GANHADORES
Vinicius Augusto Ribeiro Caldas
INFORMAÇÕES
RESULTADO
O resultado da promoção será divulgado dia 20 de Setembro de 2018, até as 18h.
Os participantes devem acompanhar o site www.uai.com.br/promocao para confirmar o resultado da promoção.
A retirada do prêmio seguirá as regras previstas no regulamento, e deverá ser feita na sede do Jornal Estado de Minas (Av. Getúlio Vargas, 291, Funcionários), no dia 21 de Setembro, das 09h às 15h, apresentando documento de identidade original.
SERVIÇO
01 Pote com balas saborosas da LALKA.
LALKA
desde 1925
O COMEÇO
Anos 20:
A fábrica dos saborosos produtos LALKA foi fundada na década de 20. Seu idealizador, o polonês Henryk Grochowski, chegou ao Brasil em 1912 e estabeleceu-se inicialmente em Petrópolis, onde aprendeu o ofício de baleiro ao trabalhar numa fábrica de balas e caramelos.
Após conhecer Belo Horizonte, decidiu investir na fundação de uma fábrica de balas e em 1925, organizou uma sociedade intitulada Grochowski e Cia. no bairro Floresta.
A firma iniciou com uma produção semi-artesanal de balas e caramelos e levou o nome de LALKA, que significa “boneca” em polonês, uma homenagem à terra natal do fundador.
Em 1927, Henryk adquiriu um terreno próximo ao antigo endereço, onde estabeleceu sua fábrica e residência.
Anos 30:
O sucesso do empreendimento de Henryk em sua sede própria traduziu-se na abertura da rede de lojas. A primeira funcionava no mesmo local da fábrica e as outras no centro da cidade. Uma delas junto ao abrigo dos Bondes do Bar do Ponto (foto ao lado) e outra na sala de espera do Cine Brasil.
Henryk, sua esposa e cerca de 10 funcionários faziam a LALKA crescer e encantar seus consumidores a cada ano que se passava.
SUCESSÃO
Anos 40:
Nos anos 40, mais uma loja foi inaugurada, desta vez na Rua Carijós. As lojas comercializavam bombons e balas, também distribuídos pelo interior do estado.
Também nesta década, a LALKA passou a ter exclusividade para vender balas nos cinemas de Belo Horizonte.
Anos 50:
O Sr. Stanislau Grochowski, filho do fundador, já com bastante experiência no ramo, assumiu o comando da Empresa em 1952, em virtude do falecimento de seu pai.
A comercialização dos produtos Lalka, anos à frente, restringiu-se apenas a sua primeira Loja, no bairro Floresta.
Anos 70:
Na década de 70, a LALKA retomou os investimentos no setor de varejo, quando foi instalada nova unidade de venda na Savassi.
Anos 80:
Novas lojas foram inauguradas: no bairro Cidade Nova, nos pontos de venda do Carrefour, na Av. Prudente de Moraes e na Av. Uruguai.
EXPANSÃO
Anos 90:
Novas lojas foram inauguradas com a marca LALKA, sendo feito um trabalho de remanejamento de algumas unidades. As novas lojas foram gerenciadas por membros da própria família Grochowski, descendentes da segunda e terceira geração.
Anos 2000:
A LALKA conta com uma rede de 15 lojas e 3 pontos de venda, sendo 5 unidades fora de Belo Horizonte.
Em 2004, para atender um mercado cada vez mais exigente, a LALKA realizou grandes investimentos na ampliação e modernização de suas instalações industriais e investiu num processo maior de profissionalização.
Atualmente, fabrica e comercializa aproximadamente 150 produtos, entre balas, bombons, chocolates, trufas, produtos dietéticos, ovos de páscoa e embalagens específicas e padronizadas para presente.