Grupo Flor de Abacate visita repertório de Pixinguinha em noite de choro na capital

Sexteto abre comemorações do Dia Internacional do Choro, celebrado em 23 de abril

por Carolina Braga 01/04/2013 08:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcos Freitas/Divulgação
Grupo Flor de Abacate faz homenagem ao mestre Pixinguinha (foto: Marcos Freitas/Divulgação)
Referência quando o tema é choro, o Flor de Abacate é atração desta segunda-feira, 1º, no Projeto Pizidin, do Conservatório UFMG. Formado por Sílvio Carlos (violão de sete cordas), Rubim do Bandolim, Marcos Flávio (trombone), Dudu Braga (cavaquinho) e Ramon Braga (pandeiro), o grupo dá o pontapé para as comemorações do Dia Internacional do Choro, celebrado em 23 de abril, aniversário de Pixinguinha.

“Vamos tocar muita coisa dele. Pelo menos três choros”, antecipa Sílvio Carlos. O Flor de Abacate é conhecido por inovar nos arranjos, sejam de temas populares ou eruditos. Além dos tradicionais Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Tom Jobim, frequentes no repertório, o quinteto tem inéditas na manga e promete surpresas.

“Vamos tocar músicas que não são choro, mas que vamos interpretar nessa linguagem. Uma é 'Lua cheia', parceria de Chico Buarque com Toquinho; outra é a 'Ária da quarta corda', de Bach”, detalha Sílvio. Desde 2012, o Flor de Abacate conta com a presença da musicista e contadora de histórias Beatriz Myrrah nas apresentações. Em tom de conversa, ela informa a plateia sobre curiosidades do repertório e da vida dos compositores.

Desde 1989, o Flor de Abacate se dedica à pesquisa e ao estudo da música instrumental brasileira, principalmente o choro. Ao longo da carreira, lançou três discos: 'Flor de Abacate', 'Batuque' e 'Grupo Flor de Abacate' e 'Belini Andrade', dedicado às composições inéditas do maestro de Abaeté.

FLOR DE ABACATE
Conservatório UFMG. Avenida Afonso Pena 1.534, Centro, (31) 3409-8300. Segunda-feira, 1º de abril às 20h. R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia).

MAIS SOBRE MÚSICA