PlayStation completa 20 anos nesta quarta; Sony anuncia modelo comemorativo de PS4

Primeiro console da Sony nasceu em briga com a Nintendo

por Marcelo Faria 03/12/2014 11:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação/Sony
(foto: Divulgação/Sony)
Há 20 anos era lançado no Japão o primeiro PlayStation. Em 3 de dezembro de 1994 a Sony entrava oficialmente no mercado de videogames domésticos, que até então era polarizado entre Sega e Nintendo. O sucesso foi maior que o esperado e o aparelho se popularizou tanto que em alguns lugares é quase sinônimo de videogame. O primeiro PS alcançou a marca de 102,5 milhões de unidades. O PlayStation 2, seu sucessor, foi ainda mais dominante, com mais de 155 milhões de unidades vendidas – o videogame mais vendido da história.

Divulgação/Sony
(foto: Divulgação/Sony)
Para comemorar a data, a Sony anunciou o lançamento de uma edição especial do atual PlayStation 4 com as cores e estilo visual do primeiro console. Batizado de 'Oficial Grey', ou 'cinza oficial', o modelo não estará a venda em lojas. A forma de obtê-lo será revelada durante a PlayStation Experience nesta semana. Apenas 12.300 unidades foram produzidas.

História


O nascimento do primeiro PlayStation foi consequência de uma separação conturbada entre a Sony e a Nintendo. Em 1988 as duas começaram um projeto para um acessório de CD-ROM para o Super Nintendo e em 1991 a Sony apresentou o produto durante a Consumer Eletronic Show, em junho. Só que no dia seguinte a Nintendo anunciou publicamente que iria encerrar a parceria em favor de outra com a Philips, o que enfureceu o presidente da Sony, Norio Ohga. Aproveitando a briga, ele iniciou o processo de criação de um concorrente para o próximo console da Nintendo, delegando para a função o engenheiro Ken Kutaragi – hoje considerado o pai do PlayStation.

O resultado saiu no dia 3 de dezembro de 1994 e, com uma combinação de uma máquina potente, barata e acordos de exclusividade com os melhores criadores de jogos da época, o PlayStation dominou a geração e se firmou como uma das maiores potências do mercado.

 

Veja dois vídeos da edição especial de aniversário do PS4:

 

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GAMES