Conheça Porto e faça uma ponte para o coração do Norte de Portugal

A cidade portuguesa entrou, definitivamente, na rota dos turistas brasileiros. Patrimônio da humanidade desde 1996, a bela cidade lusitana destaca-se no continente europeu por conta dos seus monumentos arquitetônicos bem preservados, a boa gastronomia e o clima agradável. O destino está intimamente ligado ao Brasil. Em testamento antes de morrer, o imperador Dom Pedro I pediu para que seu coração foi doado à cidade de Porto

por Carlos Altman 18/06/2019 19:27

EVERALDO COELHO/UNSPLASH
Ponte D. Luis I, maravilha da engenharia inaugurada no século 19, liga as cidades de Porto a Vila Nova de Gaia (foto: EVERALDO COELHO/UNSPLASH)

Sobre a Ponte D. Luís I, relíquia em ferro projetada entre 1881 e 1888 pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, se observa o correr das águas do Rio Douro até a sua foz, no encontro com o Oceano Atlântico. Também do alto dela se admira nos fins de tarde o sol tingir de dourado os telhados, janelas e portas das belas construções coloniais de Porto – segunda maior cidade de Portugal, localizada no Norte do país lusitano. Patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, título alcançado em 1996, a cidade é uma aula de história ao vivo e em cores nítidas.


Na semana passada, Portugal conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de Melhor Destino Europeu pelo World Travel Awards – o Oscar do turismo mundial. Títulos esses que se refletem em números. Só para se ter uma ideia, no ano passado, Portugal recebeu cerca de 12,76 milhões de turistas estrangeiros. Desses, 1,1 milhão eram brasileiros. E a cidade de Porto entrou para a lista das 100 cidades mais visitadas do mundo, juntando-se a Lisboa como representante do país no ranking elaborado pelo Euromonitor International ao receber, em 2018, cerca de 2,39 milhões de turistas.


E a cidade no Norte do país lusitano, quase na fronteira com a Espanha, se destaca ao abrigar uma das livrarias mais lindas do mundo, além das arrebatadoras igrejas, parques, bairros e monumentos. Nada se compara em fazer uma caminhada por ruelas e becos para sentir o verdadeiro clima dessa cidade. Uma experiência única que os turistas guardam para a vida toda.


Mas o que pouca gente sabe, parte da história do Brasil se encontra nessa cidade portuguesa. Em um recipiente de vidro, guardado com extremo cuidado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, repousa, desde 1837, o coração de dom Pedro I, ou dom Pedro IV, para os portugueses. Em 1834, horas antes de morrer, o primeiro imperador do Brasil deixou em testamento a intenção de que seu coração ficasse no Porto, com o qual tinha intensa relação, pois lá viveu durante os 13 meses (de julho de 1832 a agosto de 1833) em que a cidade foi sitiada em uma disputa de poder entre ele e seu irmão dom Miguel I durante as chamadas Guerras Liberais (1828-1834). Tendo em vista os esforços do povo da cidade para com dom Pedro, a sucessora, rainha D. Maria II, atribuiu o título de Invicta à cidade do Porto.

 

Destino surpreendente

DOMINIK KUHN/UNSPLASH
Nas paredes externas da Capela das Almas, belas passagens bíblicas na arte dos azulejos (foto: DOMINIK KUHN/UNSPLASH)
 

Arquitetura de encher os olhos e uma gastronomia de dar água na boca tem levado milhares de pessoas ao país de Camões, Eça de Queiroz, Saramago e Fenando Pessoa. E a cidade de Porto, com toda a sua imponente história, gastronomia diversificada e aspectos culturais únicos, aliados ao baixo custo de vida, vem chamando a atenção do mundo inteiro, principalmente dos brasileiros.

Arquivo Pessoal
Helem e Zezito se apaixonaram pela cidade (foto: Arquivo Pessoal)

E este é justamente o clima de encantamento vivido pelo casal belohorizontino José Adair Figueiredo (mais conhecido como Zezito) e Helem Figueiredo toda vez que visita a cidade de Porto. Há seis anos e meio, o filho deles João Paulo Figueiredo resolveu se mudar para a cidade portuguesa para fazer uma pós-graduação na área de comunicação. Desde então, já foram três viagens inesquecíveis do casal. “Eu pessoalmente, nunca incluí essa cidade como roteiro em meus sonhos de viagem, mas como corações e mentes caminham ao lado dos filhos, nossos olhares se voltaram para esta terra, mãe de todos nós. Cada dia é um olhar diferente sobre o país”, emociona-se a mineira Helem.

