'O jovem Messias', que estreia hoje, busca retratar o menino Jesus

Longa estreia nesta quinta-feira no Brasil e tem Mel Lisboa e Sérgio Marone dublando Maria e José

por Helvécio Carlos 24/03/2016 09:39
Paris Filmes/Divulgação
(foto: Paris Filmes/Divulgação)
Mel Lisboa e Sérgio Marone têm experiência em atuação. Mesmo assim, os dois reconhecem que o convite para dublar o filme O jovem Messias, do diretor americano de origem iraniana Cyrus Nowrasteh, que estreia hoje no Brasil, foi desafiador. “Essa é minha primeira vez (como dublador) e foi um excelente exercício, na medida em que precisei reproduzir emoções sem contracenar com outro ator, sem olhar no olho”, conta Marone, que estreou na televisão em 2001 e no mês passado completou 35 anos. “Fui no instinto,
na raça, na coragem”, emenda ele, que deu voz a José, interpretado pelo ator irlandês Vicent Walsh.

Já Mel Lisboa diz que sempre foi curiosa sobre o processo de dublagem. Ao receber o convite, não pensou duas vezes e encarou o projeto.“Antes de ir para o estúdio, optei por ver o filme, para ficar mais próxima do trabalho da atriz”. Mel faz a voz de Maria, vivida na telona pela atriz italiana Sara Lazzaro.

No estúdio de dublagem, no Rio de Janeiro, o trabalho foi rápido. “Duas sessões de quatro horas cada uma”,segundo Marone, que, apesar de ter feito tudo na raça, precisou refazer algumas cenas. “Muitas foram de primeira, outras precisaram ser refeitas algumas vezes, até acertar o ritmo da fala, entrar no tom, casando tudo comaarticulação da boca”.

Quanto ao filme, que usa a ficção para narrar um ano na vida de Jesus Cristo, Marone o considera muito emocionante. Mãe de dois filhos – Bernardo, de 7 anos, e, Clarice, de4 – Mel confessa ter se interessado pelo recorte apresentado pelo diretor do longa, “que traz Jesus Cristo para um lado mais humano”.

O jovem Messias é baseado no livro Cristo Senhor – A saída do Egito, de AnneRice, autora de Entrevista com o vampiro, outro grande sucesso editorial. Embora Marone e Mel elogiem o longa, ele deixa a desejar para espectadores fascinados pela história da infância do filho de Deus.Não será desta vez que eles vão se sentir atendidos por um filme.

A agenda profissional de Mel e Sérgio Marone anda cheia de projetos. A atriz está gravando Magaleos formigas, dirigido por Newton Canitto, e começa nesta semana nova temporada de um mês do musical Rita Lee mora ao lado, em São Paulo.Emabril, participa das filmagens do longa Cães famintos, de Beto Oliveira. Marone esta às vésperas de sair de férias,masainda trabalha na préprodução de seu primeiro longa, Jesus Kid, baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli.

“Os direitos estão comigo há mais deumano. Foi uma coincidência, apesar de o meu filme não ter a ver com a história de Jesus. É um personagem que dá a mão para um escritor na hora do desespero”, conta ele, que brinca: “Estou abençoado”.

MAIS SOBRE CINEMA