Sonia Braga dá ''aula de história'' para ministro da Cultura

Assim como o diretor Kleber Mendonça Filho, a atriz protagonista do filme rebateu as críticas feitas por Marcelo Calero ao protesto do elenco de 'Aquarius' em Cannes

por Diário de Pernambuco 07/06/2016 15:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Valery HACHE / AFP
Sônia Braga em cerimônia no Festival de Cannes, onde 'Aquarius' concorreu à Palma de Ouro (foto: Valery HACHE / AFP)
A atriz Sonia Braga, estrela do filme pernambucano 'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho, também rebateu as críticas do atual ministro da Cultura, Marcelo Calero, que definiu o protesto de elenco e equipe do filme no tapete vermelho do Festival de Cannes como "quase infantil". A veterana estrela do cinema respondeu o ministro com uma 'aula de história'.

No Facebook, Sonia escreveu: "O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora". Ela cita ainda a luta para a conquista de melhores condições para os atores nacionais, lembrando que foi a maior estrela do cinema nacional nos anos 1970 e 1980, chegando a divulgar filmes no exterior.

"Naquela época, acredito, o senhor Marcelo ainda não havia nascido. Por isso, não deve ainda ter tido tempo de aprender sobre os nossos problemas e os nossos direitos. E pouco se importou, ou não notou, que uma atriz brasileira era campeã de bilheteria do cinema brasileiro e sustentou este título por 30 anos - também ganhando, com filmes brasileiros, além de projeção internacional, muitos prêmios no exterior, promovendo assim o nome de Brasil e de nossa cultura", diz Sonia, confira a publicação na íntegra:



O diretor Kleber Mendonça também se pronunciou via Facebook. Ele compartilhou uma notícia do New York Times que dava "medalha de ouro da corrupção" ao presidente interino Michel Temer. "Talvez isso aqui redefina sua noção de o nosso país passar vergonha internacionalmente", escreveu.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA