'Raízes do mineiro pau e do bai pintadinho' traz culutura do interior fluminense para BH

Manifestação da cidade de Miracema, RJ, inspirada na história do boi-bumbá abre a agenda de rua do Festival. Espetáculo será levado aos bairros Novo Aarão Reis, Serra Verde e São Paulo

por Carolina Braga 08/05/2014 08:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cara de Rua/divulgação
O boi fluminense tem florzinhas de chita e brilha menos que o "primo" famoso do Nordeste, o boi-bumbá (foto: Cara de Rua/divulgação)
Vem de Miracema, cidade do Noroeste fluminense, a primeira atração de rua do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT BH). Pouco conhecida por essas bandas, a Cia. Folclórica Boi de Miracema, com 35 integrantes, desenvolve um trabalho de resgate da cultura popular. Hoje à tarde, o espetáculo 'Raízes do mineiro pau e boi pintadinho' será apresentado no CRAS Novo Aarão Reis, na Região Norte da capital.

A ideia nasceu de um cortejo realizado há mais de 70 anos. “Os grupos se apresentam no carnaval e adaptamos aquela manifestação para uma apresentação mais teatral. Por meio da música contamos a velha história da mulher grávida que queria comer a língua do boi”, explica José Antônio Fontoura Xavier, fundador do grupo.

O mito é o mesmo do boi-bumbá, popular no Nordeste, mas a montagem fluminense traz adornos com menos brilho. Feito de chita e com bolinhas, o “protagonista” é conhecido como boi pintadinho. “Naquela época, como o pessoal vinha da zona rural, eram usados tecidos bem floridos. Nossa tradição é bem simples”, diz Xavier.
 
Porrete

'Raízes do mineiro pau e boi pintadinho' começa em cortejo, logo depois o público é convidado a se acomodar para apresentação teatral. Além de resgatar a lenda da mulher grávida, a Cia. Folclórica misturou a dança com o porrete, outra manifestação da cultura de Miracema. Vinte e oito artistas participam da montagem, que será apresentada também nos bairros Serra Verde e São Paulo.

Como a equipe é grande, José Antônio sempre comemora o fato de se apresentar em outros estados. Em geral, a trupe viaja de ônibus levando na bagagem os bonecos do boi, da mula e do jaguará. A Cia. Folclórica de Miracema tem oito anos. Além de teatro de rua, ela desenvolve trabalho social com a comunidade, mantendo banda de música e oficina de bate-lata para as crianças.

Catálogo

Ontem à tarde chegou ao posto da Belotur, no Mercado das Flores, o catálogo com a programação impressa do FIT BH. Um aplicativo para celular foi lançado, mas apenas para aparelhos com o sistema operacional Android.

AS RAÍZES DO MINEIRO PAU E DO BOI PINTADINHO
CRAS Novo Aarão Reis, Av. Risoleta Neves (via 240), 347, Novo Aarão Reis, (31) 3277-1327. Hoje, às 15h30. Amanhã, às 18h30, o espetáculo será apresentado na Praça do Encontro, no Serra Verde. Sábado, às 16h, no Parque Professor Guilherme Lage, no Bairro São Paulo. Entrada franca. Consulte outros espetáculos de hoje do FIT BH na página 5. Programação completa: www.fitbh.com.br.

MAIS SOBRE E-MAIS