/8)

15h – Aula de Lindy Hop
16h – Dixielloyds
17h30 – Paulistanea Swing Band
19h – 3 For Swing (Tributo a Nat King Cole Trio)
20h30 – Mem’Ory (Tributo a Kid Ory)

FESTIVAL I LOVE JAZZ
Dias 29 (sábado), das 15h às 23h30, e 30 (domingo), das 15h às 20h30, na Praça do Papa. Todos os eventos são gratuitos, exceto o Rock Step Swing Party, que será realizado no Studio Bar (Rua Guajajaras, 842, Centro, (31) 3047-1020). Ingressos a partir de R$ 25 (www.sympla.com.br) Informações: facebook.com/festivalinternacionalilovejazz e www.ilovejazz.com.br

MAIS SOBRE MÚSICA