Arquivo Pessoal
A Mineira Helem ficou encantada com os azulejo da estação São Bento (foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o casal, vale a pena vistar os pontos turísticos tradicionais da cidade. Helem e Zezito enumeram os destinos obrigatórios em Porto: “Nada se compara em se perder na região da Ribeira admirando o Rio Douro com suas pontes, barcos e gaivotas. Visite a Rua Santa Catarina, onde o burburinho das várias línguas se entrelaça numa energia contagiante! Não deixe de comer um delicioso bolinho de bacalhau e saborear um pastel de nata diluído no saboroso vinho do Porto. Assistir a um show na Casa da Música, com sua acústica impecável, é um belo programa. Passar uma manhã no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves , sempre com uma exposição surpreendente, também é inesquecível. Caminhar pela cidade descobrindo ruelas e becos é muito prazeroso. Esparramar-se pelos parques e jardins, apreciar a comida maravilhosa. Não deixe de visitar a Estação Ferroviária de São Bento e se encantar com a história de Portugal através de seus belos azulejos em azul e branco. E, por fim, agradecer a Deus ao visitar as belíssimas igrejas espalhadas pela cidade”.

 

 

Ribeira e Rio Douro

NICK HARVOUNIS/UNSPLASH
Região da Ribeira às margens do Rio Douro (foto: NICK HARVOUNIS/UNSPLASH)


Localizada às margens do Rio Douro, bem no Centro Histórico da cidade, a região conta com diversos restaurantes, bares e pontos turísticos em sua extensão, como o Palácio da Bolsa. As luzes do céu, o pôr do Sol, os reflexos na água, enfim, a atmosfera local transforma o ambiente em uma paisagem dos sonhos. Passear de barco no Rio Douro é o cenário ideal para quem quer se emocionar e, ao mesmo tempo, sentir um clima único de paz e encantamento. Vale a pena fazer um passeio durante o dia e outro à noite. Com 897 quilômetros de comprimento, ele é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.

 

 
Vila nova de Gaia


Cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto. Em uma caminhada é possível se deparar com a antiga casa de ícones da literatura como Eça de Queiroz, ou espaços como o Mosteiro da Serra do Pilar, sem contar que com mais alguns passos é possível se deparar com a charmosíssima Capela do Senhor da Pedra, num rochedo batido pelo mar, na praia de Miramar. Com museus, monumentos, teleférico, circuitos e muito mais, Vila Nova de Gaia é local para explorar e contemplar.

 
Mosteiro da Serra do Pilar


Localiza-se no alto da Serra do Pilar, na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Local é um refúgio para apreciar a cidade do Porto da melhor maneira possível.

 
Casa da Música

RENATO FERRAZ/CB/D.A PRESS
Casa da Música (foto: RENATO FERRAZ/CB/D.A PRESS)


É a principal sala de concertos do Porto e foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, fazendo parte do evento “Porto Capital Europeia da Cultura” (2001), mas a sua construção somente foi finalizada em 2005. Antigamente, o local era usado para reparação dos bondes (os eléctricos) que circulavam pela cidade.

 
Ponte D. Luís I


Construída entre 1881 e 1888, liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e foi projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

 

 
Prazeres na Cidade Invicta

NICK KARVOUNIS/UNSPLASH
Passeios de barco pelas águas do Rio Douro partem de diversos pontos da Região da Ribeira (foto: NICK KARVOUNIS/UNSPLASH)
 

 

Morando no Porto desde ao ano passado, a mineira especialista em RH e coach Erika Quintão destaca outras belezas da cidade portuguesa. Para quem visita Portugal e procura um destino que represente a verdadeira portugalidade sem se descaracterizar, então o Porto é a opção certa. E para orientar o passeio numa das cidades mais encantadoras do país, também conhecida como a Cidade Invicta, Erika cita alguns dos melhores pontos turísticos:

 
Estação São Bento


Uma das estações de trem mais bonitas do mundo devido a arquitetura e os seus deslumbrantes azulejos pintados à mão que contam um pouco da história de Portugal, principalmente da zona Norte do país. Visita imperdível!

 

 

Torre dos Clérigos


Localizada no Centro Histórico, a Torre dos Clérigos é um daqueles pontos turísticos indispensáveis na viagem. Em arquitetura barroca, ela é parte da bela Igreja dos Clérigos e seu mirante garante uma vista 360 graus da cidade, desde pontos de interesse centrais até a Ribeira, o Rio Douro e as caves do outro lado, em Vila Nova de Gaia.

 

 
Livraria Lello

IVO RAINHA/UNSPLASH
Livraria Lello, refúgio dos amantes da literatura, história antiga e Harry Potter (foto: IVO RAINHA/UNSPLASH)


Em virtude do seu valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por ser um ambiente único e inspirador. Todos os visitantes se encantam com a sua escadaria central, que serviu de inspiração para o famoso filme Harry Potter.

 

Avenida dos Aliados


Conhecida como o “coração da cidade”, esta é uma das mais belas avenidas da Europa, devido à bela arquitetura dos edifícios imponentes que a compõem, como é exemplo a Câmara Municipal. Um dos locais obrigatórios para visitar em Porto!

 

Visita a caves no Porto


Único e especial, assim é o vinho do Porto. Não deixe de apreciar esta deliciosa bebida, uma das marcas da cidade. Há imensas caves para conhecer na outra margem: umas mais “à vista”,outras mais escondidas, no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, que também vale a pena visitar. Prove esse delicioso vinho, produzido no Alto Douro Vinhateiro.

 

 

Jardins do Palácio de Cristal


Dê um passeio e relaxe nestes magníficos jardins, onde pode admirar a Avenida das Tílias, o bosque e as varandas sobre o Douro. Sim, porque este jardim oferece uma incrível vista
sobre o rio e a cidade, devido aos miradouros que deste sítio fazem parte. Sem dúvida, um local para visitar no Porto!

 

 

 

 

Fora do circuito

 

João Paulo Figureiredo
As águas do Atlântico no encontro com o Rio Douro (foto: João Paulo Figureiredo)

Outros passeios podem surpreender os turistas que visitam Porto. Agora no verão, muitos turistas procuram as praias e os passeios de barco até a foz do Rio Douro. Além dos festivais de música, dança e gastronomia programados na cidade. Para o mineiro João Paulo Figueiredo que vive na cidade desde 2013, a região da foz do Douro é a fovorida dele na cidade portuguesa. "Na verdade, são alguns pontos bastante especiais onde se pode refletir, meditar ou ter uma conversa especial e importante com alguém. Todo o caminho ao pé do rio é muito especial, ideal para correr ou para caminhar, de muita beleza tanto à noite como de dia. Ao mesmo tempo, para mim, é uma area que traduz o sentimento que tenho pela cidade. A beleza do Porto é de luz e sombras. Imponente em alguns pontos, ela ainda preserva, em outros, alguma simplicidade que acolhe. E esse lado de luz é o meu favorito", emociona-se.

 
Litoral

DIEGO JOCK/UNSPLASH
Região da foz do Rio Douro, com suas belezas naturais, é destino preferido dos moradores locais (foto: DIEGO JOCK/UNSPLASH)


A diversidade mora em Porto. Além dos parques, castelos, história, tecnologia, a cidade tem opções para quem quer curtir o litoral. Vale a pena passar um dia na Praia de Matosinhos, caminhar pelo calçadão da Avenida Brasil e observar o Castelo do Queijo. No fim de tarde, seguir em direção ao farol, fazer uma parada obrigatória na pérgola para contemplar o pôr do Sol e escutar o som das ondas. 


Feira da Vandoma


Esta feira de comida e antiguidades é realizada aos sábados pela manhã, próximo à Catedral da Sé. Mesmo que não queira comprar nada, vale a 
pena conhecer

Café Majestic


Localizado na Rua Santa Catarina, ele entrou na lista dos 10 mais belos cafés do mundo do site ucityguides.com. Inaugurado em 1921, o local conta a história do Porto e mantém vivas as memórias da época. Até os dias de hoje é reconhecido como “Porto da bélle ´époque”, com sua decoração de art noveau.


Estádio do Dragão


Gosta de futebol? Vale então conhecer o estádio do time Porto. O local oferece visita guiada aos interessados contado a história, os prêmios conquistados e os jogadores que brilharam e ainda brilham no 
time português.

Jardim do Morro


Localizado em Vila Nova de Gaia, o local leva a uma linda vista para a parte histórica do Porto, principalmente no pôr do Sol e à noite. Uma construção de 1927 que se caracteriza como espaço ideal para uma caminhada, um piquenique ou para simplesmente se encantar com a vista da cidade, ao lado de um lago e da natureza, no sopé da 
Serra do Pilar.


Muito além do bacalhau


A dica gastronômica para quem visita a cidade é saborear a famosa francesinha – prato típico do Porto. Trata-se de um suculento sanduíche feito com linguiça, salsicha, fiambre, presunto, bife de vaca ou lombo de porco coberto com queijo derretido. O toque especial fica com o molho feito à base de tomate, cerveja e outros condimentos e o prato ainda vem acompanhado de uma porção de  batatas fritas.

 
SERVIÇO

 
Seguro-viagem

Lembre-se de que ao viajar para a Europa é preciso contratar um seguro-viagem. Ele é obrigatório para dar entrada em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. O acordo estabelece que a cobertura mínima seja de 30 mil  euros e serve para garantir que os visitantes poderão arcar com possíveis acidentes pessoais que possam ocorrer durante a viagem. Uma das vantagens de contratar com o Seguros Promo é a possibilidade de comparar planos de seguros diferentes. Dessa forma, você garante o melhor valor e a melhor cobertura para sua viagem. A empresa faz parte do grupo Belvitur, com mais de 53 anos de atuação no setor de viagens de lazer e viagens empresariais.  Mais informações: www.segurospromo.com.br

Site oficial de Porto

www.visitporto.travel