(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mineiros elegem os melhores destinos para curtir, em família, as férias do meio ano; saiba quais são

Porto Seguro, Maceió e Natal são as cidades mais procuradas pelos mineiros nas agências de viagens do estado de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo


Praia de Maracajaú(foto: Sec Turismo do RN )
Praia de Maracajaú (foto: Sec Turismo do RN )
 
Pesquisa de sondagem empresarial, realizada pelo Ministério do Turismo com 175 empresas de comércio de viagens de Minas Gerais, apontou que as cidades de Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Natal (RN) são os três destinos mais procurados pelos mineiros, no mês de julho, em agências de turismo do estado. O levantamento trouxe, ainda, que seis em cada 10 mineiros procuram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia.

No perfil do público mineiro, os casais com filhos correspondem ao maior número (43,7%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais sem crianças, com 25,8%, e viagens em família, com 21,1%. Além dessas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas mineiras em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019. Para 16,3% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 60,8% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo é de que 60% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses. Com a pesquisa, o Ministério do Turismo tem o objetivo de auxiliar as empresas de Minas Gerais do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados.

ESTUDO A Pesquisa de sondagem empresarial das agências e organização de viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

Destinos preferidos dos mineiros


Porto Seguro

Pôr do Sol durante a travessia da balsa entre Porto Seguro e Arraia d'Ajuda(foto: Carlos Altman/EM)
Pôr do Sol durante a travessia da balsa entre Porto Seguro e Arraia d'Ajuda (foto: Carlos Altman/EM)
 

 


Não foi à toa que os portugueses se encantaram ao avistar a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia. Mais de 500 anos após o descobrimento do Brasil por Cabral, as belezas naturais da cidade ainda provocam impacto nos visitantes. São quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de mata atlântica. Localizada na Costa do Descobrimento, a cidade baiana é, literalmente, um porto seguro de refúgio e prazer, sem abrir mão da aventura e diversão. A fama de cidade animada já correu o mundo e chama a atenção de grupos de jovens, principalmente estudantes secundaristas que escolhem o paraíso como destino de formatura. Também pudera, eles se acabam no agito 24 horas por dia dos beach clubes.

Para quem quer fugir dos inferninhos das baladas de axé e da famosa passarela do álcool, as opções são os recantos de paz e tranquilidade nas charmosas praias de Arraial d´Ajuda, Trancoso e Santa Cruz Cabrália. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais e arquitetônicas que lhe renderam os títulos de patrimônio histórico nacional e de patrimônio natural da humanidade. No quesito praias, a cidade oferece uma boa gama de ofertas, todas com piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para repor as energias. Entre elas, a tranquila Curuípe e a agitada Mundaí, ambas com estrutura de barracas. Mas nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Descobrimento, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia.

Centro Histórico de Porto Seguro(foto: Carlos Altman/EM)
Centro Histórico de Porto Seguro (foto: Carlos Altman/EM)



Maceió

Praia do Gunga, em Alagoas(foto: Carlos Altman/EM)
Praia do Gunga, em Alagoas (foto: Carlos Altman/EM)
 

 


Quem visita Maceió e arredores tem diante de si um dos mais belos cenários naturais do planeta, conhecido como Caribe Brasileiro por conta de suas águas cristalinas de azul-turquesa que enche os olhos e a alma de emoção. Realmente, a capital alagoana é de arrepiar. Nenhum dos 40 quilômetros de praias da cidade nordestina consegue desapontar o visitante. São refúgios de águas transparentes, com piscinas naturais e areias douradas emolduradas por imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores, garantem aos turistas passeios variados a encantadores tanto nas praias centrais na capital alagoana, quanto as mais afastadas. Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam às piscinas naturais mais visitadas da cidade. Já o polo gastronômico da capital nasceu na Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, encontram-se restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional – regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios – aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até peruanos, há restaurantes para todos os gostos.
Barra de São Miguel, em Alagoas(foto: Carlos Altman/EM)
Barra de São Miguel, em Alagoas (foto: Carlos Altman/EM)

Rumo ao litoral Sul de Alagoas, o visitante deslumbra com a Barra de São Miguel e a Praia do Gunga: cartão-postal alagoano dentro de uma fazenda de coqueiros banhado por águas calmas. Também rumo à divisa com Sergipe se encontra Penedo, uma bucólica cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Dali é fácil partir para a foz do Velho Chico e apreciar o encontro de suas águas com o mar, rodeado por imensas dunas douradas. No sentido oposto, em especial a Costa dos Corais, ao Norte, com suas praias espetacularmente desertas e acessíveis pela estrada emoldurada por coqueirais estão São Miguel dos Milagres e Maragogi –paraíso que abriga a segunda maior barreira de corais do mundo.


Natal

Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte(foto: Carlos Altman/EM)
Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte (foto: Carlos Altman/EM)
 


O melhor de tudo é que, enquanto as baixas temperaturas predominam na maior parte do país nesta época do ano, em Natal, a temperatura mínima fica em torno de 20 graus e os mineiros gostam. Deixam o tradicional pão de queijo para comer um delicioso camarão. E opções não faltam na capital do Rio Grande do Norte – entre os passeios por dunas douradas, banhos relaxantes em rios e praias. Lugar imperdível que precisa entrar no roteiro turístico é a praia de Genipabu. Localizada no litoral Norte, a 24 quilômetros de Natal, é um dos cartões-postais mais famosos do Rio Grande do Norte. E para quem gosta de aventura, não pode perder os tradicionais passeios de bugies pelas dunas. “Com emoção ou sem emoção?”, pergunta o motorista aos que embarcam no veículo. O turista se depara com um “deserto” de areias claras, cenário ótimo para fazer muitas fotos. Por lá, ainda há a opção de fazer um passeio de dromedários e de visitar o Aquário Natal.

E para os casais apaixonados, a Praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, a 85 quilômetros de Natal, é um roteiro perfeito para lua de mel. No passado, o local era apenas uma sossegada vila de pescadores até ser tomada por surfistas em busca de ondas radicais e, logo, por turistas de todos os cantos do mundo. Um lugar que oferece cenário fascinante, com dunas sobrepostas no horizonte, tabuleiros que acabam em falésias, praias com águas claras, além de roteiro de passeios de tirar o fôlego.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)