Casas criativas abrigam artistas, crianças, chefs e projetos culturais

Espaços vão além da Região Centro-Sul de BH e se transformam em QGs tanto de empreendedores quanto de artistas

por Márcia Maria Cruz 01/09/2017 08:30
Beto Novaes/EM/D.A Press
Amadoria, de Luciana Gallo, Mariza Machado e Bárbara Andrade, ocupa casarão no Bairro Floresta. (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Arejadas e com diferentes ambientes, casas criativas abrem as portas além da Região Centro-Sul de BH, onde se concentraram num primeiro momento. Tornaram-se QGs tanto de empreendedores quanto de artistas, que expõem trabalhos em ateliês lá instalados.

Há três meses, foi aberto o primeiro espaço compartilhado da Região Nordeste: O Fabulário, no Bairro Cidade Nova. Na Região Leste, a Amadoria, que funciona no Bairro Floresta, ampliou as atividades e mudou de endereço. Agora, ocupa a antiga residência do estilista Ronaldo Fraga, um casarão art déco construído na década de 1930.

O Fabulário oferece toda a estrutura de escritório – wi-fi, salas de reunião e quadros de aviso. Abriu espaço para artistas e idealizou uma área especial para as crianças. A estrutura funciona numa casa de 400 metros quadrados.

''Inicialmente, pensamos em ser ateliê e espaço para exibição de trabalhos de arte. A ideia se ampliou'', explica Paulo Augusto de Melo, um dos idealizadores do projeto. Oferece-se estrutura para quem precisa de um escritório funcional, além de salas que se transformam em ateliês.

Rafael Sol, responsável pela programação educativa de O Fabulário, defende a ideia de que compartilhar vai muito além de estar no mesmo espaço físico, o que ajuda a  baixar custos, entre outras vantagens. A convivência permite a empreendedores e artistas colaborarem entre si, destaca.

''O conceito de coworking vem do Vale do Silício, nos Estados Unidos. As startups compartilhavam espaços para otimizar custos. Uma absorvia o trabalho da outra, gerando novos negócios. Além do mais, coworking traz despojamento. Em muitos espaços, as pessoas estão de bermuda, têm ali perto uma mesa de pingue-pongue. Não se amarram a padrões antigos. O foco é no resultado'', pontua Rafael.

Enquanto cresce o movimento de barrar crianças em alguns espaços, Rafael Sol destaca que O Fabulário é totalmente ''kids friendly''. Foi pensado para que a garotada possa brincar, além de oferecer oficinas de artes plásticas para o público de 4 a 12 anos.

Rafael explica que a criatividade dos pequenos é incentivada a partir do trabalho manual com materiais recicláveis. A oficina foi pensada para que os pais tenham um local bacana para deixar os filhos no contraturno escolar.

Criada em 2016 por Bárbara Andrade, Luciana Gallo e Mariza Machado, a Amadoria cria, planeja e executa projetos de aprendizagem e conexão voltados para projetos ligados a amor, arte, autoconhecimento e bem-estar. Em um ano e meio, na antiga sede em Santa Tereza, a casa recebeu 180 atividades: feiras, workshops, vivências, cursos e festas, além de eventos culturais e gastronômicos.

''Como experiência de arte e conexão temos happy hours, intervenções artísticas, oficinas de pintura, exposições de arte e fotografia, além de exibição de filmes e documentários em nosso cinequintal'', explica Luciana Gallo.

Na Amadoria, dois projetos incentivam e valorizam o fazer local. Um deles é o Amadoria Gastrô, evento mensal em que chefs de cozinha de BH passam um dia no espaço. Eles preparam e vendem comidas. A Mercado.ria, evento trimestral, tem o intuito de engajar, incentivar e valorizar a rede local de produtores, empreendedores, criadores e vendedores de arte, moda, artesanato, música e gastronomia.

AMADORIA
Aberta diariamente, das 8h às 23h. Rua Mucuri, 325, Floresta. Informações: www.amadoria.com.br

 O FABULÁRIO
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Rua Irmãos Kennedy, 65,  Cidade Nova. Programação: www.ofabulario.com.br. Informações: (31) 3245-3233

MAIS SOBRE E-MAIS