Cine Humberto Mauro apresenta os primórdios do terror em retrospectiva

Retrospectiva 'Origens do medo: O terror nos anos 1930' acontece de 15 a 21 de março. A entrada é gratuita, com retirada do ingresso meia hora antes

por Agência Minas 14/03/2013 13:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação / Kino International
'Nosferatu' (1922), de W. Murnau - um dos clássicos que integra a mostra (foto: Divulgação / Kino International)
O Cine Humberto Mauro revela mais uma faceta interessante da história do cinema, por meio da mostra 'Origens do medo: O terror nos anos 1930'. A retrospectiva aborda a origem do terror como gênero cinematográfico. Realizada de 15 a 21 de março, a mostra apresenta sete longas-metragens produzidos por quatro diferentes cineastas, lançados na primeira metade dos anos 1930. A entrada é gratuita e o ingresso deve ser retirado 30 minutos antes de cada sessão.

Segundo Rafael Ciccarini, Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, foi na década de 1930 que o terror se consolidou como gênero cinematográfico. Nesse contexto de fascínio e, ao mesmo tempo, de repulsa pelo terror, Hollywood percebeu o apelo comercial para essas produções. “A partir desse momento, o cinema não abandona mais o terror, sobretudo, o cinema norte-americano”, comenta.

Entre as produções da retrospectiva, pode-se destacar 'Frankenstein', baseado no best-seller homônimo da escritora Mary Shelley, e 'A noiva de Frankenstein', do diretor inglês James Whale. Os dois clássicos contam com a participação dos atores Colin Clive, como o doutor Henry Frankenstein, e Boris Karloff, como o monstro.

Outros nomes de grande relevância do cinema de terror integram a mostra, como os tchecos Edgar G. Ulmer e Karl W. Freund, além do americano Tod Browning, com os clássicos 'Drácula' e 'Monstros'. O projeto História Permanente do Cinema dedicará uma sessão ao terror com o longa 'Nosferatu', do expressionista alemão F. W. Murnau. O filme será exibido no dia 21, às 17h, e terá comentários do pesquisador Flávio C. von Sperling.

Ao oferecer exibições em boa qualidade, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, proporciona aos amantes da “sétima arte” a oportunidade de assistir longas que, muitas vezes, não são incluídos no circuito comercial. “A mostra representa uma oportunidade de rever esses filmes e perceber o que se mantém interessante e o que mudou com o passar dos anos”, observa Ciccarini.

Serviço:

Mostra: 'Origens do medo: O terror nos anos 1930'

Data: de 15 a 21 de março

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte

Classificação: livre, 12 e 16 anos

Entrada gratuita

A retirada do ingresso, um por pessoa, será realizada 30 minutos antes de cada sessão.

MAIS SOBRE CINEMA