Prêmio Jabuti leva 10 candidatos à sua final

Evandro Affonso Ferreira, Dráuzio Varella e Klester Cavalcanti são alguns dos finalistas. 55º edição do evento irá agraciar 27 categorias

por Estado de Minas 19/09/2013 07:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo pessoal
Evandro Affonso Ferreira, de Araxá, destacou-se entre os romancistas (foto: Arquivo pessoal)
Saiu ontem a lista dos 10 finalistas em 27 categorias do Prêmio Jabuti. Em novembro, serão conhecidos os vencedores desta 55ª edição. O mineiro Evandro Affonso Ferreira, autor de 'O mendigo que sabia de cor os adágios' de Erasmo de Rotterdam (Record), é autor do romance mais bem avaliado pelos jurados na primeira fase da premiação. Concorrem com ele Daniel Galera ('Barba ensopada de sangue'), Zueni Ventura ('Sagrada família') e Márcia Tiburi ('Era meu esse rosto'), entre outros.

Outro mineiro, Roniwalter Jatobá, classificou-se na categoria contos/crônicas com 'Cheiro de chocolate e outras histórias', ao lado de Luis Fernando Verissimo ('Diálogos impossíveis'), Sérgio Sant’anna ('Páginas sem glória') e Noemi Jaffe ('A verdadeira história do alfabeto'), entre outros.

Na categoria reportagem, 'O fole roncou', dos jornalistas Carlos Marcelo (editor-chefe do Estado de Minas) e Rosualdo Rodrigues, concorre com 'Carceireiros', de Dráuzio Varella; 'As duas guerras de Vlado Herzog', de Audálio Dantas; 'Dias de inferno na Síria', de Klester Cavalcanti; e 'Dignidade', de Eliane Brum, entre outros.

A mineira Maria Beatriz Coelho disputa o Jabuti de artes e fotografia com o livro 'Imagens da nação: Brasileiros na fotodocumentação de 1940 até o final do século 20'. Também se classificou 'História da caricatura brasileira – Os precursores e a consolidação da caricatura no Brasil', de Luciano Magno.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS