(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Revista norte-americana aponta Tiradentes como a 'cidade mais bonita do Brasil'

Na matéria publicada pela Departures - revista especializada em luxo, turismo e estilo de vida -, a cidade mineira ganha reconhecimento internacional como destino turístico no Brasil


136

 
Até os gringos concordam com os mineiros: Tiradentes, no Campo das Vertentes, é uma das cidades mais lindas do Brasil e do mundo
Até os gringos concordam com os mineiros: Tiradentes, no Campo das Vertentes, é uma das cidades mais lindas do Brasil e do mundo (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
No ano passado, o Brasil recebeu cerca de 6,5 milhões de turistas estrangeiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Muito pouco para um país com uma vasta extensão litorânea, cidades paradisíacas e por abrigar regiões de grande referência histórica. É o caso da cidade de Tiradentes, que, de acordo com a revista norte-americana Departures, é a “mais bonita do Brasil”. Localizada a menos de 200 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, a charmosa cidade mineira atrai visitantes que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios para os mais variados gostos.
A matéria apresenta dados históricos da região e destaca a arquitetura barroca da cidade. Além disso, a revista sugere que “se você estiver planejando uma visita, planeje para agosto, quando pode experimentar o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que reúne chefs do Brasil e do mundo todo que dão aulas de culinária, apresentam jantares e restaurantes”.
 
“A história do Brasil é rica, abrangente e repleta de diversidade. A cultura é uma das principais marcas de identificação do país no mundo, como apontam diversas pesquisas realizadas no exterior pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Esse registro do veículo norte-americano é uma grande oportunidade para apresentar ao mundo uma série de produtos turísticos para além do Brasil ‘Sol e Praia’. Nós, da Embratur, entendemos a importância e valorizamos o segmento turístico cultural na diversificação da oferta brasileira no mercado internacional”, destaca a presidente do Instituto, Teté Bezerra.
Relíquia barroca do Brasil imperial, o Chafariz de São José, construído em 1749, funciona até os dias de hoje
Relíquia barroca do Brasil imperial, o Chafariz de São José, construído em 1749, funciona até os dias de hoje (foto: Mapio.Net/Divulgação )
 
Nascida aos pés da Serra de São José, a cidade era apenas um rico arraial minerador no começo do século 18. Em 1718, passou a ser Vila São José, em homenagem ao então príncipe português dom José I. Com a proclamação da República, o município passou a se chamar Tiradentes, nome do mártir da Inconfidência Mineira (uma tentativa de emancipação de Minas Gerais, em 1789), nascido na região e que morreu lutando contra a monarquia.
Quando o ouro se tornou escasso nas redondezas, a cidade perdeu relevância, sendo redescoberta na década de 1970. Excepcionalmente preservado graças ao baixo movimento durante muitas décadas, o conjunto arquitetônico barroco de Tiradentes reúne joias como o encantador Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável e em funcionamento até hoje.

Patrimônio Cultural Em sua rica história, o Brasil carrega registros arqueológicos, ruínas e construções que impressionam não só pela beleza como pela importância cultural e social. O país abriga 14 patrimônios históricos e culturais da humanidade brasileiros que foram tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com quatro títulos, Minas Gerais é o estado com a maior quantidade de honrarias (Ouro Preto, Diamantina, Congonhas e Belo Horizonte). O site da Unesco traz mais detalhes sobre cada um dos sítios no Brasil.
 

Confira a matéria no site da revista norte-americana clicando aqui


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)