SHOW

O Julgamento de Sócrates

O Portal Uai leva você para curtir o espetáculo "O Julgamento de Sócrates".

Vigência:

31/08/2018 à 30/10/2018

Resultado:

30/10/2018

PROMOÇÃO ENCERRADA

Leia mais

GANHADORES

Jeferson Eduardo Calazanse

Leonardo Oliveira

INFORMAÇÕES

RESULTADO


O resultado da promoção será divulgado dia 30 de Outubro de 2018, até as 18h.
Os participantes devem acompanhar o site www.uai.com.br/promocao para confirmar o resultado da promoção.


RETIRADA DO PRÊMIO

A retirada do prêmio seguirá as regras previstas no regulamento, e deverá ser feita na sede do Jornal Estado de Minas (Av. Getúlio Vargas, 291, Funcionários), no dia 31 de Outubro, das 09h às 15h, apresentando documento de identidade original.

 

O JULGAMENTO DE SÓCRATES

Texto: Ivan Fernandes (livremente inspirado na obra de Platão) Direção: Ivan Fernandes e Tonico Pereira%u2028Com: Tonico Pereira

“O JULGAMENTO DE SÓCRATES” é uma livre adaptação de “Apologia de Sócrates”, de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes em forma de monólogo, com o ator Tonico Pereira no papel título. A peça comemora os 50 anos de carreira do ator, que pela primeira vez, faz um monólogo.

O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. É talvez o primeiro grande caso na história da humanidade de um homem ser condenado por ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade. Através desse caso, a peça debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo.

O espetáculo, formalmente, é simples. No palco, Sócrates sozinho, em figurino neutro e atemporal, defende perante a plateia de “espectadores-jurados” não apenas suas ideias, mas sobretudo o direito de tê-las. Defende a necessidade de examinar a vida do ponto de vista ético e a busca pela sabedoria, e não pela satisfação material. E são nesses conteúdos que está a grande força do espetáculo, pela imensa relevância de suas palavras para o momento em que vivemos.

Sócrates, um personagem crucial, exige um ator de talento e currículo indiscutível: Tonico Pereira. Comemorando 50 anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão, Tonico tem neste primeiro monólogo da carreira uma verdadeira tour-de- force, conversando e levando a plateia com a intimidade de um grande artista.

SINOPSE

Diante de um tribunal popular - a plateia - Sócrates, interpretado por Tonico Pereira, defende-se das acusações que lhe são feitas: ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade e pela religião (como o livre pensamento e a busca pelo conhecimento), corrompendo a juventude com essas ideias. O espetáculo é dividido em 3 partes: na primeira, Sócrates faz sua defesa; na segunda, após a condenação, Sócrates tem o direito de propor uma pena alternativa, mas se nega a fixar uma pena para si mesmo, pois isso seria reconhecer alguma culpa; e finalmente, após a condenação final, ele diz suas últimas palavras para a sociedade que o condenou, prevendo tempos duros para Atenas e para todas as sociedades posteriores.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Ivan Fernandes (livremente inspirado na obra de Platão)%u2028

Direção: Ivan Fernandes e Tonico Pereira

Elenco: Tonico Pereira%u2028

Cenário e Figurinos: Palloma Morimoto

Iluminação: Frederico Eça%u2028

Trilha Sonora Original: Frederico Eça%u2028

Design Gráfico: Marcello Queiroz

Fotos de Divulgação: Victor Pollak

Direção de Produção: Caio Bucker%u2028

Produção Executiva e Turnê: Ricardo Fernandes

 Assistência de Produção: Aline Monteiro

 Realização: Bucker Produções Artísticas / Entreter

SERVIÇO

Dia: 02 de Novembro de 2018

Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube

Vendas: www.eventim.com.br

Horário: 21:00 h

Classificação: Livre

Inf. 3516.1360

Preço do ingresso (inteira): R$ 80,00 no dia - R$ 60,00 antecipado