Ano novo incomum: 'A noite da virada' faz rir com personagens estranhos em festa esquisita

Primeiro longa de Fábio Mendonça traz Luana Piovani, Fábio Sant'anna, Marcos Palmeira e João Vicente de Castro em meio a celebração repleta de absurdos

por Helvécio Carlos 29/12/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

O2 Filmes/Divulgação
Em banheiro de festa que comemora o réveillon acontece de tudo: traição, confusões e até um crime (foto: O2 Filmes/Divulgação )
Quem nunca encarou uma festa cheia de gente estranha que atire a primeira pedra. E essas, vamos combinar, são as melhores. Ou pelo menos as mais engraçadas. 'A noite da virada' mostra os encontros e desencontros de um grupo de amigos em torno de uma festa de fim de ano. O marido coxinha, a ninfomaníaca, a gordinha simpática, um traficante que acaba levando a pior – pelo menos até quase o final da projeção – e uma penca de penetras são tipos bem-humorados que marcam a estreia de Fábio Mendonça na direção de longa.

 

Veja horários e salas de exibição para 'A noite da virada'

 

Apesar da semelhança dos personagens com alguns em situações recorrentes, Fábio garante não ter se inspirado na realidade cotidiana. “A verossimilhança está presente graças ao tom de interpretação do elenco”, elogia o diretor. A referência, de acordo com o diretor, foi a peça de teatro 'O banheiro', de Pedro Vicente. Vicente aliás assina o roteiro do longa ao lado de Claudia Jouvin e Nina Crintz.


As diferenças entre o texto original e o do filme começam justamente com a decisão de Fábio Mendonça de levar a trama para outros ambientes. “Seria claustrofóbico passar toda a ação dentro de um banheiro”, reconhece ele, que optou por dois cenários. As passagens na sala e outras dependências das casa foram rodadas no Pacaembu. Já as cenas do banheiro foram gravadas em cenário montado na produtora O2 Filmes.

 

Paralelamente à história principal, o público se diverte com o perrengue de Fumaça (personagem de Rodrigo Sant'anna), preso acidentalmente em um banheiro químico. As cenas estão entre as mais engraçadas do longa. A noite da virada reúne também Luana Piovani, Marcos Palmeira, João Vicente de Castro, Luana Martau, Martha Nowil e Taumaturgo Ferreira.

O longa não é uma comédia rasgada. Mas a verossimilhança rende algumas boas risadas, mesmo se em alguns momentos a piada já parece meio sem graça. Como o momento em que Mário (Marcos Palmeira) entra na maior viagem depois de trocar um remédio para dor de cabeça por um LSD. Juliano Enrico e Daniel Furlan, intérpretes dos jovens maconheiros também garantem boas risadas.

 

Confira o trailer de 'A noite da virada':

 


Curtas

Fábio Mendonça é diretor premiado de curtas-metragens ('Curupira' e 'Amesterdan'), assinou as temporadas dos programas 'Destino SP' e 'Destino RJ', exibidos na HBO. Tem carreira bem-sucedida com o início na publicidade. Com a experiência adquirida ao longo do tempo, ele acredita ter adquirido condições de encarar o desafio para rodar o longa, proposto pela produtora Andréa Barata Ribeiro. Mas reconhece que quando chegou para assumir o projeto muita coisa, como a escalação do elenco, já estava pronta. “Não batalhei desde o início”, pondera o diretor, que já tem um novo projeto em vista, o de um drama (ainda sem título), além de mais uma temporada para da série Destino da HBO, agora filmada em Salvador (BA).

MAIS SOBRE CINEMA