(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Que tal se hospedar em dois hotéis que serviram de cenários para filmes brasileiros

Para os amantes do Cinema Nacional, dois hotéis em São Paulo abrem as portas para quem deseja reviver, in loco, as locações das produções cinematográficas como o hotel-fazenda de Mazzaropi, o jeca-tatu mais amado do Brasil


Construído nos anos 70 pelo cineasta e comediante Amácio Mazzaropi, o hotel-fazenda hoje é aberto aos hóspedes e mantém conservados os cenários dos filmes(foto: Hotel Fazenda Mazzaropi/Divulgação)
Construído nos anos 70 pelo cineasta e comediante Amácio Mazzaropi, o hotel-fazenda hoje é aberto aos hóspedes e mantém conservados os cenários dos filmes (foto: Hotel Fazenda Mazzaropi/Divulgação)
 
Filmes que se passam em hotéis geralmente viram pontos turísticos. Em Nova York e Los Angeles, por exemplo, há excursões preparadas especialmente para cinéfilos e visitantes interessados em conhecer esses espaços que foram palco de locações. É o caso do Mountain Lake, que fica em Pembroke, no estado norte-americano da Virginia, onde foi gravado o inesquecível Dirty dancing, e do Stanley Hotel, no Colorado, que serviu de inspiração para Stephen King escrever o livro O iluminado e que depois virou cenário do assustador longa-metragem dirigido por Stanley Kubrick.

No Brasil, o Hotel-Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, no interior de São Paulo foi construído nos anos 70 pelo cineasta Amácio Mazzaropi com o objetivo de ser a locação perfeita para filmes nacionais e hoje é procurado por turistas. A ideia era criar um espaço amplo para montar vários cenários, tornando-se o maior estúdio de cinema do Brasil à época. Além disso, o empreendimento foi idealizado para acomodar atores, produção, direção e colaboradores, otimizando a logística de gravação. Lá foram rodados diversos filmes sucesso de bilheteria, como Jeca e a égua milagrosa, Jecão, um fofoqueiro no céu e A banda das velhas virgens.
No filme A Banda das Velhas Virgens, de 1979, várias cenas foram rodadas à beira do lago do hotel(foto: Acervo Museu Mazzaropi)
No filme A Banda das Velhas Virgens, de 1979, várias cenas foram rodadas à beira do lago do hotel (foto: Acervo Museu Mazzaropi)

Hoje, é aberto para os hóspedes e mantém conservados todos os cenários deslumbrantes dos filmes, além de comportar um museu que preserva mais de 20 mil itens do cineasta, desde equipamentos a objetos de cena.
 
O Hotel-Fazenda Mazzaropi foi eleito por oito vezes como o melhor hotel-fazenda do Brasil. Atualmente, no hotel também funciona o Museu Mazzaropi, que reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do ator e cineasta, incluindo fotos, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos cinematográficos. www.mazzaropi.com.br 
 
Sinônimo de sofisticação, o Vila Inglesa foi projetado e erguido no estilo normando há mais de 60 anos(foto: Hotel Vila Ingleza/Divulgação)
Sinônimo de sofisticação, o Vila Inglesa foi projetado e erguido no estilo normando há mais de 60 anos (foto: Hotel Vila Ingleza/Divulgação)
Outro que se tornou ponto de referência e cenário de diversos filmes e programas de televisão no Brasil é o Hotel Vila Inglesa. Sinônimo de sofisticação, foi projetado e construído no estilo normando há mais de 60 anos em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Além disso, hospedou a lendária Seleção Brasileira dos anos 60, comandada por Pelé e Garrincha. Vai assistir a um filme nacional clássico? Há grandes chances de encontrar o Hotel Vila Inglesa na tela. 
www.hotelvilainglesa.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)