'Praia do futuro', com Wagner Moura, vai representar Brasil na disputa pelo Urso de Ouro na Berlinale

Longa de Karim Ainouz entra em cartaz na seleção oficial do Festival de Cinema de Berlim em fevereiro

por AFP 15/01/2014 18:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Coração da Selva/Divulgação
Wagner Moura estrela 'Praia do futuro'; longa de Karim Ainouz vai disputar Urso de Ouro (foto: Coração da Selva/Divulgação)
O filme brasileiro 'Praia do futuro', de Karim Ainouz, disputará este ano o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, que acontece de 6 a 16 de fevereiro. A coprodução entre Brasil e Alemanha foi filmada em Fortaleza e Berlim, e é protagonizada por Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuita Barbosa.

Moura interpreta o papel de um salva-vidas que tenta reorganizar sua vida depois da morte de um turista alemão durante uma operação de resgate.

 

O principal festival de cinema europeu do ano divulgou a lista dos 20 filmes selecionados para a competição oficial. Junto com os novos filmes de George Clooney e Wes Andersen, a Berlinale exibirá a esperada 'Boyhood', última parceria entre Ethan Hawke e o diretor americano Richard Linklater ('Antes da meia-noite'). O longa, que também conta com Patricia Arquette, foi filmado periodicamente durante dez anos e conta a história da relação de um garoto com seus pais divorciados.

 

Lea Seydoux, que ganhou a Palma de Ouro do festival de Cannes em maio, junto com seu diretor e sua coprotagonista, contracena com Vincent Cassel em 'A bela e a fera', uma coprodução franco-alemã. O filme, dirigido por Christophe Gans, será exibido fora de competição.

Forest Whitaker, ganhador de um Oscar em 2007 por 'O último rei da Escócia', atua junto com Harvey Keitel no filme do diretor francês de origem argelina Rachid Bouchareb, 'Two men in town', sobre um ex-presidiário que se converte ao Islã.


Os organizadores do festival anunciaram três filmes chineses, entre eles 'Black coal, thin ice', de Diao Yinan, sobre um policial que investiga uma série de crimes nos quais as vítimas estão ligadas a uma mesma mulher. As outras duas são 'Blind massage', de Lou Ye, e 'No man's land', de Ning Hao.

O filme escandinavo 'In order of disappereance', protagonizado por Bruno Ganz e Stellan Skarsgard, narra a guerra do tráfico de drogas entre a máfia norueguesa e bandidos sérvios.

Os organizadores da Berlinale já tinham anunciado que George Clooney apresentará seu thriller da época nazista 'The monuments men', enquanto Wes Anderson exibirá 'The grand Budapest Hotel' na noite de abertura do festival, em 6 de fevereiro. O polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier exibirá uma versão sem censura da primeira parte de 'Ninfomaníaca', sua nova epopeia erótica.

O júri da 64ª Berlinale será presidido pelo produtor americano James Schamus e integrado pelo diretor francês Michel Gondry e pelos atores Christoph Waltz (Áustria) e Tony Leung (Hong Kong), entre outros.

MAIS SOBRE CINEMA