A pouco mais de um mês da estreia de 'O despertar da força', conheça várias curiosidades do sétimo filme da saga

O EM Cultura reuniu as pistas que a Disney espalhou pelo planeta para decifrar a trama que se desenrola com O despertar da força numa galáxia muito, muito distante

por Marcelo Faria 15/11/2015 10:34

Ainda falta pouco mais de um mês para Star wars:  O despertar da força estrear nos cinemas (no dia 17 de dezembro), mas já é possível saber muito sobre o sétimo filme da saga. Desde que assumiu Star wars, em dia 30 de outubro de 2012, a Disney vem adubando regularmente a ansiedade dos fãs da série com informações a conta-gotas sobre o próximo filme. Até agora, foram dois teasers, um comercial para a TV e duas versões de um primeiro trailer –uma internacional e outra lançada apenas no Japão. Com um olhar atento a essas imagens, é possível deduzir bastante do que será O despertar da força. Mas a escavação dos detalhes inclui outras frentes.

Informações valiosas sobre o Episódio VII se escondem em embalagens de novos brinquedos (já à venda), no jogo eletrônico Battlefront, na série Star wars rebels e nos quadrinhos e romances do novo cânone, sobretudo Marcas da guerra, de Chuck Wendig, que faz parte da trilogia Aftermath, criada para ser um interlúdio entre os episódios VI e VII no cinema. O Estado de Minas esquadrinhou esse material para traçar um panorama dos heróis do próximo filme. Algumas das informações a seguir podem ser consideradas spoilers. Se o leitor quer se manter puro e aberto para o dia 17/12, a recomendação é parar de ler agora.

Walt Disney Studios/AFP
Leia não retorna sob os holofotes: ela deve servir como uma espécie de mentora para os heróis (foto: Walt Disney Studios/AFP )
 

AMEAÇA IDENTIFICADA
Trinta anos após a Batalha de Endor – o confronto épico ao final de O retorno do Jedi, a luta contra os resquícios do Império continuam pela Galáxia. A ameaça da vez é a Primeira Ordem, uma organização militar comandada pelo supremo líder Snoke – ainda sabemos muito pouco sobre esse personagem, que não deu as caras em nenhum lugar, mas é o dono da voz do primeiro teaser.

Walt Disney Studios/AFP
Rey talvez seja o principal personagem do novo Star wars (foto: Walt Disney Studios/AFP )

LEIA, A GENERAL
Do outro lado da briga, teremos a Resistência, liderada pela General Leia Organa (Carrie Fisher). Ainda são esparsas as informações sobre esse grupo. Tudo indica, porém, que se trata de um braço armado da Nova República, instaurada após a Batalha de Endor.

PASSAGEM DE BASTÃO

A ex-princesa, uma das personagens principais da trilogia clássica, não retorna sob os holofotes: ela deve servir como uma espécie de mentora para os heróis desta nova trilogia. Outro personagem que surge para “entregar o bastão” é Han Solo (Harrison Ford): o primeiro trailer oficial deixa claro que o ex-contrabandista encontra os novos personagens e fala com eles sobre as glórias do passado. A Millenium Falcon também teve muito destaque, inclusive em lindas cenas de combate contra Tie Fighters no planeta Jakku.

LUKE 2.0
Luke Skywalker ainda não mostrou sua cara em vídeo, mas uma imagem que supostamente vazou do set de filmagem traz o ator Mark Hamill com uma barba respeitável, um sabre de luz e trajes característicos dos Jedi, o que indica que ele não deve ser algum tipo de vilão, como já se especulou. Na verdade, 30 anos depois de Endor, é provável que ele tenha evoluído em seu treinamento Jedi de forma autodidata. Também é dele a voz do segundo teaser, quando diz, supostamente para um dos novos protagonistas, que a Força é poderosa em sua família.

