(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Bate e Volta

Cruzília, na Serra da Mantiqueira, teve queijo premiado na França

Queijeiros mineiros conquistaram no mês passado 50 medalhas no 4º concurso 'Mondial du Fromage et des Produits Laitiers'. Cidade mineira também é berço dos cavalos mangalarga no país


Matriz de São Sebastião(foto: SecTur Cruzília/Divulgação)
Matriz de São Sebastião (foto: SecTur Cruzília/Divulgação)
 

“Era uma encruzilhada, no caminho de São Paulo para as Minas, no começo do século XVIII. Nessa encruzilhada se fixaram alguns moradores, sob a proteção de São Sebastião. O sítio virou arraial, e o arraial virou município, já agora sem o lindo nome de São Sebastião da Encruzilhada, pois uma das constantes da vida municipal do Brasil é trocar de nomes. Hoje se chama Cruzília” – Carlos Drummond de Andrade

O escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade já enaltecia a pequena São Sebastião da Encruzilhada. Nome dado a cidade devido à localização perto de uma interseção por onde passavam bandeirantes, garimpeiros e tropeiros que circulavam entre São João del-Rei, Rio de Janeiro, Aiuruoca e São Paulo. Cruzília, pertencente ao Caminho Velho da Estrada Real e integrante do circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira, reserva uma imersão na produção de queijos e história cultural de Minas Gerais. Os queijos da região lançam a cidade como referência na produção nacional da iguaria.


Outro destaque para a cidade é a indústria moveleira. Os artesãos cruzilienses foram os responsáveis pela confecção da cadeira e altar em madeira usados pelo Papa Bento XVI na sua última visita ao Brasil. Na cidade também é possível se aventurar em trilhas e apreciar a cachoeira do Chalé, que fica a 15 quilômetros do município de Cruzília e tem um poço para mergulho.


O premiado queijo santo casamenteiro é uma combinação de queijo de mofo azul com nozes e damasco (foto: Queijos Cruzília/Divulgação)
O premiado queijo santo casamenteiro é uma combinação de queijo de mofo azul com nozes e damasco (foto: Queijos Cruzília/Divulgação)
As fazendas centenárias também fazem parte do roteiro turístico da cidade. Destaque para a Fazenda Anghay, construída por uma tradicional família da cidade, a Fazenda Traituba, que foi reformada para receber D. Pedro I. Porém, o monarca não chegou a visitá-la devido a volta para Portugal. O antigo cinema da cidade, o Cine Vitória, também é um ponto que merece atenção.

 

Nas últimas semanas, o evento “Le Mondial du Fromage” concedeu 56 medalhas ao Brasil e mais de 45 são de profissionais queijeiro em Minas Gerais. O resultado da competição mundial da especiaria, que ocorreu na França, premiou 3 tipos de queijos produzidos em Cruzília. Sendo um na categoria ouro, outro com medalha de prata e um na categoria bronze. Porém, não é só o queijo que tem reconhecimento internacional na região.

 

Berço dos Cavalos Mangalarga

  

Raça tipicamente brasileira(foto: ACCMM/Divulgação)
Raça tipicamente brasileira (foto: ACCMM/Divulgação)
 

Para os amantes de montaria, a cidade mineira é o lugar certo! Afinal, Cruzília é berço de umas das raças de cavalos mais premiadas do mundo: a família mangalarga. Em meados de 1812, na Fazenda Campo Alegre, Gabriel Francisco Junqueira, o “Barão de Alfenas”, ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando o cavalo com éguas comuns de sua fazenda dando origem à raça tipicamente brasileira. Dezenas de haras estão espalhados pelo município com a criação do cavalo.


A íntima história com a raça brasileira rendeu à cidade um museu dedicado ao animal. Localizado na Praça da Matriz, no Centro da cidade de Cruzília, o imóvel que abriga a sede do museu corresponde à Casa da Bela Cruz. Construída em 1855, pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das fazendas pilares da raça.


Inaugurado em 17 de novembro de 2012, o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador tem como missão ‘pesquisar, preservar, e difundir para a sociedade em geral, com destaque para os criadores, a trajetória da consolidação da raça de rebanho de equino nacional, genuinamente brasileira – o cavalo mangalarga, em especial o marchador’. O espaço apresenta peças de acervo, vídeos e textos do desenvolvimento da raça no Brasil.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

 

Samba-enredo

Em 2013, a raça mangalarga marchador foi o tema do samba-enredo da escola de samba carioca Beija Flor de Nilópolis. “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador” desfilou no sambódromo contando a história da raça desde o cavalo-título até guerras. “Amigo do rei, pela estrada lá vai o barão! Sul de Minas Gerais, galopei”, ecoava nas vozes dos intérpretes da escola 14 vezes campeã. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)