Trilhas sonoras inesquecíveis da teledramaturgia brasileira são tema de livro

'Teletema', de Vincent Villari e Guilherme Bryan, associa a história da música popular à produção televisiva

por Fernanda Guerra 09/12/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
TV Globo/Divulgação
Trilha de 'O rei do gado' foi a mais vendida da história (foto: TV Globo/Divulgação)
Desde a década de 1960, uma fórmula ainda persiste para uma trilha sonora de novela fazer sucesso: vocação comercial e adequação ao personagem. Em mais de 50 anos de teledramaturgia, houve mudanças no processo de seleção ou no consumo das canções e das próprias tramas. A principal delas reflete o momento atual da indústria fonográfica.

“A mídia física se tornou um souvenir da novela. Hoje, as pessoas baixam as músicas e escutam quando querem”, ressalta o escritor Vincent Villari, que assina com Guilherme Bryan o primeiro volume de 'Teletema - A história da música popular através da teledramaturgia brasileira'. Atualmente, por exemplo, nada se aproxima do poder de venda de 'O rei do gado' (1996), a mais lucrativa da história.

Com a audiência atual reduzida das telenovelas, as trilhas continuam relevantes para a popularização das músicas. Mas não como nas décadas de 1970 e 1980, quando era crucial estar numa novela para se apresentar em programas televisivos. “Nos anos 1990, houve uma pulverizada na questão com o surgimento de novos canais e a consolidação da MTV”, relembra Guilherme Bryan.

'Teletema' aborda as trilhas de folhetins entre 1964 e 1989. Em parte do período, era comum a seleção ser feita por encomenda, fórmula quase escanteada nos dias de hoje. Em 'Pecado capital', de 1975, se tornou mais comum o formato de coletâneas de músicas. Os hits selecionados estavam prestes a ser lançados por artistas e foram escolhidos de acordo com os personagens. A exceção foi o tema de abertura de Paulinho da Viola ('Pecado capital'), composta na última hora.

As trilhas emblemáticas


'Véu de noiva' (1969):
Foi a primeira trilha de novela desenvolvida pela TV Globo, com músicas modernas da MPB, com gravações de Elis Regina e composições de César Camargo Mariano, Vinícius de Moraes e Chico Buarque. A pedido do produtor Nelson Motta, que convenceu os músicos, houve uma “ruptura” no preconceito.

'Gabriela' (1975):
A seleção musical é um exemplo de trilha sonora consagrada. Até hoje, são lembradas canções como 'Alegre menina', interpretada por Djavan, 'Modinha para Gabriela', na voz de Gal Costa, e Porto, composta por Dori Caymmi. 'Caravana', de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, era tema de Paulo Gracindo.

'Roque Santeiro' (1985):
A trilha é uma das mais marcantes. “As músicas fizeram sucesso por qualidade e por estarem associadas à novela”, justifica Vincent. Entre elas, 'Dona', de Roupa Nova, e 'De volta pro aconchego', de Dominguinhos e Nando Cordel. Dominguinhos também interpreta 'Isso aqui tá bom demais', com Chico Buarque.

Trecho do livro:
“Guto Graça Melo avisou que a censura tinha cortado minha música. Fui ao estúdio, tirei minha letra e comecei a cantar e gritar umas coisas sem sentido. No final, ficou mais bonito” - Alceu Valença, cantor, sobre 'Caravana'.

Serviço:
'Teletema - A história da música popular através da teledramaturgia brasileira', Editora Dash, R$ 69,90, 512 páginas.

MAIS SOBRE MEXERICO