FICHA COMPLETA
Outros personagens antigos estarão de volta: Chewbacca e os droides C-3PO e R2-D2 são presença garantida. Mas os verdadeiros protagonistas da nova trilogia serão uma nova geração de heróis e vilões. E muito sobre eles já foi revelado.

O MAIOR RIVAL

Kylo Ren (Adam Driver) será, possivelmente, o principal antagonista. Ao que tudo indica, ele não será um Sith, como outros inimigos dos filmes passados, mas com certeza é um usuário do lado sombrio da força. Ele é um jovem que nasceu pouco após a Batalha de Endor e se tornou obcecado por Dath Vader (assim como todos nós, fãs de Star wars). Kylo faz parte de uma organização chamada Os Cavaleiros de Ren. Não se sabe muito sobre eles ainda, mas são aliados ou parte da Primeira Ordem do comandante Snoke.

ARMADILHA DO AMOR

Entre os heróis, Finn (John Boyega) certamente será um protagonista especial. Ele começará o filme como um Stormtrooper da Primeira Ordem, ou seja, um soldado a serviço dos caras malvados. Mas tudo muda quando sua Tie Fighter cai no planeta Jakku e ele é encontrado por Rey (Daisy Ridley) – há indícios de que a amizade com a garota converterá o personagem. Além de mudar de lado, Finn aparece empunhando um sabre de luz que supostamente pertenceu a Luke Skywalker, tanto no trailer quanto no pôster oficial do filme. Mas isso não significa que ele é um Jedi ou mesmo um usuário da força: pode ser só um guerreiro lutando com a arma a que tinha acesso no momento.

Walt Disney Studios/AFP
O general Hux (Domhnall Gleeson) mal apareceu nos trailers. Mas segundo o site oficial de Star wars, ele é o comandante da Base Starkiller, da Primeira Ordem (foto: Walt Disney Studios/AFP )

TESTE DE DNA
Rey talvez seja o principal personagem do novo Star wars. Ela teve o maior destaque no pôster oficial e também é quem mais aparece nos trailers e teasers. Alguns teorizam que ela é filha de Han e Leia, ou até mesmo de Luke. O que é certo é que a garota vive coletando ferro-velho no planeta desértico de Jakku. Na versão japonesa do primeiro trailer, vemos uma cena dela sendo ameaçada pelo sabre de luz de Kylo Ren. Até então, a maior parte das suas interações se dá com Finn – tudo indica que os dois serão amigos e aliados.


EM CAMPO INIMIGO
Poe Dameron (Oscar Isaac) é o herói sobre quem mais se tem informações até agora. Ele foi mencionado na série de quadrinhos Star wars: shattered empire, da Marvel, assim como no romance infantojuvenil Moving target: a princess Leia adventure. Nascido pouco antes da Batalha de Endor, Poe é o líder do Esquadrão Negro de T-70 X-wings, da Resistência. Seus pais eram membros da Aliança Rebelde e ele foi criado pela avó. Sua principal companhia é o droide BB-8, que até agora apareceu mais ao lado de Rey. No trailer, vemos Poe sendo vítima de algum tipo de poder do lado sombrio da força de Kylo Ren. Tudo indica que ele foi capturado de alguma forma, o que pode colocá-lo no papel de “donzela em apuros” neste primeiro filme.

EIXO DO MAL

Dois vilões devem ter uma relevância considerável em O despertar da força. Phasma (Gwendoline Christie) é uma capitã da Primeira Ordem que até agora só apareceu de relance nos trailers, coberta por uma armadura de Stormtrooper. O que sabemos é que ela será uma soldada do tipo durona e implacável. Já o general Hux (Domhnall Gleeson) mal apareceu nos trailers. Mas segundo o site oficial de Star wars, ele é o comandante da Base Starkiller, da Primeira Ordem – um planeta gelado convertido em uma arma militar capaz de aniquilar sistemas solares inteiros, algo como uma Estrela da Morte, mas ainda mais perigosa.

 

 

 

MAIS SOBRE CINEMA